Pronunciamentos

DEPUTADO INÁCIO FRANCO (PV), Presidente "ad-hoc". Autor do requerimento que deu origem à homenagem.

Discurso

Transcurso do 25º aniversário de fundação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais – Senar Minas.
Reunião 15ª reunião ESPECIAL
Legislatura 18ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 05/07/2018
Página 9, Coluna 1
Assunto AGROPECUÁRIA. EDUCAÇÃO. HOMENAGEM.
Proposições citadas RQO 3222 de 2018

15ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 18ª LEGISLATURA, EM 28/6/2018

Palavras do presidente (deputado Inácio Franco)

O presidente - Boa noite a todos e a todas! Exmo. Srs. Antônio do Carmo Neves, superintendente do Senar Minas; Anderson Silva de Aguilar, secretário adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, representando o secretário Germano Vieira; Rodrigo Alvim, diretor-secretário da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – Faemg –, representando o presidente Roberto Simões; José Éder Leite, vice-presidente da Faemg; João de Castro Barbosa, prefeito de Pequi; e Eugênio Mendes Diniz, presidente do Sindicato Rural Patronal de Pará de Minas, representando todos os sindicatos de Minas Gerais.

Os 25 anos do Senar Minas nos remetem a histórias e legados importantes, com reflexos muito positivos na vida do produtor, do trabalhador rural e de seus familiares. Neste momento em que precisamos, mais do que nunca, de acreditar no nosso potencial e na nossa capacidade de transformação, a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais realiza esta reunião especial para destacar a caminhada de trabalho e sucesso do Senar.

Em um quarto de século, portanto ainda muito jovem, o Senar Minas já realizou 152.276 eventos, atendendo a 2.400.000 pessoas. Com a chegada do Senar, o campo foi transformado numa sala de aula. O material escolar passou a ser os grãos, as ferramentas, as máquinas agrícolas, e a prova foi agendada, no dia da colheita, com resultados festejados tanto na agricultura quanto na pecuária de Minas.

Entendido como a escola do campo, o Senar capacita, todos os anos, mais de 200 mil pessoas nas mais diversas áreas. Em duas frentes de atuação distintas, prepara os participantes para o mercado de trabalho rural e para o gerenciamento de suas propriedades, além de oferecer cursos visando à qualidade de vida das pessoas e à participação da comunidade.

Outro aspecto que merece ser destacado na trajetória do Senar é a parceria com universidades e entidades, como a Embrapa, com sindicatos e cooperativas rurais. Com essa proposta, o Senar permite a transferência de conhecimento e tecnologia desenvolvida por pesquisadores ao homem do campo, transformando, assim, a agropecuária mineira e a vida de todos que dependemos dela.

Hoje o Senar é referência na capacitação da mão de obra e na promoção social das pessoas ligadas ao meio rural. A história que celebramos aqui reúne a equipe Senar, professores do campo, parceiros de peso e milhares de vidas transformadas.

Meus cumprimentos ao Sr. Roberto Simões, presidente do sistema Faemg; ao superintendente do Senar Minas, Sr. Antônio do Carmo Neves; e a toda a equipe Senar Minas, bem como às entidades parceiras. Vocês são a prova de que todo investimento em gestão, parcerias e qualificação constante traz os resultados de que Minas Gerais e o país tanto precisa. Muito obrigado.