DEPUTADO SARGENTO RODRIGUES (PL)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 25/04/2025
Página 76, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 3503 de 2025
Normas citadas LEI nº 15293, de 2004
8ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 23/4/2025
Palavras do deputado Sargento Rodrigues
O deputado Sargento Rodrigues – Presidente, eu serei breve e falarei dentro do meu prazo de discussão. Só gostaria de deixar consignado, de forma muito especial, aos servidores da segurança pública que nós tivemos a iniciativa de apresentar a emenda ao Projeto de Lei nº 3.503/2025, uma vez que não há, por parte do governo, justiça em encaminhar o projeto, estendendo o reajuste, uma parte da recomposição, uma parcela da recomposição da ordem de 5,26% aos profissionais da educação retroativos a 1º de janeiro. É bom corrigirmos isso porque a imprensa comete esse erro constantemente, às vezes, chamando-o de reajuste. Presidente, ele simplesmente ignora, por completo, os demais servidores, com foco nos servidores da segurança pública.
Eu tive a iniciativa de elaborar a emenda e de colher as assinaturas: 31 deputados e deputadas assinaram essa emenda. Eu tenho certeza, presidente, que isso vai pesar muito. Sabe por quê, presidente? Todos sabem que o governador teve o seu salário reajustado em 151% de aumento real. A inflação do período alegado, quando ele provocou a Mesa da Assembleia, era de 147%, mas ele aumentou o seu salário em 298%, e assim também aconteceu com seus secretários. Ou seja, 151% de aumento real!
Por outro lado, presidente, isso não é nada de extraordinário, não é nada que o governo não possa dar, até porque o governo, no dia 31 de janeiro, trouxe, a público, com muita pompa, em um estardalhaço enorme com toda a imprensa, que o Estado havia fechado o último quadrimestre do ano passado com o superávit de R$5.178.000.000,00. Então como ele não pode, deputada Ana Paula, conceder 5,26% para os demais servidores, se foi ele mesmo quem apresentou? Não só o Romeu Zema, mas também o Mateus Simões fez um alarde enorme! Veja o Instagram dos dois, alardeando. Isso está lá: "Nós fechamos o terceiro ano consecutivo".
Presidente Tadeu Martins Leite, aqui vem aquela preocupação nossa, pensando no Parlamento como um todo e pensando, inclusive, na posição que V. Exa. ocupa liderando o Parlamento. Ele apresenta e depois alega que não tem como fazer, como disse o secretário de Fazenda há pouco tempo, na Comissão de Segurança Pública: "Ah, eu não tenho o recurso". Como é que ele explica isso, deputado Tito Torres? Como explicar que ele apresentou um superávit de R$5.178.000.000,00? Aonde o Romeu Zema vai e aonde o Mateus Simões vai, eles fazem o maior estardalhaço, divulgam e replicam essa informação. Mas, na hora de valorizar os servidores – eu vou usar a mesma expressão que usei ontem na comissão, porque gosto muito de usar expressão coloquial – que carregam o Estado no lombo, que fazem a política pública acontecer na ponta da linha, que fazem a entrega, onde fica a reposição, Tito, de uma parcela da perda inflacionária que vem corroendo o poder de compra? É injusto! Eu não quero acreditar que esta Casa, presidente, vá deixar de reconhecer isso. Nós não apresentamos, deputado Tito, a perda inflacionária de 44% dos últimos 10 anos, não. Não. A perda inflacionária que vem corroendo o poder de compra dos servidores da segurança pública é de 44%. Não. Nós somos mais comedidos do que nunca. Apresentamos uma emenda de 5,26%, que é o mesmo percentual apresentado aos profissionais de educação.
Eu só espero que o governador que se alardeia pelos quatro cantos do Estado na condição de pré-candidato à Presidência da República, que se reúne constantemente com… Ele tem forçado os chefes de polícia e comandantes a reunir policiais para baterem palmas para ele dentro de auditório, porque, se for à rua, ele é vaiado. Se for à rua, ele é vaiado. Aí, o que ele faz? Ele dá ordem para os comandantes da polícia e chefes para reunir policiais dentro de auditório, num ambiente fechado, para baterem palmas para ele. O governador Romeu Zema tem que lembrar o seguinte: esse tipo de reconhecimento não é real, não é de livre e espontânea vontade. Ele não é bobo, ele não nasceu ontem, não é? De bobo, o governador não tem nada. Só espero que ele tenha um pouquinho mais de honra. Porque um homem tem que ter palavra e honra. E, infelizmente, não foi isso que vimos o governador do Estado dar como exemplo quando, por duas vezes, assumiu o compromisso de fazer recomposição e, por duas vezes, faltou com a sua palavra.
Então, presidente, a emenda está apresentada. Diversos colegas, deputados e deputadas, assinaram, inclusive o bloco de oposição praticamente – eu tenho que conferir – todo. A maioria do Partido Liberal também assinou a emenda. Está aqui o colega deputado Caporezzo, que a assinou. Eu tenho certeza, presidente, de que haverá sensibilidade dos nossos pares no momento da votação. Eu creio muito que haverá. E já deixei o líder da bancada atento: nós faremos o destaque em Plenário. Obrigado, presidente.
O presidente – Sou eu que agradeço, deputado Sargento Rodrigues.