DEPUTADO CAPOREZZO (PL)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 01/05/2025
Página 63, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 3503 de 2025
Normas citadas LEI nº 15293, de 2004
23ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 29/4/2025
Palavras do deputado Caporezzo
O deputado Caporezzo – Boa tarde, presidente. Boa tarde, colegas deputados estaduais, servidores públicos que estão nas galerias. Boa tarde, de forma especial, para os nossos heróis da segurança pública.
Pessoal, como um representante da direita política e uma pessoa que acredita na mudança dentro da política, sempre falo que uma das coisas mais sérias que podem existir é o chamado estelionato eleitoral. Uma pessoa que se coloca na posição de ocupar um cargo público tem que ter palavra. Ela tem que ter postura. Ela tem que honrar o que fala. O governador Romeu Zema prometeu, com todas as palavras, que pagaria, anualmente, a recomposição das perdas inflacionárias para todos os servidores. Ninguém o obrigou a fazer essa promessa. Ele a fez por livre e espontânea vontade. Inclusive, por uma questão de justiça, quero lembrar que o governador havia se comprometido a pagar a recomposição das perdas inflacionárias da segurança pública. O projeto veio a esta Casa. Em um determinado momento, a oposição acrescentou uma emenda, adicionando outros servidores ao pedido, e, por causa disso, o governador disse que não honraria mais a palavra dele.
Mas, desta vez, não! Desta vez, ele falou, na reeleição. Ele já foi governador por quatro anos. Ele tinha uma projeção de gastos do Estado, de receita pública. Mesmo assim, ele disse, com todas as palavras: “Irei pagar a recomposição anual”. E o que aconteceu? Logo depois, tentou aprovar o Regime de Recuperação Fiscal, que seria péssimo para os servidores. Então, nesta Casa, houve uma movimentação. E quero falar do presidente Tadeu Martins Leite, porque ele teve muita coragem e iniciativa em relação ao Propag, algo que aliviou este estado. E, agora, o governador está falando o quê? Que não quer pagar a recomposição para todo o mundo, porque o governo Lula não está ajudando com o Propag. Mas, esperem aí: ele nunca foi favorável ao Propag. Ele falava do Regime de Recuperação Fiscal e, ainda assim, prometeu. Se prometeu, tem que ser homem para cumprir. Nós só estamos pedindo respeito no tratamento aos nossos servidores e a toda a população de Minas. O político que faz uma promessa precisa cumpri-la.
Governador, o senhor havia prometido que nunca votaria o aumento de impostos. Eu também prometi isso. O senhor mandou o aumento para cá. Honrei minha palavra e votei contra o aumento. Agora quero ajudá-lo a cumprir sua palavra. Vamos honrar a recomposição das perdas inflacionárias. Diante disso, podem contar com o meu total apoio. Vou ser favorável, a fim de podermos autorizar o governo a honrar a palavra dele. Em especial, quero mandar um abraço aos meus irmãos da segurança pública. Força e honra.
O presidente – Obrigado, deputado Caporezzo.