Pronunciamentos

DEPUTADA LOHANNA (PV)

Discurso

Solicita apoio ao Projeto de Lei nº 4.690/2025, de sua autoria, que autoriza o Poder Executivo a doar à Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ – o imóvel que especifica, em 2º turno (destinação: funcionamento do Hospital Regional de Divinópolis, como Hospital Universitário da UFSJ). Destaca o esforço coletivo e a articulação política que permitiram avançar na pauta e solicita ao governador a sanção urgente do projeto para garantir a abertura do hospital no próximo ano.
Reunião 83ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 12/12/2025
Página 39, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 4690 de 2025

83ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 10/12/2025

Palavras da deputada Lohanna

A deputada Lohanna – Presidente, boa tarde. Eu quero cumprimentar todos os colegas deputados, todos os servidores da Casa. Nas pessoas da professora Hérica, da professora Cristina e da professora Liliane, cumprimento todos os servidores da UFSJ, que tornaram possíveis todos os passos que antecederam o dia de hoje. Esta é uma fala de encaminhamento de voto favorável, mas também uma fala de agradecimento a esta Casa que fiz no 1º turno e estou fazendo também no 2º turno. Acho isso justo, deputada Lud, porque, quando a gente é contra algum projeto, a gente fala em todas as etapas de discussão, a gente se manifesta em cada momento de discussão e de pauta e a gente encaminha contrariamente em todas as oportunidades. Então, no momento em que a gente tem a oportunidade de agradecer profundamente à Casa, na pessoa do presidente, deputado Tadeu, e nas pessoas de todos os líderes, especialmente na do líder Ulysses Gomes, do nosso bloco…

Isso foi possível porque houve um entendimento da Casa sobre a urgência da aprovação do projeto referente à doação do hospital regional para a Universidade Federal de São João del-Rei, para que consigamos efetivamente ter o nosso hospital universitário transformado em realidade. Esse sonho é muito antigo. É um sonho, Marquinho, que começou quando o presidente Lula levou a Universidade Federal de São João del-Rei para Divinópolis: o campus Dona Lindu. É engraçado pensar que a Dona Lindu falava para o Lula teimar e continuar teimoso, porque, assim, conquistaria as coisas. Acho, Profa. Hérica, que só estamos conquistando isso hoje porque teimamos e continuamos teimosas, porque seguimos essa orientação. Quantas vezes deram para a gente a sensação de que algo não daria certo, de que seria melhor desistir, de que o hospital seria entregue a uma OS - uma entidade privada cuidaria dele - e de que a gente não teria um hospital atendendo, voltado ao SUS, com residência e fixando os nossos profissionais de saúde em Divinópolis?

É importante citar muita gente, mas não vou correr o risco de deixar alguma pessoa para trás tentando citar todas. Queria, na pessoa do ex-prefeito Demétrius, agradecer a todos aqueles que atuaram politicamente para que esse hospital se tornasse realidade nos últimos 10 anos, porque foi o Demétrius quem articulou para que a universidade fosse para Divinópolis. Depois ele ajudou a sonhar e a construir o sonho de o hospital regional ir para a cidade, muito antes de a gente saber se o sonho de um hospital universitário daria certo ou não. Ele plantou isso lá atrás para que a gente pudesse colher hoje. Também plantou, em 2022, quando me levou junto a um encontro com o presidente Lula, no 2º turno, para que a gente pudesse ter do presidente o compromisso de que, se a gente conseguisse o interesse do governador Romeu Zema em entregar esse hospital para a universidade, o presidente Lula o transformaria em hospital universitário. Então eu queria deixar um agradecimento a todos de Divinópolis e região, na pessoa do nosso ex-prefeito Demétrius.

Quero dizer ainda que acho que a Assembleia de Minas deixa um recado muito claro hoje. Todos nós vimos as cenas do Congresso Nacional ontem. A gente pode ter colegas aqui que concordam ou não com a ocupação da Mesa, mas não vou entrar nesse mérito. Acho que, nos tempos em que estamos, com um Parlamento tão desqualificado que nos deixa muito mais entristecidos do que orgulhosos na grande maioria das vezes, o que vemos hoje é este Parlamento que nos dá orgulho. Este é um Parlamento cujo presidente, deputado Tadeu, abraça uma pauta, entende que é importante, reúne-se com o reitor, trabalha para que isso aconteça, conversa com os líderes e pede aos presidentes de comissão - como aconteceu com o presidente Doorgal e com o presidente Adalclever - para que a gente consiga avançar com a pauta. A gente, assim, entrega uma pauta que é de primeira urgência para Minas Gerais.

Então esse é um exemplo de que o Parlamento de Minas Gerais ainda está à altura e consegue entregar as pautas com as quais o mineiro sonha, esperando que cada um de nós seja capaz de construir. Hoje, presidente, estamos formalizando a última etapa burocrática que está em nossas mãos, ao menos, para que consigamos fortalecer o SUS - é disso que estamos falando -, para que consigamos fortalecer a universidade pública e para que consigamos avançar nessas frentes, que são muito maiores, presidente, do que cada um ou cada uma de nós. Mas são as frentes que… Eu, pelo menos, quero dormir à noite, na minha primeira noite fora da política, sabendo que ajudei nisso. Isso já valeu. Isso já valeu toda a trajetória até aqui. Então todos os “obrigadas” serão muito poucos e todos os encaminhamentos de voto serão muito poucos. E aí eu preciso dizer: essa vitória só é grande porque está sendo construída coletivamente. A gente conseguiu construir isso sem passar por cima de ninguém.

É preciso deixar claro: o Centro-Oeste de Minas tem deputado estadual; o Centro-Oeste de Minas tem gente fazendo articulação em prol das pautas que interessam a saúde das cidades, às universidades, às escolas e à infraestrutura. Não se trata só de gente que fica fazendo distribuição de emenda no território e larga o trabalho parlamentar, não. Trata-se de gente que está aqui enfrentando questões como a venda da Copasa, como a situação dos pedágios e tantas outras questões, como a tentativa de privatizar a Uemg, que prejudicaria a nossa região. Trata-se de gente que está lá fazendo o trabalho de base todos os dias. Não há aqui gente que apareceu na véspera da eleição descobrindo pauta, enquanto tenta fingir que se preocupa com a região. A gente faz esse trabalho cotidianamente, e é muito difícil apagar isso. Então só dá para construir coisas grandes quando construímos juntos. É por isso que eu queria agradecer a todos os colegas que ajudaram.

Preciso terminar com um pedido, presidente. Preciso terminar pedindo ao governador Romeu Zema que sancione esse projeto com a velocidade necessária. A Profa. Hérica está aqui, representando o nosso reitor Marcelo e a nossa vice-reitora Rosy, junto com a Profa. Cris, vice-diretora. É importante dizer que a gente precisa dessa sanção neste ano. Se a sanção ficar para o ano que vem, a gente corre o risco de, mesmo tendo dinheiro e tendo equipamento comprado, não conseguir abrir o hospital como hospital universitário no ano que vem, já que as obras ainda não estão prontas. Elas estão bem encaminhadas, mas não estão prontas.

Por isso eu queria deixar esse pedido público ao governo do Estado, aos colegas deputados e aos líderes do governo, que, sei, já ajudaram muito até aqui. Então nas pessoas, por exemplo, do deputado Cassio, do deputado Roberto, do deputado João Magalhães, do deputado Noraldino e de todos os deputados, todos os colegas que estão na liderança do bloco governista, quero pedir aos senhores que ajudem para que o governador faça essa sanção com velocidade. Meia vitória não vai dar tudo o que a gente precisa. A gente precisa entregar essa vitória completa para que o Estado pare efetivamente de errar de forma cruel e covarde. Preciso ser justa, João Magalhães. Não foi só esse governo, não. Vários governos erraram com a nossa região, mas está na hora de quitar essa conta. Está na hora de entregar para o Centro-Oeste um atendimento de qualidade em saúde.

Por esses motivos, quero pedir o voto favorável de todos vocês e a rápida sanção do governador, porque o Centro-Oeste merece, e a universidade merece. Assim a gente vai conseguir entregar índices de saúde muito melhores para Minas Gerais. Obrigada, presidente, por toda articulação e por toda ajuda.

O presidente – Obrigado, deputada Lohanna. Parabéns pelo seu trabalho. É importante deixar claro que a Assembleia fez a parte dela, e, a partir deste momento, cabe ao governo do Estado fazer a parte dele nessa discussão tão importante.