DEPUTADO DOUTOR JEAN FREIRE (PT)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 13/11/2025
Página 49, Coluna 1
Aparteante CRISTIANO SILVEIRA
Indexação
74ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 11/11/2025
Palavras do deputado Doutor Jean Freire
O deputado Doutor Jean Freire – Boa tarde, colegas deputados, servidores desta Casa, Sr. Presidente, público que nos assiste pela TV Assembleia e pelas redes sociais. Sr. Presidente, o deputado que me antecedeu fez uma pergunta e deu, parece-me, 10 segundos para que fosse respondida. Ele queria saber quantos ainda estavam presos por atentar contra a nossa democracia, por tentar dar um golpe de Estado. Quero iniciar a minha fala… Não iria tratar disso, mas me permita fazê-lo, primeiro, fazendo também uma pergunta. Eu não vou dar 10 segundos, não; vou dar 2 segundos para vocês me responderem. Ele perguntou quantos ainda estão presos. Eu quero perguntar, deputados, deputado Cristiano, deputado Ricardo, quantos ainda faltam ser presos por tentar dar golpe no Brasil? Um aparte? Pois não, deputado.
O deputado Cristiano Silveira (em aparte) – O senhor fez uma pergunta. Cerca de mil e quatrocentos foram presos, mas atualmente só temos em torno de cento e quarenta presos. A maioria já está solta – 90% já estão soltos –, mas existem dois que deveriam, sim, estar presos de forma efetiva, sem sair em menos de 27 anos: Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro, que continua dando golpe no Brasil lá dos Estados Unidos.
O deputado Doutor Jean Freire – Deputado, desculpe-me, deixe eu tentar de novo para ver se eu… Quantos mesmo ainda faltam ser presos?
O deputado Cristiano Silveira (em aparte) – Efetivamente dois. Um está preso ainda aguardando o julgamento dos seus embargos, o Jair Bolsonaro, por 27 anos. Ele está em prisãozinha domiciliar, mas precisava ir para a Papuda. Ele e o filho dele desejaram tanto a Papuda para os criminosos, não é? Ele deveria estar preso na Papuda junto com o filhinho “Eduardinho Bananinha”, conspirador da República brasileira lá dos Estados Unidos.
O deputado Doutor Jean Freire – Muito obrigado, deputado Cristiano. Resposta certa. Pronto, vamos dizer assim: resposta certa do deputado Cristiano. A gente sabe que ainda há outros, mas efetivamente são esses dois. E eu ouvi o deputado falar aqui de soberania. Eu ouvi o deputado dizer que a principal pauta neste país é a anistia. Olhe, minha gente… Você, que está em casa; você, que está trabalhando, que está indo para casa no final do dia, saindo do trabalho; você, que vai de manhã para o trabalho, que vai pegar o plantão médico de enfermagem; e você, da segurança pública, acham que a principal pauta neste país é a anistia? Fica essa pergunta ao nosso povo brasileiro. Essa é a principal pauta neste país?
Quero parabenizar o presidente Lula e os nossos ministérios por trazerem pautas importantíssimas a este país; por não cobrarem impostos dos que menos têm; por avançarem com o Mais Médicos; por avançarem com mais especialistas, com viaturas da segurança, inclusive para a segurança pública do nosso estado, que estão sendo alocadas pelo governo federal, com carretas de saúde para o Vale do Jequitinhonha, com mais especialistas, com consultórios odontológicos para as nossas cidades, com processo de aceleração de crescimento avançando. Essas são pautas importantes para o nosso povo. E dizem que a anistia é a pauta mais importante. Aliás, é engraçado, não é? Tem gente que nem foi preso ainda e está pedindo anistia.
Sr. Presidente, agora, voltando às pautas que realmente importam para o nosso povo, eu queria mandar um abraço a cada morador e a cada moradora do nosso querido Município de Novo Cruzeiro, onde estive há pouco tempo, e à prefeita, nossa companheira Viviane. Nesse final de semana, eu estava em agenda, como faço em todos os finais de semana, e recebi alguns vídeos e pedidos de companheiros e companheiras de Novo Cruzeiro. Deputado Cristiano, a nossa região vive um problema de seca que perdura. E, quando vem a chuva, às vezes ela deixa – não por culpa da natureza – as suas marcas nas estruturas, nas nossas estradas e nas pontes. Em Novo Cruzeiro, no final de semana, de quinta para sexta, uma forte chuva danificou a estrutura do hospital filantrópico, que faz um papel fundamental na cidade e na região. Então, primeiro quero mandar um abraço a cada servidor e a cada servidora do hospital de Novo Cruzeiro. Quero também mandar um abraço ao administrador Sgt. Abraão, meu amigo, a toda a diretoria, à administração pública, à prefeita, aos nossos companheiros, aos vereadores e aos companheiros do Partido dos Trabalhadores. Alguns companheiros, como a companheira Lena, a direção do partido, os amigos da cidade, como o companheiro Roni, e tantas outras pessoas entraram em contato conosco e nos pediram ajuda. Na posição não só de parlamentar, mas também de médico atuante na defesa do SUS, farei o que puder.
Quero inclusive registrar meu agradecimento, pois ontem recebi um vídeo de toda a administração e de servidores do hospital chamando-nos, convidando-nos para uma agenda no hospital, o qual já conheço, mas faço questão absoluta de, no próximo final de semana, ir a Novo Cruzeiro e ir até lá. Já está aceito o convite de vocês para juntos pensarmos no que podemos fazer para atuarmos no hospital e socorrê-lo neste momento. O hospital de Novo Cruzeiro, como eu disse e repito, faz um trabalho fundamental e salva vidas naquela cidade. Sou prova efetiva disso. Eu já o visitei algumas vezes e, na última vez, estive lá levando um paciente. Eu estava na cidade quando um senhor foi vítima de queda da própria altura e teve um traumatismo craniano. Eu estava perto dele naquela hora, levei-o ao hospital e eu mesmo fiz o atendimento.
Quero pedir aos colegas deputados e às colegas deputadas, a todos os deputados votados naquela cidade – independentemente de ideologia política, pois não é hora para isso – que somemos forças. Dialoguei com os colegas deputados federais do Partido dos Trabalhadores para que também possamos levar essa demanda ao Ministério da Saúde. Sabemos que há muitos hospitais que precisam de socorro e de ajuda, mas neste momento o hospital de Novo Cruzeiro está muito danificado. A farmácia foi danificada, e muitos medicamentos foram molhados. Eu vi isso nos vídeos que me mandaram. Muitos medicamentos e materiais médicos, como materiais para cirurgias e para hidratação de pacientes, estão sem condições de ser usados.
Parabéns aos servidores desse hospital. Eu, que fui servidor de hospitais em Itaobim, Araçuaí, Almenara, Pedra Azul, Medina e Teófilo Otoni, sei que os servidores dão sangue e suor a todo momento. Neste momento, provavelmente muitos servidores foram chamados para socorrer o hospital. Dou os parabéns a todos: aos que trabalham diretamente no atendimento ao paciente, como médicos, enfermeiros, técnicos e toda a equipe, e também àqueles que estão na recepção e na cozinha. Afinal de contas, todo o hospital sofreu com os danos na estrutura e na infraestrutura. Portanto é momento de socorrê-lo.
Mais uma vez, quero agradecer aos companheiros que me fizeram o convite e que enviaram um vídeo muito afetuoso, compreendendo e reconhecendo o nosso trabalho aqui na Assembleia Legislativa e em toda a região, em defesa dos que mais precisam, em defesa da saúde e de um SUS fortalecido. O hospital de Novo Cruzeiro pede socorro.
Eu quero inclusive usar esses meios de comunicação, a TV Assembleia e as nossas redes sociais, para pedir ajuda a cada um que está nos ouvindo, independentemente de lado político. Quem está lá naquele hospital está pensando em salvar vidas, cada um, desde a direção até quem está na linha de frente do atendimento. Quero agradecer a todos que entraram em contato comigo, inclusive pessoas que eu nem conheço, que conseguiram meu telefone, enviaram mensagens, vídeos e manifestações de apoio.
Agradeço mais uma vez ao meu amigo Sgt. Abraão, que também entrou em contato; aos servidores; ao Roni; à Lena; à nossa prefeita e a todo o corpo de administração do hospital. Fica marcada minha visita, no próximo final de semana, para que juntos e juntas possamos buscar uma saída que permita ao hospital ser mais empoderado, resolvendo os problemas estruturais e avançarmos ainda mais. Contem comigo, não apenas dizendo que estamos solidários, não só com a visita que fizemos e faremos, mas também com aporte de recursos de emendas parlamentares. Quero deixar aqui o compromisso de fazer um aporte financeiro. Se o hospital não puder receber diretamente, dialogaremos com a prefeita para que o repasse seja feito por meio do município. Contem comigo também de irmos atrás do governo do Estado, mesmo sendo oposição. Eu sou base do governo federal, do grupo do governo federal. Somos governo, neste momento. Então vamos atrás de todos.
Fica aqui o meu pedido ao secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Dr. Fábio, que provavelmente já tomou conhecimento do caso. Encaminhamos ofícios solicitando reunião e visita, pois, como colega médico, ele sabe da importância de um hospital, não apenas para a cidade, mas para toda a região. Muito obrigado, Sr. Presidente. Mais uma vez, deixo um abraço a cada um e a cada uma da nossa querida Novo Cruzeiro.