Pronunciamentos

DEPUTADO ROBERTO ANDRADE (PSB), Autor do requerimento que deu origem à homenagem.

Discurso

Entrega do Título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais ao Sr. Paulo Cesar de Souza Rangel, diretor-presidente das concessionárias CCR ViaOeste e CCR RodoAnel.
Reunião 6ª reunião ESPECIAL
Legislatura 18ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 08/05/2018
Página 2, Coluna 1
Assunto EXECUTIVO. HOMENAGEM.
Proposições citadas RQO 3211 de 2018

6ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 18ª LEGISLATURA, EM 3/5/2018

Palavras do deputado Roberto Andrade



Palavras do Deputado Roberto Andrade

Exmos. Srs. deputado João Leite, presidente desta reunião; Paulo Cesar de Souza Rangel, diretor-presidente das concessionárias CCR ViaOeste e CCR RodoAnel, homenageado desta noite; deputado Antonio Carlos Arantes; Eduardo Borges de Andrade, membro do conselho da Andrade Gutierrez; e Adriano Pinho, diretor-presidente da BH Aiport. Boa noite, senhoras e senhores.

Meu caro Paulo, tomo a liberdade de me dirigir diretamente a você, porque, em primeiro lugar, quero falar da minha enorme satisfação em nos reunirmos aqui hoje, na Casa de todos os mineiros, para lhe atribuir a cidadania honorária do nosso Estado.

Mais que uma homenagem a um grande parceiro de convivência agradável, mais que destacar o profissional dedicado e competente, focado no desenvolvimento da infraestrutura em transportes, mais que enfatizar o empreendedor e homem de visão ímpar, fazemos aqui o reconhecimento público e uma retribuição à altura de quem, de fato, contribuiu e ainda há de contribuir enormemente para o desenvolvimento econômico do nosso Estado.

Afirmo isso com todas as letras e com a devida ênfase por ser testemunha privilegiada do seu empenho profissional e até mesmo pessoal em promover o Aeroporto Internacional Presidente Tancredo Neves, em Confins, na mais importante sala de entrada para Minas Gerais, por transformá-lo em uma plataforma essencial ao processo de internacionalização da economia mineira.

A BH Airport, concessionária que administra o aeroporto internacional, sob a sua presidência e com o apoio de uma qualificada equipe de profissionais, abriu as portas de Minas para o mundo, com a prestação de serviços extremamente qualificados e muito bem avaliados por seus usuários.

É facilmente perceptível a sua atuação firme e operosa no trabalho de fomento à economia estadual por meio de investimentos e da modernização da infraestrutura, que trouxeram impactos significativos em diversos setores, principalmente no segmento de turismo de negócios e eventos de Minas Gerais, gerando oportunidades de trabalho e renda para os mineiros.

Destaco o seu papel na construção do novo terminal de passageiros, na ampliação do mix de lojas e no aumento da qualidade do atendimento. O resultado dessas ações é traduzido em números que retratam, ano após ano, a crescente aprovação pelos usuários. Além da nossa percepção pessoal, pesquisas realizadas com os usuários e conduzidas pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, asseveram o nível de excelência dos serviços prestados pela empresa que tão bem foi dirigida por você.

Pesquisa trimestral conduzida pelo Ministério dos Transportes, realizada em 20 dos principais aeroportos brasileiros e divulgada recentemente, mostra que, nos três primeiros meses de 2018, a qualidade dos serviços prestados pela concessionária na gestão do Aeroporto Presidente Tancredo Neves subiu mais uma posição no ranking, ocupando agora a 2ª colocação, com nota de avaliação de 4,62, em uma escala de zero a cinco pontos. Uma avaliação extremamente positiva e que cresceu de forma contínua e sustentada. Em pouco mais de três anos, o aeroporto subiu dez posições no ranking, passando do 12º lugar para o 2º melhor aeroporto do Brasil.

E vejam, senhoras e senhores. Quando uma empresa coloca o conforto e a qualidade do seu atendimento como metas e propósitos de sua existência, a resposta é imediata e tem reflexo direto no seu sucesso. Desde o segundo trimestre de 2014, a nota dada pelos passageiros ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves cresceu 39,5%, passando de 3,31, no segundo trimestre de 2014, para 4,62 no primeiro trimestre de 2018.

Uma história de sucesso, exemplo evidente de que os setores privado e público podem e devem caminhar juntos em benefício dos cidadãos, o que também nos obriga a ser vigilantes e a trabalhar para que empreendimentos de êxito como é hoje o Aeroporto Internacional Presidente Tancredo Neves não sofram retrocessos.

Caro Paulo, como presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico desta Casa, posso assegurar-lhe que estamos verdadeiramente empenhados no projeto de fazer com que o Aeroporto Internacional Presidente Tancredo Neves seja um grande centro de conexão de voos para o Brasil e o mundo, com a ampliação da sua oferta de voos diretos para novos destinos, construção da nova pista e implantação dos projetos do aeroporto-indústria e do terminal turístico, temas frequentes nos diversos encontros que tivemos nos últimos anos. A cidadania se conquista por nascimento, portanto é inerente à vontade das pessoas, mas também, como nesta noite, é gesto de reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados à coletividade.

Muito obrigado, Paulo, por nos ter dedicado tamanha atenção e energia. Minas fica maior, mas forte e melhor ao contar com mineiros da sua estatura. Muito obrigado.

Paulo, se me permite, acho que todo mineiro tem de ter em sua casa um pacote de pão de queijo e um queijo em sua geladeira. Tem também de ter outra coisa em seu armário – se o senhor for vascaíno, passarei vergonha. Tem de ter também, no seu armário, uma camisa do Cruzeiro. Só espero que não seja vascaíno. Como somos a Casa da democracia, há outro time aqui também. Convido o João Leite, seu grande goleiro, para fazer a entrega da camisa do Atlético. Cruzeirense nunca fala essa palavra. Leve essa lembrança dos grandes times.

– Procede-se à entrega das camisas.