DEPUTADO LELECO PIMENTEL (PT)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 26/09/2025
Página 48, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 2090 de 2024
60ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 24/9/2025
Palavras do deputado Leleco Pimentel
O deputado Leleco Pimentel – Presidente Tadeu, deputadas e deputados, esse projeto de lei tem a ver com a defesa dos territórios, mas eu subo a esta tribuna para fazer o que a gente, que corre por justiça, sempre deve fazer. Quero pedir desculpas ao deputado Bruno Engler, em razão de termos sido – tanto ele quanto eu – vítimas de uma matéria veiculada domingo, no Fantástico, cujo tema, referente à mineração e às prisões, já é conhecido por todos. Por ilação, pegaram imagens de V. Exa., assim como vincularam o meu nome numa lista de monitoramento daqueles que hoje estão presos por crime ambiental e também pelas questões da corrupção na mineração. Ontem, na rádio, ao pedir que os deputados apoiassem a CPI, fiz, de forma equivocada, a associação do seu nome, assim como fez aquela reportagem. Então, eu peço desculpas, no sentido de que todos nós precisamos da CPI para que as pessoas tenham o direito de se defender. E é nessa razão que fazemos isso aqui em Plenário, deputado Bruno Engler. CPI!
Aproveito para dizer que o deputado Bruno Engler apoiou os dois projetos de lei de minha autoria nesta Casa que tratam do Botafogo, área em epígrafe, explorada, arrebentada, destruída pela Patrimônio Mineração, assim como o projeto de lei que transforma o decreto do ex-governador Francelino Pereira, de 1953, que protege toda a Serra do Espinhaço, no trecho entre Ouro Preto e Antônio Pereira, da Serra do Botafogo, para que esse local seja preservado, porque é um patrimônio aquífero.
Então, deputado Bruno, fica patente aqui de que nós dois assinamos juntos qualquer pedido de investigação. Nesta manhã, inclusive, fui à Polícia Federal para pedir que procurem e que deem também… Aos servidores da Copasa, aos servidores do meio ambiente, todo o nosso apoio à luta justa!
Quero, por fim, pedir o apoio dos deputados e deputadas para que as cavalhadas no Distrito de Amarantina, o povo de Ouro Preto, – por onde passam as águas, agora com possibilidade de recuperação do Rio Maracujá, que contribui para a bacia do São Francisco e que está sob a mira das mineradoras – possam preservar suas manifestações culturais. Que a gente preserve a vida ao invés de preservar o lucro de poucos, que a tudo mata, degrada e exclui. Força na luta dos servidores! Obrigado, presidente.
O presidente – Obrigado, deputado Leleco. Com a palavra, para encaminhar a votação, o deputado Bruno Engler.