Pronunciamentos

DEPUTADA AMANDA TEIXEIRA DIAS (PL)

Discurso

Contesta deputados que a criticaram por seu pronunciamento anterior.
Reunião 54ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 12/12/2024
Página 98, Coluna 1
Indexação

54ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 10/12/2024

Palavras da deputada Amanda Teixeira Dias

A deputada Amanda Teixeira Dias – Obrigada, presidente. Eu acredito que a atitude do outro deputado que estava presente, o Cristiano, foi covarde, porque ele não aguardou aqui para que eu falasse e respondesse a tudo que ele falou a meu respeito. O deputado Cristiano, na verdade, disse que a gente tem que ler e ter profundidade. Que profundidade ele tem, hoje, para proferir ofensas à minha pessoa? É um colega de Parlamento que nunca sequer me cumprimentou nesta Casa nem olhou para a minha cara. Que ato de cavalheirismo este deputado Cristiano teve aqui comigo nesta Casa? Eu gostaria de parabenizar a deputada Chiara Biondini e o deputado Bruno Engler, que são verdadeiros exemplos dentro desta Casa.

E, sobre o deputado Leleco, desde que eu cheguei aqui, ele vem proferindo ofensas, vem falando contra mim, vem falando contra a minha família. E vou dar um pouquinho de alegria para a esquerda hoje, vou falar uma palavra que vocês adoram: “machismo”. O que ele faz comigo é machismo. Eu quero vê-lo enfrentar o Bruno Engler, eu quero vê-lo enfrentar o Caporezzo, eu quero vê-lo enfrentar o Eduardo. Hoje o Bruno veio aqui me defender. Muito obrigada, Bruno, porque, às vezes, nós, mulheres, precisamos de um homem para nos defender, e não tenho problema em falar isso, nem todas as mulheres são… Pode ficar rindo, enfim. Em momento nenhum, eu falei aqui contra ninguém. Não houve nenhum tipo de preconceito. (– Intervenção fora do microfone.) Não, deprimente é o que você está fazendo aqui. Nunca houve nenhum tipo… (- É interrompida.)

A presidenta (deputada Leninha) – Por favor, deputado Leleco. Vamos garantir, por favor, a fala da deputada Amanda.

A deputada Amanda Teixeira Dias – Estão colocando palavras na minha boca. Em momento algum, eu cometeria nenhum tipo de preconceito, pelo contrário. Sou apoiadora de várias instituições que defendem pessoas vulneráveis e jamais cometeria nenhum tipo de preconceito. Mas agora existe aquela cultura do politicamente incorreto. Tudo virou politicamente incorreto. E há muitos filósofos hoje que falam dessa cultura do mimimi: a gente não pode falar mais nada, não pode falar palavras que são da língua portuguesa, expressões da cultura brasileira, porque tudo virou contrário à ética, à dignidade, a tudo.

Então a minha reflexão aqui é esta. Eu gostaria de convidar o deputado Leleco Pimentel a enfrentar, a ofender um deputado, assim como ele me ofende. Muito obrigada.