Pronunciamentos

DEPUTADO ROBERTO ANDRADE (PSB), Autor do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Transcurso do 90º aniversário de fundação da Universidade Federal de Viçosa - UFV.
Reunião 32ª reunião ESPECIAL
Legislatura 18ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 02/09/2016
Página 3, Coluna 1
Assunto EDUCAÇÃO. ENSINO SUPERIOR. HOMENAGEM. UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV).
Proposições citadas RQO 2575 de 2016

32ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 18ª LEGISLATURA, EM 29/8/2016

Palavras do deputado Roberto Andrade

O deputado Roberto Andrade - Exmo. Sr. deputado Anselmo José Domingos, representando o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Adalclever Lopes; Exma. Sra. Profa. Nilda de Fátima Ferreira Soares, reitora da Universidade Federal de Viçosa; Exmo. Sr. João Cruz Reis Filho, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Marco Antônio, quando você disse que era ex-aluno, o João não gostou, porque o que ele tem de mais importante e precioso, além da família e tudo mais, é ser ex-aluno da universidade; então o cerimonial consertou e o colocou como ex-aluno da Universidade Federal de Viçosa); Exmo. Sr. Marco Antônio Viana Leite, subsecretário de Assuntos Municipais da Secretaria de Estado de Governo e ex-aluno da Universidade Federal de Viçosa; Exmo. Sr. Márcio Rosa Portes, subsecretário de Ensino Superior; Exma. Sra. vereadora Marilange Pinto Coelho Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Viçosa; Exmo. Sr. José Tarcísio Amorim, assessor especial da Reitoria da PUC-Minas; Prof. Evaldo, ex-reitor da universidade, membro da direção da nossa universidade; vereador Helder, presidente da Câmara Municipal da nossa querida Ervália; senhoras e senhores; vocês não fazem ideia da minha satisfação, como deputado filho de Viçosa, de prestar homenagem aos 90 anos da nossa magnífica Universidade Federal de Viçosa, instituição símbolo da nossa cidade.

Falar aqui das qualidades da UFV como uma das melhores do Brasil, referência no mundo inteiro em área como ciências agrárias, pesquisas e tecnologias desenvolvidas é desnecessário, porque é algo que todos já sabem. O que quero ressaltar, nesta noite, é a importância da universidade para o desenvolvimento da Zona da Mata, em especial dos municípios da microrregião de Viçosa. Arthur Bernardes, quando exercia o cargo de presidente do Estado de Minas Gerais, mostrou-se um estadista notável, ao idealizar a Escola Superior de Agricultura e Veterinária – Esav –, pois, na posição em que estava e com o poder que tinha, ele poderia ter trazido para a sua terra natal uma grande indústria ou uma empresa estatal – empreendimentos que, sem dúvida, também gerariam riquezas para Viçosa e região; porém, muito provavelmente, esses benefícios, que seriam importantes para aquele momento, poderiam já não estar entre nós. Afinal, qualquer que seja o tipo de capital – público ou privado – não permanece para a eternidade.

No entanto, o nosso mais ilustre conterrâneo era um homem visionário, cuja visão enxergava décadas à sua frente. E, em vez de pensar no conforto imediato dos filhos, pensou no futuro distante dos netos. Para a nossa sorte, ele, como um idealista determinado, optou por um tipo de investimento pouco comum naquele tempo e trouxe para Viçosa o maior dos empreendimentos humanos: a fábrica de saberes, que é uma instituição de ensino superior.

Prof.ª Nilda, começamos com 25 alunos, não é mesmo? E hoje são 20 mil. A universidade começou com 25 alunos naquele prédio principal lá. Hoje, ao vermos o nosso câmpus, até nos emocionamos de tão bonito. O viçosense tem muito orgulho da universidade. Estou vendo aqui Marco Aurélio Simão. No início da universidade, quando ela ainda era do Estado, meu pai e meu avô contavam que o Estado acostumava atrasar 10 meses o salário dos funcionários. E o pai do Marco Aurélio, o Sr. Abdala Simão, que tinha o comércio, a Casa Glória, na época bancava os professores, os servidores da universidade. Depois, com a federalização, em 1961, a universidade se desenvolveu mais.

Realmente Arthur Bernardes foi um visionário quando criou para sua terra uma universidade. Se hoje os filhos e as filhas desta terra se destacam nos cenários estadual e nacional, certamente não é pelo poderio econômico, mas pela autoafirmação que só o conhecimento pode lhes proporcionar. Muitos viçosenses sequer teriam chance de entrever um futuro melhor se não existisse a nossa estimada Universidade Federal de Viçosa. Quantos filhos dessa região não teriam tido a chance de fazer um curso superior se não fosse a UFV?

Por onde andamos, a gente acha um ex-aluno da universidade. Aqui, na Assembleia mesmo, temos vários alunos concursados que fazem parte do corpo técnico, no governo do Estado, no governo federal. Para todo lado que a gente anda encontramos um ex-aluno da nossa UFV. Isso nos alegra muito e é sinônimo de prestígio para nossa universidade. Também é merecido: “Sou lá de Viçosa”; formei-me lá, que bom”.

E se o saber é a nossa vocação por natureza, queremos que a Universidade Federal de Viçosa continue gerando cada vez mais conhecimento. Queremos que os empreendedores da nossa região tenham capacidade de discernimento e de percepção para saber aproveitar mais as pesquisas desenvolvidas pela universidade. Não podemos nos contentar em ser apenas exportadores de tecnologia. Temos de aproveitar mais o fruto que não para de nascer em nossa terra: a educação contínua e abundante. Se somos a cidade educadora é graças à UFV. Temos alunos e professores que saíram da universidade para espalhar conhecimento em outras instituições da cidade e da região. Estamos predestinados a educar as pessoas para o resto de nossa vida. E assim vamos continuar, com orgulho, exercendo a nossa vocação, levando o conhecimento para cada vez mais pessoas.

Também quero destacar o imprescindível trabalho dos homens e das mulheres que construíram a Universidade Federal de Viçosa ao longo destas décadas. Foram milhares de professores, servidores e estudantes que contribuíram para edificar a universidade que hoje tem três câmpus. A essas pessoas abnegadas, também presto minha homenagem.

Ao completar 90 anos de história, a UFV merece os aplausos e as homenagens do povo mineiro. Por isso, em nome da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, parabenizo a Universidade Federal de Viçosa pela rica contribuição para o desenvolvimento científico, social e econômico de Minas Gerais e do Brasil. Parabéns, UFV!