Pronunciamentos

DEPUTADO LUCAS LASMAR (REDE)

Discurso

Comemora liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG -, que obriga a Fundação Hospitalar de Minas Gerais - Fhemig - a reconduzir os profissionais deslocados do Hospital Maria Amélia Lins - Hmal - para o Hospital João XXIII e que determina a retomada das atividades do bloco cirúrgico do Hmal. Comenta o aumento da demanda por cirurgias ortopédicas no Estado e critica o fechamento do Hmal. Informa o cancelamento do Edital nº1, de 2025, referente à terceirização do Hmal.
Reunião 19ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 10/04/2025
Página 63, Coluna 1
Aparteante Bella Gonçalves
Indexação

19ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 8/4/2025

Palavras do deputado Lucas Lasmar

O deputado Lucas Lasmar – Boa tarde a todos. Boa tarde, presidente. Hoje, de forma breve, venho aqui para comemorar a liminar que o Tribunal de Justiça concedeu, obrigando a Fhemig a devolver todos os profissionais que foram retirados do Hmal e enviados para o João XXIII, dando o prazo de 10 dias para os funcionários estarem lá trabalhando e 15 dias para a retomada do bloco cirúrgico.

Presidente, nós estamos vivendo um caos no trânsito, em Belo Horizonte. São 50 acidentes de urgência e emergência com mototaxistas. Nós precisamos fazer com que o Hmal volte a operar em torno de 230 pessoas por mês. Estamos vivendo um grande problema relacionado às cirurgias no Estado de Minas Gerais. As pessoas estão aguardando no SUSFácil, nos prontos-atendimentos municipais. O fechamento do Hmal é criminoso. Nós não podemos aceitar que pessoas saiam de lá com sequelas irreversíveis. E é o que estava acontecendo. Essa conversa de que o João XXIII estava conseguindo atender toda a demanda advinda do Hmal é mentira. Levamos a TV Assembleia lá, e a Justiça, agora, nos dá o ganho de causa de mostrar que estamos preocupados é com as pessoas, é com a política real, e não com essa política virtual que todos ficam defendendo.

Minas Gerais está cheia de problemas, e nós temos que defender a saúde pública do Estado. E, caso não seja cumprida essa liminar, a multa diária será de R$10.000,00, podendo chegar a R$1.000.000,00 para a Fhemig e para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Também está cancelado o Edital nº 1, de 2025, referente à terceirização do Hmal, cujo vencedor foi o consórcio Icismepe, diferentemente de grandes hospitais que participaram da disputa, a exemplo da Santa Casa. Nós temos de lembrar que temos de defender… São pessoas que estão preocupadas com o 100% SUS, pessoas que podem fazer um grande trabalho nessa área. Nós estaremos na Comissão de Saúde defendendo os servidores e também a saúde pública do Estado de Minas Gerais. E vamos cobrar à Fhemig que não retire os adicionais que foram dados aos funcionários do Hmal, que não tinham os mesmos direitos dos funcionários do João XXIII.

Vou passar a palavra agora para a Bella Gonçalves, uma grande companheira que está na luta pela reabertura do Hmal, que é o grande hospital de retaguarda de traumas e de ortopedia no Estado de Minas Gerais, no João XXIII.

A deputada Bella Gonçalves (em aparte) – Obrigada, deputado. Parabéns por essa luta coletiva para impedir que o Hmal seja simplesmente privatizado, vendido. É importante você trazer esse tema a Plenário, hoje, celebrando a vitória da ação civil pública do Ministério Público.

Eu pedi um aparte para tentar explicar que nós estamos rindo não é do fato de o Bolsonaro não saber falar inglês; nós estamos rindo é daquela cena de uma pessoa que, além de inelegível, é incompreensível. Então que a gente faça compreender qual é a estratégia do Bolsonaro para livrar o pescoço dele e de vários generais de muitas estrelas. Eles criaram um verdadeiro mito para tentar dizer que estão defendendo senhoras que estavam fazendo um passeio no parque, em Brasília, no 8 de janeiro. É disso que nós estamos gargalhando. Ele não tem coragem de falar que está morrendo de medo e utiliza, como sempre, as mulheres e o símbolo das mulheres para tentar livrar o próprio pescoço. Obrigada.

O deputado Lucas Lasmar – É isso, presidente. Obrigado.