Pronunciamentos

DEPUTADO ANTONIO CARLOS ARANTES (PL), Presidente "ad hoc"; autor do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Transcurso do 90º aniversário de fundação do jornal Diário do Comércio.
Reunião 12ª reunião ESPECIAL
Legislatura 19ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 29/11/2022
Página 4, Coluna 1
Assunto COMUNICAÇÃO. HOMENAGEM.
Proposições citadas RQO 1286 de 2022

12ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 25/11/2022

Palavras do presidente (deputado Antonio Carlos Arantes)

Gostaria de cumprimentar o meu amigo, grande parceiro, deputado João Leite; a nossa presidente do jornal Diário do Comércio, Adriana Costa Muls, na pessoa de quem cumprimento todos os diretores e todos os colaboradores desse importante veículo; nosso vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas, Ricardo Mascarenhas Lopes; o Dr. Bruno Selmi Dei Falci, presidente da Junta Comercial, a quem agradeço pela presença; todas as lideranças, autoridades e imprensa também aqui presentes.

São muitas as comparações e analogias, estabelecendo paralelos entre atividades naturais, especialmente agrícolas, e a vida humana em sociedade. Inclusive há referências bíblicas em diferentes parábolas. Muitas são as menções relativas à natureza e à qualidade da colheita de diferentes tipos baseadas no plantio que cada um de nós faz ao longo da vida. Isso tanto no sentido positivo quanto negativo. A ideia de que cada um colhe o que planta é universal.

O que esperar de uma colheita realizada após 90 anos de plantio, cuidados e árduo trabalho? Difícil dizer. Primeiramente, porque poucas são as atividades humanas que perseveraram por tanto tempo. Além disso, um largo período de tempo, como esse, sujeita qualquer empreendimento, por mais méritos que tenha, a uma substancial parcela de intempéries. Estaria também exposto a erros, falsetas e enganos, simplesmente imensuráveis. É um tempo considerável. Poucos são os que chegam aos 90 anos, sejam pessoas ou empreendimentos públicos ou privados. E os poucos que atingem tal longevidade refletem inúmeros desgastes, muitos não apresentam boas condições gerais, mas esse, seguramente, não é o caso do jornal Diário do Comércio.

Ainda usando de analogias, é possível dizer que não apenas a semente era adequada e de boa qualidade, o solo em que foi semeado também teria sido uma boa escolha, o que indica a percuciência do semeador. Sua longevidade demonstra a qualidade dos trabalhos engendrados, e seus frutos fortes, saudáveis e contínuos dão a dimensão final dessa atividade.

O Diário do Comércio é um sucesso irrepreensível, mas seria apenas ilusão supor que teria sido fácil ou automático alcançar semelhantes resultados. Qualquer um que tenha vivido até uma certa idade bem sabe que, como disse Guimarães Rosa nas palavras de um de seus personagens: “Viver é muito perigoso”, logo sobreviver e prosperar por tanto tempo é para poucos.

Tendo início nos anos 1930, esse jornal se propunha, no nascedouro, a apenas promover um boletim informativo destinado aos comerciantes de Belo Horizonte de modo a melhor orientá-los nos seus negócios. Entretanto, desde o início, firmemente atrelado às informações confiáveis e fidedignas, construiu sua reputação ainda hoje inabalável, tecendo uma pauta desenvolvimentista para todas as atividades econômicas. Propõe, desde sempre e para o futuro, a ideia da inclusão e da sustentabilidade econômica a partir de noções racionais e ponderadas, avessas à simples propaganda ideológica. Essa seria a visão de seu fundador, José Costa, e o Diário do Comércio de hoje apresenta a continuidade de seu trabalho através da excelente condução dada a esse veículo por seus sucessores – uma raridade.

Há vários projetos voltados para a comemoração de seus 90 anos de existência baseados nessa visão. Consideraria um destaque para o Prêmio José Costa, que consigna e reconhece o mérito de novos empreendedores, aqueles que constroem o nosso futuro, indicando os melhores caminhos a percorrer. Como foi dito, viver é muito perigoso, e por isso precisamos daqueles que iluminam os nossos caminhos e também dos que reconhecem e indicam os nossos melhores guias.

Falando em iluminar nossos caminhos, eu falo que, para mim, pessoalmente, não existe uma coisa melhor do que você levantar cedo, fazer oração, fazer exercícios e começar com coisas positivas, não é? E aí faz parte da minha disciplina pegar o jornal Diário do Comércio. Hoje, por exemplo: “Exportações do agronegócio de Minas batem recorde em 2022”. Esse é um energético dos grandes: “Exportações do agronegócio de Minas batem recorde em 2022”. Isso é emprego, isso é renda, isso eleva a autoestima, e eu, como deputado, preciso estar energizado. “Obras do rodoanel devem ser iniciadas no próximo ano.” Este é um sonho de todos os mineiros, principalmente dos de Belo Horizonte e da região metropolitana. Se Deus quiser, as obras do rodoanel devem ser iniciadas no próximo ano. Eu tenho participado ativamente e tenho visto. “Fim de ano alivia o caixa dos bares e restaurantes de BH.” Belo Horizonte é a capital nacional dos bares e dos botecos. Imaginem que notícia boa: “Fim de ano alivia o caixa”. É um setor tão sofrido, que passou aí por essa pandemia. Tantos fecharam as portas e não voltaram, tantos estão aí vivos, mas sofrendo. Esta aqui é uma bela notícia: “BH-TEC cria um centro para estimular a sustentabilidade”. É outra grande notícia também porque não é possível mais pensar em estar vivo num mundo sem a sustentabilidade econômica, social e ambiental, e o BH-TEC está aí firme. “Salve o Cerrado realiza ações de recuperação ambiental.” Ou seja, é um jornal que realmente promove a autoestima das pessoas e vem mostrar que a sustentabilidade, o ambiente está recebendo ações efetivas para sua preservação. E vai por aí, gente, se eu fosse ler os jornais, eu estava… “Transporte de cargas cresce 25% em Minas.” Isso não foi de hoje, não, me parece que foi de ontem. “Assaí inaugura a primeira loja na capital.” Essa do transporte então nem se fala. Quando se fala que ele cresce 25%, a economia está viva, a economia está ativa, as coisas estão acontecendo porque, quando o transporte cresce, é sinal de que o País está de pé, está vivo e que Minas Gerais está viva. Então, parabéns! É uma alegria grande. E a minha rotina é essa: todo dia cedo, a não ser os dias de feriado que no outro dia não tem, ler o jornal Diário do Comércio, e a gente sai num ânimo danado. Parabéns, porque a gente hoje lê jornal... Tenho um amigo que inclusive é um grande jornalista, já de mais de 80 anos, que fala: “Com exceção do Estado de Minas, com o resto você fica, ao invés de informado, desinformado”. Então parabéns a esse grupo tão importante, que tem esse papel fundamental na promoção do nosso povo mineiro. Muito obrigado.