Pronunciamentos

DEPUTADA AMANDA TEIXEIRA DIAS (PL)

Questão de Ordem

Manifesta repúdio à atitude do governo Lula, que teria se recusado a assumir a responsabilidade de repatriar o corpo da brasileira Juliana Marins, que faleceu na Indonésia. Lamenta a morte de Juliana que, segundo a deputada, poderia ter sido evitada, presta solidariedade à família e solicita justiça pelo ocorrido.
Reunião 39ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 27/06/2025
Página 57, Coluna 1
Indexação

39ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 25/6/2025

Palavras da deputada Amanda Teixeira Dias

A deputada Amanda Teixeira Dias – Hoje eu gostaria de manifstar repúdio ao fato de o governo Lula, através do Itamaraty, ter dito que a competência de trazer o corpo da brasileira que faleceu na Indonésia seria da família, e não do Brasil. Essa régua deste desgoverno Lula é muito diferente. Este é um governo que não demonstra empatia para com os brasileiros, mas que trouxe até Brasília, no avião da FAB, a ex-primeira-dama do Peru, condenada por corrupção. Então uma condenada por corrupção... Acho que ela estava prestes a ser condenada. Uma corrupta do Peru teria prioridade, enquanto uma brasileira, que foi morta por negligência tanto do governo do Brasil quanto, talvez, do governo da Indonésia, não teria essa prioridade. O presidente Lula poderia ter mandado, sim, um avião da FAB com socorristas para que auxiliassem na Indonésia. Mas não, não foi o que ocorreu. Então este é um governo sem empatia para com os brasileiros, que sempre prioriza corruptos, aliados e companheiros do Lula. Infelizmente, gostaria de lamentar essa situação e dizer que os nossos brasileiros têm que ter prioridade. Também gostaria de lamentar a morte da Juliana, que poderia ter sido evitada; de prestar os meus sentimentos à família; e de dizer que, infelizmente, nesses momentos, não há nada que possa confortar um pai e uma mãe que perderam um filho, mas que haja justiça pela morte dela, que foi tão triste. Muito obrigada.

O presidente – Obrigado, deputada Amanda. Evidentemente, é o mesmo sentimento que tiveram os familiares de 700 mil pessoas quando não havia chegado a vacina no Brasil, na época do desgoverno Bolsonaro.