DEPUTADO ROBERTO ANDRADE (PSB), Autor do requerimento que deu origem à homenagem
Discurso
Legislatura 18ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 02/12/2017
Página 11, Coluna 1
Assunto ESPORTE E LAZER. HOMENAGEM.
Proposições citadas RQO 3031 de 2017
40ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 18ª LEGISLATURA, EM 24/11/2017
Palavras do deputado Roberto Andrade
Palavras do Deputado Roberto Andrade
Exmo. Sr. Deputado João Leite, representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adalclever Lopes; Exmo. Presidente da Federação Mineira de Atletismo, Mauro Roberto Fonseca França; Sr. Frederico Oliveira Motta Pessoa, superintendente de Programas Esportivos da Secretaria de Esporte; Prof. Nestor Fontes Moreira, vice-presidente da Federação Mineira de Atletismo; Sra. Ana Caroline Miguel da Silva, representando os demais atletas presentes; senhoras e senhores, é com enorme satisfação que esta Casa recebe os dirigentes, atletas, treinadores, árbitros, profissionais de educação física, professores e acadêmicos que se dedicam à prática e ao aperfeiçoamento do atletismo em nosso estado para comemorar os 80 anos de atividade da Federação Mineira de Atletismo e, conjuntamente, homenagear os atletas e treinadores que mais se destacaram em Minas Gerais durante o ano de 2017.
Criada em 1937, com a união de esforços do América Futebol Clube, Clube Atlético Mineiro, Cruzeiro Esporte Clube, Minas Tênis Clube, Paysandu Sport Clube e Clube Ginástico de Juiz de Fora, a federação, responsável por representar o atletismo amador no Estado, tem como missão a promoção e a regulamentação dos eventos ligados ao atletismo em Minas Gerais.
A federação é a única entidade que administra o atletismo olímpico em todas as suas provas no Estado, incluindo pista e campo, corridas de rua e marcha atlética, conforme regras instituídas pelos órgãos internacionais. Estamos certos de que foram difíceis e inúmeros os obstáculos que tiveram que ser superados durante estes 80 anos, os quais exigiram determinação e desprendimento de atletas e dirigentes para manter firme a causa em prol do atletismo em nosso estado.
Da mesma forma, conhecemos bem os desafios e as dificuldades que ainda hoje se colocam diante de todos aqueles que mobilizam diuturnamente seus esforços para que a prática esportiva se incorpore à vida dos mineiros de todas as idades e de todas as classes sociais.
Infelizmente, vivemos em uma sociedade marcada atualmente pela violência, que tem como vítimas, em sua maioria, justamente os cidadãos mais jovens, muitos deles ainda adolescentes. Pessoas a quem temos a obrigação moral de acolher, proteger e de apontar caminhos seguros para o seu desenvolvimento social, educacional e profissional.
Na instalação desta reunião solene, deixo aqui consignado um claro alerta, às senhoras, aos senhores presentes e aos colegas parlamentares, de que o poder público não pode se omitir diante das dificuldades operacionais e financeiras que instituições como a federação vivenciam, ao longo do tempo, as quais as impedem de avançar ainda mais na integração social pelo esporte.
Somente instituições fortes, com o devido reconhecimento de suas atribuições, e qualificadas, podem realizar, de forma permanente, missões tão essenciais quanto a desempenhada pela Federação Mineira de Atletismo. E o poder público, através do Estado, das prefeituras, das câmaras municipais, da própria Assembleia de Minas e do Congresso Nacional, precisa unir esforços para dar a elas as melhores condições possíveis de trabalho.
Durante a realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, falou-se muito em legado olímpico e na importância que o esporte tem na vida e na formação das pessoas. No entanto, o grande legado deixado pelos Jogos Olímpicos foi justamente expor quanto ainda é preciso investir objetivamente em esportes em nosso país, quanto precisamos estabelecer um ordenamento legal que possa fortalecer as entidades responsáveis por sua promoção e valorizar seus dirigentes, treinadores e atletas.
Vejo na imprensa nacional e na imprensa internacional que a boa organização e regulação dos eventos esportivos são a base para o sucesso de várias modalidades esportivas mundo afora. Nos Estados Unidos, por exemplo, os calendários são perenes, com as datas de realização de cada evento, como campeonatos de futebol, basquete, hóquei, atletismo, todos ajustados a permitir ao público o melhor aproveitamento possível.
Como exigir de nossas entidades responsáveis pela organização e pela promoção dos esportes se negamos a elas o mínimo de estrutura para isso? É justamente por isso que, tão importante como comemorarmos a longevidade de instituições como a Federação Mineira de Atletismo, em seus 80 anos, e reverenciarmos atletas e treinadores, precisamos nos colocar na busca por instrumentos legais que possam favorecer o seu pleno funcionamento. Muito obrigado.