Pronunciamentos

DEPUTADO DOUTOR JEAN FREIRE (PT)

Declaração de Voto

Deseja boa sorte ao deputado Cleitinho Azevedo, que assumirá o cargo de senador. Presta homenagem aos deputados André Quintão e Agostinho Patrus, que se despedem de seus mandatos na Assembleia Legislativa.
Reunião 27ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 19ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 30/12/2022
Página 202, Coluna 1
Assunto DEPUTADO ESTADUAL. HOMENAGEM.

27ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 28/12/2022

Palavras do deputado Doutor Jean Freire

O deputado Doutor Jean Freire – Bom dia, Sr. Presidente, colegas deputados, público que nos acompanha, servidores desta Casa, telespectadores da TV Assembleia.

Primeiro, eu gostaria de desejar boa sorte ao colega Cleitinho, que está saindo para o Senado. Nós estivemos em lados opostos eleitoralmente, mas eu lhe desejo boa sorte. Eu lhe garanto, Cleitinho, que você vai ter na Presidência da República um companheiro que respeita o Parlamento, que foi o melhor presidente que este país teve, e que garanto... Eu conheço o companheiro Lula e a equipe que vai estar com ele – a gente tem visto os nomes que ele tem convidado e, com certeza, o companheiro André vai estar lá junto, ajudando –, e eu lhe garanto que essa equipe quer o melhor para este país e que respeita o Parlamento. Que você possa estar ajudando no Senado. Boa sorte, que Deus ilumine os seus caminhos.

Eu queria, deputado Agostinho Patrus... Eu lhe conheci na minha cidade, em Itaobim, em cima de um palanque – a gente estava subindo em um palanque. Eu estava retornando para a cidade para ser médico, e V. Exa. estava disputando. Eu lhe conheci ali, na eleição municipal. Naquele momento, eu era candidato a vereador na minha cidade. Eu quero lhe agradecer a oportunidade de ter trabalhado ao seu lado na Mesa diretora. V. Exa. tem algumas características muito importantes no homem público: o respeito à coisa pública, defendeu – como o Cristiano falou – a independência desta Casa com muita garra, com muita força. Mas V. Exa. tem ainda algo que eu acho muito importante na pessoa pública: coragem, coragem. A coragem de defender suas ideias, de não se preocupar se aquilo vai ser bom ou não perante a opinião pública, mas de defender a sua ideia com muita coragem, com muita determinação.

Um fato importante nesta Assembleia, que me chamou muita a atenção, foi o momento da pandemia – que já foi lembrado aqui também. Esta Casa foi fundamental. Enquanto a gente via, às vezes, o governo mostrar números como se tivesse tido uma participação fundamental na pandemia, esta Casa teve uma participação fundamental: pensou em quem não tinha comida, pensou em quem pensa na ciência – na UFMG e outras instituições –, pensou nos servidores desta Casa. Talvez tenha sido uma das primeiras Assembleias que tomou medidas importantes na condução dos trabalhos aqui. E os meios de votação... Talvez tenha sido a primeira Assembleia que desenvolveu uma tecnologia própria. Foi com muita coragem que a conduziu durante a pandemia e durante todos esses anos. Gratidão! O que eu tenho a dizer é isto: gratidão, muito obrigado. Com certeza a vida nos proporcionará vários momentos juntos. V. Exa. vai nos fazer falta aqui também. Muito obrigado, deputado Agostinho Patrus.

André, eu votei em três deputados estaduais na minha vida. Um deles foi a minha querida, posso dizer, mãe. Eu disse aqui uma vez que alguns pensam que ela não teve filho, mas eu sou um dos filhos dela, a Maria José Haueisen Freire. Foi o meu primeiro voto, e para a primeira pessoa que eu pedi voto na vida. Sempre votei nela. Quando ela saiu da vida pública, eu votei no André Quintão. Fiz campanha para você, coordenei a sua campanha lá na nossa cidade. Eu era vereador de primeiro mandato. Para você foi o meu segundo voto. Cara, a única pessoa que fez eu não votar em você mais fui eu. Fui candidato e passei a votar em mim. Ser presidente da Comissão de Participação Popular, que sempre teve a sua cara, para mim, foi uma felicidade, André. Em todas as minhas falas eu relembrava isso. Para mim era um orgulho, uma felicidade, companheiro, eu estar ali presidindo uma comissão que foi presidida por você. Eu me espelhava em você. Andei o que pude neste estado. Era uma comissão verdadeiramente de participação popular. Eu ficava com todo o cuidado para fazer como você fazia. “O que o André faria neste momento? Como ele atuaria neste momento?” Ficou a sua cara aquilo ali. Ver você na liderança aqui... Eu me espelhei muito, fui seu vice-líder também por um tempo.

Gratidão, meu companheiro. Obrigado por tudo o que você representou para este estado, por tudo o que você representou na nossa vida pública e na nossa caminhada enquanto estivemos juntos. Obrigado por tudo o que você representou nesta Assembleia Legislativa. Você, com certeza, estará ajudando muito ainda este país. Acho que depende de você a volta para esta Casa. Você só não será parlamentar no próximo mandato porque não quis assim e porque o partido o convocou para uma tarefa que foi fundamental no processo da eleição do presidente Lula. O seu papel desempenhado na eleição, André, foi fundamental. Gratidão. Muito, muito obrigado. A palavra que eu deixo para você e para o presidente Agostinho Patrus é simplesmente esta: gratidão. Acho que ela resume muito a vida que nós tivemos juntos aqui. Muito obrigado.