Pronunciamentos

DEPUTADA LENINHA (PT)

Declaração de Voto

Presta homenagem aos deputados Agostinho Patrus, André Quintão e Celise Laviola, que se despedem de seus mandatos na Assembleia Legislativa. Destaca temas que não foram discutidos durante a legislatura e ressalta que o trabalho continuará no seu próximo mandato.
Reunião 27ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 19ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 30/12/2022
Página 208, Coluna 1
Assunto DEPUTADO ESTADUAL. HOMENAGEM.

27ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 28/12/2022

Palavras da deputada Leninha

A deputada Leninha – Bom dia, presidente; bom dia, caros colegas, aqueles que nos acompanham pela TV Assembleia. Estamos aqui hoje não só para celebrar mais um ciclo de uma legislatura que mostrou bravamente o que é o papel do Parlamento em Minas Gerais. Esta Casa, presidente, com certeza, pelo que o deputado Alencar fala, já viveu momentos muito distintos do que nós vivemos nesta última legislatura, sob a sua liderança. V. Exa., com coragem e com altivez, fez o melhor para a política de Minas Gerais, fez o melhor para que deputados e deputadas, inclusive os que aqui chegaram, porque eu cheguei sem nunca ter participado de outro ambiente político, trazendo o melhor de mim, trazendo não só as coisas boas, pois nem sempre as coisas boas são feitas da melhor forma, mas eu sinto que você fez tudo com muito amor. Você se dedicou tanto que a gente pôde contribuir para que este Estado pudesse mais uma vez dizer para a sociedade que esta Casa tem autonomia, tem independência, que este Poder aqui deve ser respeitado.

É claro que a gente não conquistou tudo que nós queríamos aqui, na liderança do André, a quem também queria estender esta homenagem. A ele, que me acolheu tão bem, com afeto, com carinho, que conduziu tão bem a nossa bancada e o nosso bloco, de forma brilhante. Assim como o deputado Ulysses Gomes, ele fez um papel muito importante para nos ajudar nesse caminho novo, ambiente que a gente achou que era muito árido: pessoas disputando intensamente umas com as outras. Mas aqui há diversidade, aqui há diálogo, há compromisso na prática da melhor política. E eu gostaria inclusive de lembrar Santo Agostinho, que dizia naquela velha frase: “A felicidade tem duas filhas lindas: a indignação e a coragem”. A indignação, para a gente ser movida a mudar as coisas; e a coragem, com essa força de mudar aquilo com o que a gente não concorda. E eu sei que aqui foram criados vários mecanismos de muita coragem, de enfrentamento aos Poderes, mas, acima de tudo, de criar esse espírito, que eu imagino que não vai se perder, da nossa independência. Por isso eu creio que a nova legislatura deverá continuar com o Fiscaliza, porque foi um mecanismo muito importante do controle social, que nos ajudou, enquanto parlamentares, a fazer a fiscalização dos programas do governo, enfim do dinheiro público.

Aqui também foi criada a bancada feminina, que tive a honra e o orgulho de presidir nesta legislatura. E eu, então, estendo o meu abraço a todas as deputadas que me confiaram essa tarefa, pois a gente junto começou a construir a política para a nossa presença aqui, nesta Casa, da nossa melhor participação aqui, porque é fundamental. Nós éramos 9 e agora seremos 15. A deputada Celise está nos deixando, mas continuará, com certeza, acompanhando, porque essa luta é uma luta travada com as mulheres que aqui ocupavam também este Parlamento. Então a nossa homenagem ao legado que vocês estão deixando, para que a gente continue avançando: que tenhamos mulheres na Mesa Diretora, que tenhamos mulheres aqui com capacidade de formular, de negociar e de discutir política para Minas Gerais.

Então eu penso que, como disseram os deputados André e Ulysses, que conduziram o nosso bloco e a nossa bancada, nem tudo que a gente quis a gente conquistou, mas nós somos testemunhas, somos testemunhas de que... Por exemplo, a questão do piso da educação, o salário do pessoal da segurança, o pessoal da saúde, nessa Casa nós votamos isso quem inventou foi o governador. Então, não dá para a sociedade cobrar que nós, enquanto parlamentares, não lutamos para que os trabalhadores e trabalhadores da educação, da saúde e da segurança pudessem ter condições melhores de salários.

A gente não conseguiu discutir o rateio do Fundeb de forma clara e objetiva. E eu sei que neste momento tem muitas prefeituras pagando o Fundeb, inclusive Belo Horizonte, que eu vi anunciando ontem que fará o rateio do Fundeb. O nosso apelo é para que o governador, antes do apagar das luzes, antes de entrar em recesso, antes de assumir novamente o cargo, repense a possibilidade de fazer o rateio do Fundeb, que é um direito constitucional, que é um direito dos trabalhadores e das trabalhadoras. E é claro, a gente vai estar novamente, se Deus quiser, no novo Parlamento, com o mesmo compromisso, com a mesma disposição para fazer o melhor para Minas Gerais. Eu tenho é que agradecer de fato porque eu fui reeleita com uma votação que se ampliou. Isso significa que o nosso trabalho foi reconhecido. Eu lamento a ausência de alguns parlamentares, como a do Hely Tarqüínio, do Sávio e de todos aqueles que contribuem muito com esta Casa. Eu sei que o André Quintão vai estar em outras trincheiras e vai continuar contando conosco aqui, na Casa, para a gente fazer o que é melhor para Minas Gerais, inclusive o debate de superação da fome, que é uma das questões que nos incomoda. Por isso é importante a gente ter programas robustos para de fato tirar o Brasil do Mapa da Fome. E Minas Gerais, a Assembleia, com certeza, vai estar de portas abertas. Naquilo que a gente puder construir, inclusive com emendas, com programas que melhoram a segurança alimentar das pessoas... Que a gente possa construir junto um diálogo nesse caminho de quatro anos.

Eu desejo que a gente tenha sucesso, inclusive o Cleitinho, senador eleito. Como disse o Alencar, agora é outro nível de contribuição que você vai dar ao Brasil e a Minas Gerais, com certeza com uma formulação de política de resolução de problemas. Que a gente possa achar saídas e soluções, porque a nossa missão aqui e em qualquer lugar é fazer o melhor. A prática da melhor política é aquela em que a gente se dedica para fazer melhor. Nós, que fomos reeleitos, vamos continuar com essa missão e com esse compromisso. Um grande abraço. Muito obrigada.