Pronunciamentos

DEPUTADA ANA PAULA SIQUEIRA (REDE)

Discurso

Destaca o trabalho da Comissão de defesa das Mulheres da Assembleia Legislativa, resultando em emendas com participação popular apresentadas ao projeto de lei que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental – PPAG – 2024-2027, para o exercício de 2025. Destaca ainda emenda da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância da Criança e do Adolescente, e emenda que trata de mudanças climáticas e qualidade ambiental.
Reunião 25ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 20/12/2024
Página 56, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 2906 de 2024

25ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 18/12/2024

Palavras da deputada Ana Paula Siqueira

A deputada Ana Paula Siqueira – Boa tarde, presidente; boa tarde, colegas deputadas e colegas deputados. Queria apenas, presidente, destacar que, ao acolhermos muitas emendas que foram apresentadas aqui a esse projeto, nós estamos mais uma vez demarcando a importante atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais no que diz respeito à participação popular, à valorização daquilo que a nossa população apresenta para a gente. Boa parte das emendas que foram acolhidas aqui são feitas a partir da participação da nossa sociedade. Eu queria trazer um reforço. A deputada que me antecedeu, a deputada Lorrana, falou dos avanços que tivemos aqui com os projetos, com o trabalho da bancada feminina em busca de mais políticas públicas para as mulheres. E eu preciso destacar, presidente Tadeu, quão importante é o trabalho da Comissão das Mulheres. A partir dela, nós conseguimos pensar, fomentar, fiscalizar e estimular a maior participação das mulheres, assim como as políticas públicas. Eu preciso aqui também destacar que o grande ganho que merece todo o nosso reconhecimento é também aquilo que é muito natural de nós, mulheres, que é o trabalho conjunto, que é o trabalho do qual todas fazem parte, em que todas as políticas são construídas a muitas mãos, a mãos diversas e com realidades diferentes, mas que têm uma grande preocupação com o bem-estar, o respeito, a promoção e a proteção das nossas mulheres. Essas emendas da política das mulheres têm também a participação importante da nossa querida amiga Dra. Patrícia Habkouk, que desde o início da Comissão em Defesa dos Direitos da Mulher vem incentivando o trabalho aqui, na comissão, e também na Assembleia. Então quero destacar também a importante participação da Dra. Patrícia, que está à frente da coordenadoria da política de mulheres do Ministério Público e que tanto influenciou as vitórias que hoje nós estamos aqui comemorando e celebrando.

Eu queria também destacar outros dois pontos que considero de extrema relevância e que são frutos de audiências públicas realizadas aqui na Casa. Eles dizem respeito à pauta da primeira infância, pauta inclusive que eu coordeno aqui na Casa, na Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância da Criança e do Adolescente, juntamente com o Doutor Jean. Nós conseguimos incluir no texto um programa que trata da primeira infância, que trata da questão da orfandade, algo tão importante, fundamental. Temos órfãos de várias naturezas, especialmente meninas e meninos que são órfãos do feminicídio. Cuidar da primeira infância, gente, é cuidar do nosso futuro. Então, estamos avançando no Estado de Minas Gerais nessa perspectiva.

Eu queria destacar ainda a ação que nós conseguimos demarcar, que é a das mudanças climáticas e da qualidade ambiental, fazendo inclusive conexão com toda a discussão que foi feita aqui na Casa, no eixo ambiental. Então eu destaco essas emendas, destaco o trabalho de toda a Assembleia, de todos os deputados, de todas as deputadas, reconhecendo assim a importância da participação popular para avançarmos sobretudo na política de mulheres e na política da primeira infância. Muito obrigada, presidente.

O presidente – Obrigada, deputada Ana. Com a palavra, para encaminhar a votação, o deputado Sargento Rodrigues.