Pronunciamentos

DEPUTADA AMANDA TEIXEIRA DIAS (PL)

Discurso

Solicita investigação sobre participação da deputada federal Sâmia Bomfim na Marcha da Maconha e a cassação do seu mandato por possível quebra de decoro. Critica a escassez de repasses do Fundo de Participação dos Municípios - FPM - pelo governo federal a cidades mineiras.
Reunião 37ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 19/06/2025
Página 61, Coluna 1
Indexação

37ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 17/6/2025

Palavras da deputada Amanda Teixeira Dias

A deputada Amanda Teixeira Dias – Boa tarde, Sr. Presidente e colegas deputados. Hoje venho aqui dizer que fiz denúncia, junto ao Ministério Público, contra a deputada federal Sâmia Bomfim, que aparece, na Marcha da Maconha, com porte e posse ilegal de drogas. A deputada do PSOL, partido de colega da Casa, estava defendendo deliberadamente as drogas no nosso país. Ela cometeu, sim, crime. Que ela seja investigada e, se possível, presa. De onde veio esse pé de maconha, essa maconha que ela estava segurando nas mãos? Com certeza, veio de um traficante, porque a gente sabe que, no nosso país, é crime cultivar maconha.

Quem está cultivando maconha é traficante. Então, gente, também peço a cassação do mandato de deputada que segura drogas em suas mãos e compartilha perfil de rede social, influenciando milhares de pessoas a usarem drogas em nosso país. Cassação do mandato, quebra de decoro. Uma parlamentar tem que ser exemplo aqui no nosso país. Já existem tantas pessoas corrompidas… A gente vê que as drogas destroem a vida de milhões de pessoas, de milhares de famílias. Uma deputada federal portar maconha e ainda compartilhar em seu perfil… Peço pela investigação de crime da deputada federal Sâmia Bomfim; peço, se possível, a sua prisão, caso ela tenha cometido crime, e também a cassação do seu mandato por quebra de decoro.

Outro assunto de que eu também gostaria de tratar aqui é sobre o Fundo de Participação dos Municípios – FPM –, que, durante o governo Bolsonaro, era repassado a todos os municípios. Eu tenho certeza de que os prefeitos de Minas Gerais têm saudades do governo Bolsonaro, já que eles tinham o FPM para custear a folha salarial de servidores, para investir na educação, na saúde. Agora a gente vê que, com o governo Lula, esses repasses estão ficando cada vez mais escassos – há diminuição de valores, atrasos. Eu venho conversando com vários prefeitos de várias cidades, venho conversando com o prefeito de Jaíba, com o prefeito de Pratápolis, e todos falam a mesma coisa: está ficando um caos a prefeitura, porque esse recurso do FPM vem fazendo falta para arcar com a folha salarial dos servidores, vem fazendo falta para a educação, para a alimentação das crianças.

Então, gente, infelizmente hoje em nosso país, a gente tem um presidente que se diz pai dos pobres, mas que não está nem aí para a realidade do brasileiro. Enquanto falta dinheiro para o FPM, sobra dinheiro para as viagens da “Esbanja”, sobram bilhões de reais para viagens mundo afora, para diárias em hotéis caríssimos, hotéis luxuosos. A gente sabe que o Bolsonaro, na época em que era presidente, ficava na embaixada. Agora o presidente Lula tem que esbanjar, tem que ficar em hotéis com diárias de milhares e milhares de reais para o pobre pagar. Enquanto falta dinheiro para a merenda da criança, enquanto falta dinheiro para a educação, enquanto falta dinheiro para o FPM, sobra dinheiro para a compra de móveis no Palácio da Alvorada, sobra dinheiro para viagens, sobra dinheiro para todos os luxos e regalias desse desgoverno do PT. Muito obrigada.