DEPUTADO ULYSSES GOMES (PT)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 25/04/2025
Página 46, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas VET 21 de 2025
7ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 22/4/2025
Palavras do deputado Ulysses Gomes
O deputado Ulysses Gomes – Presidente, esse veto diz respeito a uma briga histórica e justa tanto do Sinfazfisco quanto do Sindifisco, dois sindicatos referentes a categorias que trabalham na Secretaria de Fazenda. No entanto, essa, que é uma briga legítima dos sindicatos ao longo dos anos, teve, nessa oportunidade, na lei aprovada nesta Casa por unanimidade, diante de um acordo chancelado pelo próprio governo e pelos sindicatos, que o Sindifisco e obviamente sua categoria, seus profissionais teriam uma gratificação sobre a qual nós trabalhamos para que fosse aprovada.
Durante esse processo, presidente, particularmente o nosso bloco e diretamente eu fui atacado pelo Sindifisco inúmeras vezes, dizendo que era o deputado que estava barrando esse acordo, que estava trabalhando contra esse direito dos servidores. O tempo é a prova real dos fatos e da verdade. Nós trabalhamos ao longo do tempo para um acordo em que houvesse o entendimento, tanto do Sindifisco quanto do Sinfazfisco, de que cada um defenderia o seu direito à gratificação, e o Sinfazfisco, o direito da defesa legítima da função da sua categoria. Quero, mais uma vez, registrar esse fato, presidente, porque fui vítima de ataques, mentiras, tanto de lideranças sindicais quanto… Eu quero ser muito claro em relação a isso, porque, a todo momento, houve manifestações aqui nas comissões, na porta do meu gabinete, vídeos, ataques, porque nós éramos contra; não só eu, particularmente, na condução do nosso bloco, estava levando o bloco a trabalhar contra. A prova clara do que aconteceu foi que nós trabalhamos por um acordo, o acordo foi feito, firmado, votado por unanimidade nesta Casa. Todos nós aqui votamos esse acordo, garantindo o direito que o Sindifisco sempre defendeu: a gratificação aos seus servidores. E o Sinfazfisco dá legítima defesa da sua função, da qual eu queria… E defendeu a sua nova atribuição.
Esta Casa votou por unanimidade. Foi provado que não éramos nós que barrávamos aquilo que foi motivo de ataque ao nosso bloco e, particularmente, a mim. A surpresa é grande, porque a mentira não foi só desmentida na votação por unanimidade, nesta Casa, mas agora também porque nós estamos aqui de novo defendendo a derrubada desse veto. Na verdade, estamos defendendo novamente o direito desses servidores. O que me assusta é o próprio sindicato, o governo e quem o defendia aqui querer manter esse veto, tirando esse direito. Parece que nos bastidores estão combinando alguma coisa para outro entendimento, mas é bom que a verdade seja registrada aqui: nós sempre defendemos os servidores da Fazenda, esse direito. A diferença é que nós defendemos esse direito para todos e vamos continuar aqui provando a verdade, defendendo a derrubada desse veto, porque isso garante o direito aos servidores da Fazenda e aos gestores da Fazenda. Por isso encaminho contra esse veto para que a gente o derrube, mantenha o acordo do ano passado e dê a versão certa, a verdade do que sempre aconteceu: a nossa defesa dos servidores da Fazenda, como sempre a gente fez em relação a todos os servidores do Estado. Por isso o encaminhamento, presidente, é pela derrubada do veto.
O presidente – Obrigado, deputado Ulysses.