DEPUTADA AMANDA TEIXEIRA DIAS (PL)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 03/07/2025
Página 82, Coluna 1
Indexação
40ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 1/7/2025
Palavras da deputada Amanda Teixeira Dias
A deputada Amanda Teixeira – Boa tarde, Sra. Presidente, Srs. Deputados. Venho aqui para lamentar algumas questões que estão acontecendo em nosso país. Um dia, o brasileiro acorda, lê o noticiário e vê que está pagando R$10.000,00 para cada maquiador de Erika Hilton, que é a nova cara do PT no Congresso. Isso é lamentável.
E, para piorar a situação, enquanto há R$31.000.000.000,00 congelados no orçamento da saúde – e o que a população sente na pele mesmo é o corte, porque esse recurso será, na prática, cortado –, Janja, a primeira-dama, a digníssima primeira-dama, vai ao ginecologista em um avião da FAB. Isso, gente, parece um tapa na cara do brasileiro. Porque, enquanto tantas mulheres e bebês morrem na fila do SUS por falta de atendimentos obstétrico e ginecológico, a primeira-dama tem que pegar um avião da FAB para sair de Brasília e ir até São Paulo se consultar com um ginecologista. Parece que não tem o mínimo de noção da realidade do povo brasileiro.
Com isso tudo como novas notícias, o presidente Lula veio dizer que frouxo é quem pede Pix e pede anistia. Mas, se a gente fizer uma reflexão, frouxo mesmo é quem deixa a própria mulher, que não foi eleita pelo povo brasileiro, causar quase que uma crise diplomática com a China ao falar do TikTok com o Xi Jinping e, também, ao falar para o homem mais rico do mundo, Elon Musk, abrem-se aspas, “Fuck you”, fecham-se aspas, e, assim, deixar o País tão vulnerável no cenário internacional.
Isto, sim, é um cara frouxo: um cara que está na cadeira da Presidência da República e deixa a mulher fazer o que quiser com o País. Deixa a mulher ir ao ginecologista com um avião da FAB; deixa a mulher falar, abrem-se aspas, “Fuck you”, fecham-se aspas, para Elon Musk; deixa ela ir à China – o caso ocorreu em Pequim – e causar quase que uma crise diplomática. Fora outros casos. Enquanto o Rio Grande do Sul sofria com chuvas, com inundações, ela foi à Índia e começou a fazer dancinhas, sendo supercriticada pela falta de bom senso. A Janja não tem bom senso nenhum, e eu queria deixar este recado para o Lula: frouxo não é quem pede Pix e pede anistia, não; frouxo é quem não dá conta da própria mulher. Muito obrigada.