Pronunciamentos

DEPUTADA AMANDA TEIXEIRA DIAS (PL)

Discurso

Contesta críticas a seu respeito feitas pelo deputado Leleco Pimentel e informa sobre projetos de lei de sua autoria, após sua atuação parlamentar ter sido questionada pelo deputado.
Reunião 40ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 03/07/2025
Página 84, Coluna 1
Indexação

40ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 1/7/2025

Palavras da deputada Amanda Teixeira Dias

A deputada Amanda Teixeira Dias Sra. Presidente, eu fui citada. Questão de ordem.

A presidenta Com a palavra, pelo art. 164 do Regimento Interno, a deputada Amanda.

A deputada Amanda Teixeira Dias Obrigada.

Sr. Leleco Pimentel, excelência, o senhor é tão hipócrita que está me processando por capacitismo. Correto? Mas agora o senhor acabou de se perguntar qual capacidade cognitiva eu teria. É de tamanha hipocrisia! Mas que bom que a sua denúncia foi rejeitada, não é? Primeira de muitas!

Agora o senhor perguntou aqui qual é o projeto que apresentei nesta Casa. Nós apresentamos projetos para que haja a proibição do uso de verba pública para eventos que sexualizem crianças e adolescentes. Além disso, um projeto de lei muito legal também que combate a violência contra a mulher. Para quê? Para que nomes de agressores indiciados por violência contra a mulher sejam colocados em lista, para que a mulher possa ver o histórico daquele sujeito a fim de que se possam evitar casos de agressão, casos de pedofilia. Muitas mulheres colocam crianças em risco sem saber do histórico daquele agressor. Nós também apresentamos um projeto do qual gosto muito que é o dos semáforos inteligentes para melhorar o trânsito das cidades que têm mais de 150 mil habitantes.

Agora, quanto às supostas falas sexistas, deixei bem claro aqui, em minha linha de raciocínio, que quem está na cadeira da Presidência da República hoje, infelizmente, é o presidente Lula. Ele é quem tem a caneta. Janja não foi eleita por ninguém. Ninguém votou em Janja. Ela sequer recebeu um voto. Então, para ela causar crises quase institucionais, dar vários vexames públicos, pegar avião da FAB para ir a ginecologista, acusar a Michelle com questões totalmente mentirosas em relação a móveis do Palácio da Alvorada, que já foram provadas que são acusações sem embasamento… Então, assim, o que eu disse aqui foi a questão – e eu não vou retirar a minha palavra – de que o presidente Lula tinha, sim, que dar conta disso. Se ele está na cadeira da Presidência da República, por que a Janja tem que tomar esse tipo de decisão? O deputado Bruno Engler defendeu muito bem. O Lula realmente não precisa pedir Pix, porque já protagonizou um dos maiores escândalos de corrupção que este mundo já viu. Agora o presidente Bolsonaro, que é uma pessoa idônea, uma pessoa honesta…

É isso. Eu acredito que houve um problema de interpretação por parte do senhor, mas eu não acredito que não tenha entendido. Na verdade foi um problema… O senhor fingiu que não entendeu. Como eu disse, esse processo que o senhor moveu contra mim foi o primeiro de muitos. O senhor me processou por capacitismo. Foi o primeiro de muitos e já foi rejeitado. Muito obrigada.