Pronunciamentos

DEPUTADA AMANDA TEIXEIRA DIAS (PL)

Discurso

Critica o uso de palavrões pelo presidente Lula em evento oficial. Comenta conversa telefônica de Lula com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na qual o presidente teria pedido a retirada do “tarifaço” e da Lei Magnitsky, e ironiza o fato de ele buscar ajuda externa enquanto aumenta impostos. Critica a gestão de Lula e elogia do ex- presidente Jair Bolsonaro, que teria apresentado superávit em sua gestão. Defende sanções a ministros do Supremo Tribunal Federal – STF –, que, segundo a deputada, atentam contra a democracia e cometem perseguição a Bolsonaro.
Reunião 64ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 09/10/2025
Página 58, Coluna 1
Indexação

64ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 7/10/2025

Palavras da deputada Amanda Teixeira Dias

A deputada Amanda Teixeira Dias – Boa tarde, Sr. Presidente e demais autoridades. Hoje fiquei horrorizada com os palavrões proferidos pelo presidente da República em agenda oficial, em que ele disse, abrem-se aspas “trânsito desgraçado”, fecham-se aspas. E continuou, abrem-se aspas, “puta merda!”, fecham-se aspas. Essas palavras ditas por Lula, “puta merda”, até lembraram uma figurinha que eu tenho no WhatsApp. Eu a envio para quem quiser.

Também o Palácio disse que Lula teve uma conversa de 30 minutos com Trump, em que o presidente da República pede a retirada do tarifaço e da Lei Magnitsky. Para quem não se lembra, Lei Magnitsky é uma sanção para ministro do STF, esposa, que atentam contra a nossa democracia. Aí tem o bloqueio das contas, de maneira internacional.

Voltando ao tarifaço, Lula quer que Trump salve o Brasil, coisa que ele próprio não o faz. Gente, de 2023 para cá, os impostos foram aumentados ou criados 24 vezes. Isso significa um imposto novo ou aumentado a cada 37 dias. O brasileiro fica sufocado. Eu queria que os brasileiros ligassem para o Lula, como ele ligou para Trump, e falassem: “Lula, a gente não aguenta mais tanto imposto, a gente está sufocado para pagar as contas”. É engraçado o Brasil estar batendo recorde de arrecadação e o Lula conseguir fazer um rombo na nossa economia. Na época do Bolsonaro, era superávit, ou seja, as nossas contas estavam sempre no verde; agora ficam no vermelho. Isso é um absurdo com o povo brasileiro.

Eu vejo também que o Lula se esconde. Se fosse um estadista, como diz ser, como prega ser e como muitos aqui dizem, ele falaria com o Trump olho no olho e não se esconderia por trás de uma ligação telefônica. Lula é uma vergonha para o nosso país. Mas, calma: 2026 está logo ali, e a gente vai tirá-lo e tirar toda esta corja do comando do nosso Brasil. Os brasileiros voltarão a ter esperança, voltarão a sonhar. Temos que nos atentar ao ano de 2026. Muita coisa vem por aí. Infelizmente a gente vê que o Lula tenta comprar a população com vale-gás, com políticas que, em tese, não levam a lugar nenhum, não tiram as pessoas da pobreza, não fomentam a nossa economia. Eu desejo que o brasileiro pense de verdade e não coloque novamente esse canalha na Presidência da República. Precisamos de um presidente que vá governar de fato e olhar para a nossa economia. Hoje ele pede ao Trump que retire o tarifaço, mas não retira grande parte dos impostos que sufocam o povo brasileiro.

Quanto à Lei Magnitsky, penso que tem que haver sanção, pois quantas idosas, quantas pessoas morreram na cadeia porque foram negligenciadas por uma grande injustiça. O nosso presidente Bolsonaro hoje passa por uma situação muito delicada, pois sofre perseguições gravíssimas, perseguições infundadas, perseguições covardes. E nós temos, sim, que ter sanções contra esses ministros que tanto atentam contra a nossa democracia. Muito obrigada.