Pronunciamentos

DEPUTADO CAPOREZZO (PL)

Discurso

Declara posição contrária ao projeto de lei de autoria do governador que suprime a limitação temporal (31 de dezembro de 2022) de incidência do adicional de dois pontos percentuais na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS - sobre produtos e serviços supérfluos, destinado ao financiamento de ações do Fundo de Erradicação da Miséria - FEM -, em 1º turno.
Reunião 63ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 28/09/2023
Página 74, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 1295 de 2023

Normas citadas LEI nº 6763, de 1975

63ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 26/9/2023

Palavras do deputado Caporezzo

O deputado Caporezzo – Boa tarde, presidente; boa tarde, colegas deputados estaduais. Promessa de campanha é uma coisa muito séria. Recentemente eu propus nesta Casa um projeto de lei para tornar, em Minas Gerais, o dia 1º de abril o dia do Lula, porque Lula é um grande mentiroso que, na época da campanha, promete algo e que, após eleito, faz o oposto. Então vamos ouvir uma promessa de campanha do nosso governador Romeu Zema? (– Aproxima o celular do microfone.) Mais uma vez. (– Aproxima o celular do microfone.)

Governador, a maioria dos meus eleitores, na colinha deles, colocou a sua cara e a minha juntos, está bom? Há diversos clubes de tiro, como o CTU de Uberlândia, que é um clube que eu respeito muito, que colocaram a minha cara e a sua na mesma colinha. E agora o senhor quer aumentar os impostos de armas e munições? Os empresários de refrigerantes vão ter que pagar mais impostos? O senhor fala que um celular é um supérfluo? Que mineiro hoje que não tem um celular? Ele vai ter que pagar ainda mais imposto nisso daqui? Você vai falar para um atleta que a alimentação que ele utiliza é um supérfluo, é algo de menor importância? Que bom que tirou a ração dos pets. Isso é um absurdo! Mas todo esse projeto é um absurdo, porque qualquer um sabe, neste país, que essa conversinha de Fundo de Erradicação da Miséria é conversa fiada. Um governo técnico, um governo que leva em consideração a questão econômica sabe que você não erradica a miséria aumentando impostos, você multiplica a miséria aumentando impostos. Então, por favor, o mínimo de coerência. Eu jamais vou votar num projeto desse, porque eu prometi não votar aumento de imposto, e vou cumprir minha palavra. E como eu sou amigo seu, governador, vou ajudá-lo a cumprir a sua palavra também. Vamos votar “não” a esse projeto.

Obrigado, presidente. A direita vive em Minas Gerais!

O presidente – Obrigado, deputado Caporezzo. Com a palavra, para encaminhar a votação, a deputada Lohanna.