DEPUTADO MARQUINHO LEMOS (PT)
Discurso
Legislatura 19ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 29/04/2021
Página 15, Coluna 1
Assunto TRANSPORTE E TRÂNSITO.
30ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 27/4/2021
Palavras do deputado Marquinho Lemos
O deputado Marquinho Lemos – Colegas deputados, colegas deputadas, Sr. Presidente, boa tarde. Boa tarde a todos que nos acompanham pela TV Assembleia, a todos os servidores desta Casa.
Sr. Presidente, eu estou vindo aqui, mais uma vez, para falar sobre um problema que, por várias vezes, tenho denunciado, que é a situação da nossa BR-367. Estou vindo aqui agora com muita indignação, indignação em saber que, mais uma vez, nós, do Vale do Jequitinhonha, fomos feitos de bobos e palhaços. Primeiro, fizeram um grande circo no ano passado para que o presidente Bolsonaro, acompanhado de ministros, de deputados, pudesse anunciar o asfalto dos 60km que faltam na BR-367, ligando Minas, ligando o Vale do Jequitinhonha até o sul da Bahia. Agora, Sr. Presidente, para nossa surpresa, quando decide o governo fazer corte de despesas no orçamento, ele, o presidente Bolsonaro, resolve cortar justamente as verbas que seriam para a BR-367, deixando claro que nós, moradores do Vale do Jequitinhonha, não representamos nada para esse governo e que, mais uma vez, quando têm de cortar alguma coisa, quando têm de reduzir algum investimento, sempre reduzem, sempre cortam daqueles mais fracos, sempre cortam daqueles que mais precisam. E agora, mais uma vez, nós, do Jequitinhonha, estamos, de novo, vendo que, mais uma vez, fomos só usados. E usaram, tenho certeza, da boa-fé de muitos deputados, que acompanharam o presidente naquele dia, acreditando que seria cumprido tudo aquilo que foi anunciado lá no Vale Jequitinhonha. Infelizmente não foi. O que estamos vendo agora é que, no primeiro momento, em que precisaram cortar no orçamento, lembraram justamente de cortar já o tão sofrido Vale Jequitinhonha.
Por isso que nós continuamos, continuamos denunciando, continuamos aqui resistindo e mostrando que não adianta lembrar do Vale Jequitinhonha só durante a campanha, que não adianta sobrevoar o Vale de Jequitinhonha em helicópteros, aviões, fazer caravanas, irem todos lá no Jequitinhonha e depois, quando têm oportunidade, que era a oportunidade de pelo menos cumprir aquilo que foi prometido agora há pouco, no ano passado, eles simplesmente esquecem ou acham que nós, do Vale Jequitinhonha, não vamos lembrar disso.
Vamos lembrar, sim, vamos lembrar todas essas promessas, e vamos cobrar também de todos aqueles que foram lá avalizar esses compromissos do presidente Bolsonaro com o Vale do Jequitinhonha, que era fazer um trecho de 60km. É muito pouco talvez para o governo, mas é muito importante para a nossa região.
Assim também quero lembrar aqui que Bolsonaro e governo Zema parece que caminham cada vez mais juntos e fazendo a mesma coisa. O governador Zema tem responsabilidade também sobre a BR-367, aquele trecho de que já reclamamos tanto, logo depois de Couto de Magalhães até a divisa com Carbonita e Turmalina, e que está acabado. Este governo não se lembra de ir lá recapear e reformar aquela estrada. São tantos prejuízos pelo fato de estar tão ruim aquela BR-367!
Não é por falta de reclamar, e não precisamos nem reclamar porque o próprio secretário já esteve visitando esse trecho. Ele foi lá, no início do ano, em janeiro, quando houve um encontro com vários prefeitos e vereadores. Naquele dia, o secretário viu, de perto, as condições da BR-367 e anunciou que, em breve, estariam reformando aquela estrada, e o que foi feito até hoje são operações tapa-buracos que nunca saem do lugar. Quando se termina de tapar um buraco, é preciso retornar para tapar aqueles outros buracos que já foram tapados, permanecendo sempre no mesmo trecho, e a gente vendo, a cada dia, os buracos só aumentando.
Então por isso é que a gente quer aqui dizer que o governo Zema, que também abandonou a BR-367, faz igual, uma vez que se junta ao Bolsonaro e agora corta o recurso que era justamente para fazer o asfalto do trecho que o próprio presidente tinha anunciado. Se Bolsonaro promete e não cumpre, também o governador Romeu Zema até hoje não respondeu a pergunta que todos nós que moramos ali e precisamos da BR-367 fazemos todos os dias: até quando, até quando, governador, nós, moradores do Vale do Jequitinhonha, nós que utilizamos a BR-367, vamos ter que aguentar aquela estrada cheia de buracos? Até quando?
Governador Zema, não siga o Bolsonaro, o Vale do Jequitinhonha precisa da BR-367. Faça a sua parte. Fica aqui o nosso clamor em nome de todo o povo do vale. Olhe para a BR-367 e não faça como o governo fez ao anunciar obras e depois cortar, na primeira oportunidade, as verbas para a própria obra que ele tinha anunciado. Faça, sim, o que tanto esperamos que é levar o desenvolvimento para o Jequitinhonha, é melhorar as condições de infraestrutura para o nosso Vale do Jequitinhonha, e, para isso, é necessário que tenhamos boas estradas.
Contudo, infelizmente, não é o que estamos vendo hoje na BR-367. Se antes falávamos só do trecho que já está precário, o trecho que está abandonado há tanto tempo, o trecho de Couto de Magalhães até o trevo de Carbonita, agora, quando a gente desce mais a BR-367, a gente vê que mais e mais locais, mais e mais trechos estão sendo abandonados e se acabando, e os buracos só aumentando. Por isso, governador, o que esperamos é que você não siga o exemplo do nosso presidente Bolsonaro e que você faça a sua parte, pelo menos recupere o trecho que é de sua responsabilidade. Muito obrigado.