DEPUTADO ROBERTO ANDRADE (PTN)
Discurso
Legislatura 18ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 17/11/2015
Página 9, Coluna 1
Assunto CALENDÁRIO.
Proposições citadas RQO 2002 de 2015
45ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 18ª LEGISLATURA, EM 6/11/2015
Palavras do deputado Roberto Andrade
O deputado Roberto Andrade - Boa noite a todos, presidente e autor do requerimento, meu ilustre colega Paulo Lamac; reitora Profa. Nilda; demais membros da Mesa; secretário João Cruz. Na realidade eu não havia planejado fazer um pronunciamento. Vim apenas trazer um abraço aos amigos de Viçosa, à Profa. Nilda, aos ex-alunos do Coluni e ao deputado Paulo Lamac, muito ligado a educação, presidente da nossa Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, que tem como principal bandeira nesta Casa a defesa da educação. Mas, já que me deram a palavra – e político não pode ver um microfone –, faço rapidamente um cumprimento ao Coluni e à Profa. Nilda.
Lembro-me da instalação do Coluni há 50 anos. Alguns alunos do Colégio Viçosa foram fazer o Coluni. Elias Charbil é meu tio e foi professor lá; é um dos que idealizaram esse colégio, assim como a Meire, tia da minha esposa, que muito tempo depois foi trabalhar no Coluni. José Moanes é meu primo e foi diretor do Coluni. Nascemos e vivemos em Viçosa, conhecemos a história do Coluni e sabemos a diferença que isso faz. O que o deputado Paulo Lamac falou é muito importante: quiséramos o Brasil ter Colunis espalhados por todos os Estados e por todas as cidades! Mas vamos chegar lá porque os governantes têm que entender que a educação tem que ser realmente a nossa prioridade, tem que ser o nosso principal ponto. Com educação, todos os nossos problemas podem ser resolvidos.
O deputado Paulo Lamac sabe melhor que eu, pela sua formação e dedicação a essa bandeira da educação, que, com educação, resolvemos os problemas da saúde, das drogas, da violência, do emprego, do desenvolvimento. A educação é o primeiro passo para resolvermos todos os outros problemas de um país, de um Estado, de um município. Então fica aqui o meu desejo: quisera termos vários Colunis espalhados por este Brasil. Enquanto não os temos, ficam as nossas homenagens e os nossos cumprimentos à direção da universidade, à direção do Coluni, aos alunos, aos servidores deste colégio, que tem sido um orgulho para todos nós, viçosenses.
Orgulhamo-nos muito da nossa universidade. Artur Bernardes, há oitenta e poucos anos poderia ter levado qualquer coisa para Viçosa. Na época ele era presidente do Estado e poderia ter levado para lá uma indústria, uma siderúrgica, qualquer coisa, mas foi um visionário e falou: “Vou levar para a minha cidade natal uma universidade”. E é por isso que temos a nossa Universidade Federal de Viçosa. Muito obrigado a todos e uma boa noite.