Pronunciamentos

DEPUTADO CAPOREZZO (PL)

Discurso

Critica a inclusão do livro “O Avesso da Pele” em material didático destinado a jovens de 14 a 17 anos e critica deputado por solicitar a retirada da leitura de trechos da obra das notas taquigráficas. Critica a gestão Lula pelo aumento de crimes contra minorias e pelo prejuízo de estatais. Denuncia suposta perseguição política por parte do Supremo Tribunal Federal – STF - contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, ao comentar o envio de um oficial de justiça ao hospital onde ele se recuperava de cirurgia.
Reunião 22ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 25/04/2025
Página 93, Coluna 1
Indexação

22ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 23/4/2025

Palavras do deputado Caporezzo

O deputado Caporezzo Boa tarde, presidente. Boa tarde, colegas deputados estaduais. Olhem, já vi de quase tudo nesta Casa. Mas, realmente, achei o que vi ontem muito curioso. Ao denunciar as graves palavras contidas neste livro, O avesso da pele, que jamais deveria ser apresentado às crianças, falei mais de uma vez: “Sou obrigado a ler o que está escrito, porque ninguém pode me acusar de estar falando palavras de baixo calão nesta Casa”. Falei de novo que iria ler e avisei para quem estava assistindo à reunião: “Tire seu filho menor de 18 anos de casa, porque este conteúdo aqui, para mim, é impróprio”.

Porém, é esse conteúdo impróprio que o governo federal está direcionando para crianças entre 14 e 17 anos. Mas qual não foi a minha surpresa quando subiu aqui um deputado e falou que era para tirar das notas taquigráficas da Casa a leitura de um livro didático defendido pelo governo ao qual ele pertence, o desgoverno do Lula da Silva, do PT. Ora, as palavras não foram minhas. Eu repeti, eu li apenas o que estava escrito. Então, para mim, essa postura é de uma desonestidade intelectual muito grande. É o mínimo de arrumação intracromossomial específica que falta a esse deputado ou então ele está agindo de má-fé. Se for má-fé, diante de uma exposição dessa natureza para as nossas crianças, isso para mim é praticamente um pecado. É um pecado que a pessoa tinha que ir ao padre confessar. Eu só não falo para ele se confessar com o padre amigo dele, parceiro e deputado federal, porque não existe padre que defende aborto. Isso é proibido pela igreja inclusive.

Mas, seguindo o tema aqui, eu acho interessante, porque o governo fala que defende as minorias. Por qual motivo, no primeiro ano de governo Lula, os crimes de racismo aumentaram 127%? Em comparação ao governo Bolsonaro. Eles não falam que defendem as minorias LGBTQI, de A a Z, e colocam número e o que for necessário a mais? Então por que aumentou o número de homicídios de pessoas LGBT em 47%? Este não era o governo que ia proteger as minorias?

E é claro, nós tínhamos empresas públicas batendo recorde de arrecadação e dando lucro na gestão Bolsonaro-Paulo Guedes; e agora nós temos R$10.000.000.000,00 de prejuízos dessas estatais. Realmente eles têm que estar muito preocupados com o presidente Bolsonaro e perseguindo-o, porque, graças a esse trabalho, ele fez 10 ministros, senadores, governadores, deputados, pessoas que ocupam altos cargos dentro da República porque tiveram a oportunidade de mostrar a competência delas. Então, diante de todo o desespero que o atual governo tem para tentar frear a crescente aprovação… Porque o povo está vendo a diferença entre o governo Bolsonaro e este desgoverno Lula, inclusive nesses números que eu apresentei. Até das minorias o governo Bolsonaro cuidava melhor. E agora o que eles fazem? Eles se desesperam.

Vejam este absurdo – notícia de hoje, do Paulo Cappelli: “Oficial de justiça procura Bolsonaro na UTI para comunicar ação no STF”. Opa! O homem está se recuperando de uma cirurgia de 12 horas. O intestino dele está voltando a funcionar agora, depois de sete dias parado. E foi um oficial de justiça ao hospital? Vamos ver o que que fala a lei brasileira. “Art. 244 – Não se fará a citação, salvo para evitar o perecimento do direito: inciso IV – de doente, enquanto grave o seu estado.” Mais uma vez, em seu desespero, em sua pressa de responsabilizar o Bolsonaro, o STF mete os pés pelas mãos, e o faz porque a pressa deles está diretamente relacionada com a aprovação do presidente Bolsonaro e com a proximidade do ano que vem, porque eles sabem que ele vai se candidatar e será o nosso próximo presidente. Ele tem tudo para vencer. Conforme as pesquisas, já venceria hoje se a eleição fosse realizada este ano.

Então outra notícia chegou até mim, a qual considero muito pertinente, dada essa pressa do STF em ir até uma pessoa que está em seu leito, doente, no hospital, para tentar, com o oficial de justiça, acioná-lo junto ao processo. Veja aqui, Folha de S.Paulo, notícia de 11/9/2024: “Boulos fica seis anos sem ser encontrado pela Justiça, processo prescreve, e promotor desabafa. Candidato diz que nunca foi condenado, jamais fugiu e cita falha da Justiça em tentativa de citação em ação extinta em 2022 sobre dano ao patrimônio público”. Espere aí, quem acaba danificando o patrimônio público em Brasília é chamado de terrorista, e o invasor de terras do Psol, o Boulos, não conseguiu ser acionado pela Justiça por dano ao patrimônio público, mas, em se tratando do Bolsonaro, eles vão até o hospital, rasgando a lei, ao arrepio da lei, para poder enquadrá-lo. Agora, em relação ao Boulos, a Justiça leva seis anos e não consegue encontrá-lo. É impressionante os dois pesos e as duas medidas vergonhosas que existem neste país, hoje. O povo está vendo, gente. O mundo dá voltas.

Aprovem a anistia porque ela é irrestrita e é para todos, para a direita, para a esquerda, para o STF ou o que for. Tenham a certeza de que vocês, que hoje praticam essa perseguição, serão os primeiros a pagar por ela, porque nunca existiu, na história da humanidade, uma ditadura, uma tirania, por mais forte que seja, que não tenha caído, e a de vocês vai cair, e a queda será grande e definitiva. Obrigado, presidente. A direita vive em Minas Gerais.