DEPUTADO ANTONIO LERIN (PSB), Presidente "ad hoc". Autor do requerimento que deu origem à homenagem
Discurso
Legislatura 18ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 29/08/2017
Página 2, Coluna 1
Assunto HOMENAGEM.
Proposições citadas RQO 2977 de 2017
26ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 18ª LEGISLATURA, EM 24/8/2017
Palavras do presidente (deputado Antonio Lerin)
Palavras do Presidente
Boa noite a todos e a todas. Quero saudar meu grande amigo e companheiro, presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro, Carlos Siqueira. Obrigado pela deferência em atender o convite do PSB de Minas Gerais para estar presente aqui, nesta noite. Cumprimento os meus amigos, o deputado federal Júlio Delgado, grande liderança, e o deputado federal George Hilton, que enaltecem e engrandecem o PSB de Minas com ações no Congresso Nacional. Cumprimento nosso grande companheiro, o presidente estadual do partido, ex-prefeito da capital mineira, presidente da Frente Nacional e que hoje preside o Conselho da Frente Nacional. É um dos melhores prefeitos que o Brasil apresentou para o mundo. Receba nossas considerações e lealdade. Nosso amigo, irmão e pai, prefeito de Sabará, Wander Borges, grande amigo, companheiro. Agradeço a você e ao Henrique Barreto por me aceitarem nos quadros do PSB de Minas Gerais. Recebam minha eterna gratidão. Cumprimento nosso colega, o vereador José Roberto Fernandes, que representa aqui todos os vereadores do PSB mineiro. Também saúdo, em nome do Gelson Leite, presidente do PSB municipal, todos os presidentes municipais de nosso querido PSB. Cumprimento todas as lideranças de vários partidos aqui representados. Obrigado por atenderem nosso convite. Agradeço, de forma especial, a todos os movimentos socialistas que crescem, não só o PSB em Minas, mas também o PSB do Brasil. Quero mostrar a cada um de vocês a importância que tem dentro de nosso partido. Estou aqui, um pouco emocionado.
A nossa assessoria fez um discurso de aproximadamente 40 páginas. Serei amigo de vocês. Deixarei o coração falar, falar desse PSB que completa 70 anos. Esse partido vem, em toda a sua trajetória, numa história bonita e brilhante de João Mangabeira, de Arraes. Quero falar de uma felicidade, de nosso grande líder que Deus chamou para nos representar no céu. Refiro-me ao nosso querido Eduardo Campos. Na pessoa da Renata e do João Henrique, deixo aqui nosso abraço a toda a família socialista. Seus ideais não pararam porque todos nós representamos o nosso PSB, um partido de credibilidade ímpar. Neste momento em que o País atravessa uma crise moral e ética, temos orgulho de levantar a bandeira do nosso PSB.
Quero, nesta simples homenagem em comemoração aos 70 anos de fundação do nosso querido partido, agradecer a cada cidadão e cidadã que acredita num país melhor, num país diferente; que acredita em uma nova política, que é apresentada pelo nosso PSB. Agradeço a todos os vereadores e prefeitos presentes. Podem ter orgulho de dizer que são do PSB. Eu, em minhas andanças por toda Minas Gerais, querido presidente Siqueira, sinto-me orgulhoso quando um cidadão de bem, um cidadão comum, me pergunta:
“Mas, deputado, você é de qual partido?” Eu sou do PSB. “Ainda bem, porque, se fosse de A ou B, você não teria o nosso apoio.” Então, tenho certeza de que é com essa grandeza que o nosso PSB irá às urnas em 2018, para que possamos eleger o maior número de representantes para defender os nossos ideais, os ideais dos nossos antepassados que hoje representamos, seja nas câmaras municipais, seja nas assembleias legislativas, seja no Congresso Nacional.
Quero dizer, companheiros, da alegria de estar aqui nesta noite. Comecei a minha trajetória na minha querida Uberaba aos 7 anos, vendendo picolé. Comecei engraxando os sapatos dos vereadores em Uberaba. Olhava a câmara, ia às sessões da noite e falava: um dia vou ser vereador. E me tornei o vereador mais votado da história de Uberaba. Só um detalhe: não fui eleito por questões de legenda partidária, mas quis o destino e a vontade de Deus que o Lerin, o cabeçudinho lá do Triângulo Mineiro, fosse convidado a entrar nas fileiras do PSB.
Hoje, mais de 10 anos se passaram, e estamos aqui. Não foi fácil. Foram três mandatos de vereador. Muitas vezes, eu vinha de Uberaba para cá de carro para conseguir umas bolas na Secretaria de Esportes. Eu me sentava ali naquela galeria e olhava os deputados neste Plenário e pensava: o sonho não acabou. Um dia vou ser deputado. E hoje estamos aqui no nosso segundo mandato defendendo o povo mineiro.
Sei que temos muitos outros desafios e quero dizer a vocês que sonhar é muito fácil, mas transformar o sonho em realidade depende de muita persistência, garra, determinação e, acima de tudo, de ser companheiro dos companheiros. Ninguém chega a lugar algum sozinho.
E, nesta noite, quero conclamar todos os companheiros socialistas para que possamos nos unir cada vez mais e superar as nossas diferenças, as nossas desigualdades momentâneas e pensar em um projeto maior chamado Brasil. Por que não o PSB ocupar a Presidência da República? Por que não ocupar o governo de Minas? Por que não ocupar as principais cidades do nosso estado? Mas, para isso, precisamos de lealdade, de companheirismo. Que cada vereador, cada prefeito, cada dirigente do nosso partido tenha esse compromisso de lealdade com o PSB.
Estou percorrendo os quatro cantos de Minas Gerais, porque é muito triste você chegar a uma cidade, encontrar-se com o vereador, com o prefeito ou com uma liderança partidária e eles dizerem: “Os deputados do PSB nunca nos procuraram para pedir apoio, e acabamos apoiando candidatos de outros partidos”. Então, isso não vai mais existir no PSB. Onde precisar de um deputado estar presente para pedir apoio para os candidatos do PSB, nós estaremos presentes, nos 853 municípios de Minas Gerais, mostrando que temos força, posição e que queremos fazer a diferença nas eleições do nosso estado e do nosso país.
Quero encerrar agradecendo a cada um de vocês que vieram nesta noite prestigiar esta simples homenagem do povo mineiro aos 70 anos de fundação do PSB. Podem ter certeza de que hoje começa uma transformação, porque queremos e podemos. Não queremos ler a história dos outros, mas fazer a própria história.
Tenho certeza de que cada liderança que está aqui nesta noite também quer escrever a sua própria história. Podem contar com os dirigentes da estadual, das municipais. Não tenham vergonha, sintam orgulho em dizer: “Eu sou da família PSB, eu sou 40, quero o melhor para o meu país, o melhor para minha Minas Gerais”.
Um grande abraço a todos. Que Deus continue no coração de cada um de vocês. E, para continuar vendo Minas Gerais e o Brasil com bons olhos, basta colocar uma gota de Lerin nos olhos. Que Deus os abençoe. Um grande abraço a todos.