Pronunciamentos

DEPUTADO CRISTIANO SILVEIRA (PT)

Discurso

Solicita apoio à Emenda nº 70, de sua autoria, ao projeto de lei que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental – PPAG – 2024-2027, para o exercício de 2025. Informa que a emenda propõe ampliação do uso de tecnologias assistivas voltadas à educação especial de pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista - TEA - e demais transtornos do neurodesenvolvimento.
Reunião 25ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 20/12/2024
Página 92, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 2905 de 2024

25ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 18/12/2024

Palavras do deputado Cristiano Silveira

O deputado Cristiano Silveira – Presidente, essa emenda propõe o desenvolvimento de educação especial com a reserva de recursos para ampliação de uso de tecnologias assistivas voltadas à educação especial das pessoas com deficiência e às pessoas com TEA e demais transtornos do neurodesenvolvimento.

Eu costumo dizer que, na educação inclusiva, não basta somente a matrícula do aluno na escola, porque se ele está presente na sala de aula, mas sem condição de cumprir o percurso formativo, a educação inclusiva não está acontecendo de verdade. Além da formação permanente dos professores e da garantia da educação especial por profissional habilitado, precisamos também lançar mão das chamadas tecnologias assistivas. Recentemente, eu estive na UFMG, e a Coordenadoria de Educação apresentou um projeto muito interessante que se chama PAR, que é um sistema para acompanhamento do desenvolvimento educacional desses alunos.

Então eu quero pedir a todos os colegas parlamentares que são da causa das pessoas com autismo, das pessoas com deficiência, que possamos aprovar essa emenda e avançar rumo à melhor qualidade do processo educacional da educação especial para os filhos do povo de Minas Gerais, os filhos do nosso estado. Nosso pedido é pelo voto “sim”, presidente.