DEPUTADO ELISMAR PRADO (PSD)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 28/11/2025
Página 11, Coluna 1
Indexação
78ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 26/11/2025
Palavras do deputado Elismar Prado
O deputado Elismar Prado – Obrigado, presidente. Como deputado criador da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Câncer desta Casa, neste Novembro Azul, mês da conscientização sobre a saúde do homem e o câncer de próstata, quero dizer o quanto é fundamental tratar dessa questão. Inclusive, eu estive hoje no Hospital das Clínicas da UFMG, acompanhando as ações de atendimento aos homens. Com a Luciana da Mata, que cuida do curso de enfermagem da UFMG, estive acompanhando as ações que foram desenvolvidas em conjunto com o Instituto Lado a Lado pela Vida, presidido e fundado pela Marlene Oliveira, que é a criadora da campanha do Novembro Azul. Parabéns, Marlene Oliveira, pelas ações e pelos projetos na área de câncer, reabilitação e tantas outras que estão sendo desenvolvidas hoje na UFMG. As ações começaram pela manhã e vão até as 15 horas. Nesse evento, tive a felicidade de representar o deputado federal Weliton Prado, que é presidente e fundador da Comissão de Combate ao Câncer no Brasil e que foi eleito embaixador do Novembro Azul do ano de 2025. É o embaixador no Brasil que trata das questões da saúde do homem.
Temos uma notícia muito importante, de grande relevância: os recursos já estão na conta; está tudo aprovado. Vamos construir, em Uberlândia, o primeiro centro de prevenção especializado na saúde do homem – o primeiro do Brasil –, que vai tratar das doenças que mais acometem os homens, doenças que mais matam os homens, que são câncer, AVC, doença de coração e diabetes. Por meio do trabalho do deputado federal Weliton Prado, com o meu apoio, com a parceria do nosso mandato, será construído o primeiro centro de prevenção do Brasil especializado na saúde do homem no Município de Uberlândia, que já vai receber o centro de prevenção do câncer. É um trabalho nosso também. Já começou a terraplanagem para o primeiro centro de reabilitação do Hospital de Amor em Uberlândia, numa área de 20.000m². Vamos tratar do transtorno do espectro autista.
Teremos uma fábrica de órteses e próteses para distribuição gratuita, com altíssima tecnologia. Será mais moderno que o Sarah em Brasília, e vai tratar da reabilitação física, auditiva e visual. Será um centro muito moderno, com tratamento avançado, além de outra ação na área da saúde, que é a conclusão do novo Hospital de Clínicas da UFU, que contou com mais de R$130.000.000,00 em emendas impositivas do deputado federal Weliton Prado. Também por meio de uma ação minha na Justiça, conseguimos recuperar R$51.000.000,00 para aquela obra. Ficou uma obra muito moderna. É uma ação muito grande na área da saúde, na região do Triângulo Mineiro. E, agora, neste mês da conscientização da saúde do homem, Novembro Azul, temos esta notícia muito importante, ou seja, o anúncio do primeiro centro de prevenção, o primeiro do Brasil, que vai tratar da saúde do homem na cidade de Uberlândia.
Outra questão muito importante, que tem toda relação com esse assunto, é a aprovação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. O deputado federal Weliton Prato, que preside a comissão em Brasília, foi crucial para a aprovação deste marco regulatório, que é a Política Nacional de Prevenção do Câncer. Não existia nenhuma legislação nesse sentido em toda a história do Brasil. Nós conseguimos aprovar isso; já foi sancionada a lei. Estamos acompanhando o processo de regulamentação. A política nacional garante toda a jornada do paciente. Significa atendimento integral, ou seja, desde a prevenção, passando pelo tratamento, até a reabilitação. Isso é muito importante.
Quero parabenizar as ações de todos que estão envolvidos neste Novembro Azul. Depois do Outubro Rosa, de que nós participamos ativamente, acompanhando os trabalhos da carreta do Hospital de Amor, que é mantida pelo nosso mandato, pelo mandato do deputado Welinton Prado, o nosso Instituto de Prevenção do Câncer Júlia do Prado já fez mais de 35 mil atendimentos com a carreta da prevenção. Temos também atendimentos no Noroeste de Minas, através do centro de prevenção do câncer de Unaí e do Instituto de Oncologia da Santa Casa de BH, com a carreta da família que percorre toda a região. As carretas são centros de prevenção sobre rodas.
O mais importante nessa política de prevenção é lembrar que, quando se descobre o câncer no início, há chance de cura de alguns tipos de câncer. Por meio da mamografia e de outros exames, há 95% de chance de cura do câncer de mama. É fundamental, portanto, o diagnóstico precoce para que se alivie o sofrimento do paciente, bem como todos os custos que envolvem tratamento mais agressivo. Então eu quero parabenizar o deputado federal Weliton Prado, presidente da Comissão de Prevenção ao Câncer; e o deputado Grego da Fundação, que preside agora a comissão desta Casa. Estamos nessa missão de amor pela vida.
E me recordo aqui do mês de conscientização, que lembra a importância dos cuidados para com a saúde do homem, o Novembro Azul. O homem geralmente é muito teimoso e não faz os exames, não é, Grego? Em 70% dos casos, ele depende da mulher para levá-lo a um atendimento, para fazer um exame. Geralmente o homem só procura atendimento depois de muito sofrimento, quando já está sofrendo, quando já está com muita, muita dor. A gente precisa mudar e acabar com todos os preconceitos que envolvem essa questão para que o homem possa realmente – assim como a gente faz no Outubro Rosa, com a conscientização – entender a importância de fazer os exames e de ter cuidados.
Nós estamos trabalhando para equipar o nosso estado. E esse equipamento, que é o primeiro Centro de Prevenção ao Câncer Saúde do Homem – o primeiro do Brasil – realmente será um grande marco, uma grande referência nacional para a saúde do homem. Vamos tratar câncer, AVC, diabetes e também as doenças cardiovasculares, que são as que mais matam no Brasil.
Então quero parabenizar as ações da nossa Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Câncer, da Assembleia, bem como da Comissão Especial sobre Prevenção e Combate ao Câncer no Brasil, presidida pelo deputado federal Weliton Prado, que foi o autor da Política Nacional para Prevenção e Controle do Câncer no Brasil. Vamos seguir acompanhando a regulamentação dessa legislação tão importante, que garante toda a jornada do paciente, o tratamento integral, desde a prevenção até o tratamento e a reabilitação.
Nós temos um trabalho pioneiro aqui no Estado com as carretas da prevenção – mantemos o maior serviço de prevenção do câncer da história de Minas –, e agora, com a política nacional sendo aprovada, nós teremos no Brasil – vai ser iniciado um processo –, em todos os estados, a presença dessas carretas, porque agora estará no SUS uma política do governo federal. A gente fica muito feliz com isso, porque vai ao encontro de uma necessidade muito grande. O Instituto Nacional de Câncer – Inca – prevê, para os próximos 10 anos, o dobro de casos de câncer no Brasil. Esse número vai aumentar de maneira exponencial.
Então é uma realidade muito séria, muito grave, e a gente precisa realmente de políticas de prevenção para dar conta dessa demanda e dessa realidade. O que encontramos hoje é muito, muito sofrimento em nosso estado. As pessoas não têm acesso a um simples exame e ficam de lugar em lugar, tentando achar atendimento. Muitas vezes, elas conseguem o diagnóstico quando a doença está num estágio muito avançado, sem condições de tratamento, o que as leva frequentemente a óbito. Então, se há diagnóstico precoce, tratamento, a pessoa pode lutar pela vida e se cura.
Então quero parabenizar a todos e lembrar a importância deste mês, do Novembro Azul. Parabenizo a Marlene Oliveira, criadora do Novembro Azul, e o Instituto Lado a Lado pela Vida, que nos ajudou muito na construção de todas essas ações, inclusive na aprovação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no Brasil. É isso presidente. Muito obrigado.