Pronunciamentos

DEPUTADO IVAIR NOGUEIRA (PMDB), Autor do requerimento que deu origem à homenagem.

Discurso

Homenagem a Humberto Eustáquio César Mota, presidente da Dufry do Brasil e do Conselho Superior da Associação Comercial do Estado do Rio de Janeiro – ACRJ.
Reunião 64ª reunião ESPECIAL
Legislatura 17ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 02/12/2014
Página 2, Coluna 1
Assunto HOMENAGEM.
Observação O número que acompanha o Requerimento Sem Número, constante do campo Proposições, é para controle interno, não fazendo parte da identificação da Proposição referida.
Proposições citadas RQS 2611 de 2014

64ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 27/11/2014

Palavras do deputado Ivair Nogueira


O deputado Ivair Nogueira - Boa noite a todos. Queria cumprimentar o deputado Gustavo Corrêa, meu amigo, esse grande e respeitado deputado por vários mandatos, que aqui representa o deputado Dinis Pinheiro, nosso amigo e dileto presidente desta Casa. Gostaria também de cumprimentar o nosso homenageado Humberto Eustáquio César Mota, presidente do Dufry do Brasil e do Conselho Superior da Associação Comercial do Rio de Janeiro; Rogério Nery, secretário de Desenvolvimento Econômico, aqui representando o nosso amigo Alberto Pinto Coelho, governador do Estado; o deputado federal Rodrigo de Castro, nosso amigo e parceiro; Eduardo Azeredo, ex-deputado federal, ex-governador do Estado e eterno amigo – quando era prefeito de Betim, ele foi prefeito de Belo Horizonte; Paulo Mendes, desembargador; Antônio de Padova Marchi Júnior, procurador de justiça e presidente do Instituto de Ciências Penais; Maurício Roberto Gomes de Mattos, presidente do Conselho de Administração do Clube de Regatas do Flamengo.

Em primeiro lugar, quero trazer ao meu amigo Humberto Mota, ora homenageado, um abraço especial do nosso presidente Dinis Pinheiro, nesta noite muito bem representado pelo deputado Gustavo Corrêa, nosso companheiro nesta Casa.

Antes de me referir ao homenageado, considerando que estamos chegando ao final de mais um mandato, não poderia deixar de, em uma pequena prestação de contas, falar do companheiro deputado Dinis Pinheiro, jovem talentoso que, ao longo dos quatro anos em que exerceu a presidência desta Casa, soube transformá-la, com muita competência e dinamismo, fazendo com que a Assembleia Legislativa pudesse interiorizar o seu trabalho a cada dia e aproximar a população das discussões importantes que proporcionou. Mas essa competência não se verifica apenas durante o período em que o deputado Dinis Pinheiro esteve à frente da presidência desta Casa; o mesmo se viu também nos mandatos de outros presidentes que passaram por esta Casa, que tem a felicidade de contar com um corpo de pessoas do mais alto gabarito, que fizeram desta Assembleia Legislativa uma das assembleias mais respeitadas do País.

Faço essa observação como amigo e companheiro do deputado Dinis Pinheiro, que certamente gostaria muito de estar aqui, Dr. Humberto, mas que hoje está recebendo um título de cidadão honorário, o que o impediu de comparecer a esta solenidade. De qualquer forma, trago, em seu nome, um forte abraço, pelo reconhecimento que tem de sua pessoa, do seu dinamismo, do seu pioneirismo e, acima de tudo, por tudo aquilo que representa, tendo ocupado ao longo da sua vida cargos muito importantes, nos quais contribui de forma bastante positiva para o desenvolvimento econômico de nosso estado e do nosso país.

Para nós, desta Casa, aqui por mim representada, como autor do requerimento que deu origem a esta homenagem que teve a aquiescência de todos os deputados, é uma honra abrir as portas desta Casa Legislativa e recebê-los no Plenário do nosso Parlamento mineiro. Vejam que Minas Gerais é um estado festivo, assim como esta cidade. Como comentávamos há pouco no Salão Nobre, há mais de 11 eventos também de grande magnitude ocorrendo hoje na cidade de Belo Horizonte.

Mais uma vez, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais se reúne para homenagear personalidades relevantes no cenário mineiro e nacional. Nesta noite, a ocasião não poderia ser diferente e menos importante. Tenho a enorme felicidade de receber o jornalista, advogado e administrador Humberto Mota. Ao longo da vida profissional, ele sempre exerceu funções em empresas privadas e públicas, fomentando o desenvolvimento econômico e a geração de emprego, por meio de atitudes empreendedoras e comprometidas com o crescimento do País.

Hoje, ocupa a presidência da Dufry do Brasil e do Conselho Superior da Associação Comercial do Rio de Janeiro. É membro conselheiro de importantes empresas nacionais e internacionais. É presidente do Conselho da Associação Nacional das Empresas Concessionárias de Aeroportos Brasileiros e membro do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Aviação Civil.

Para além das funções e da dedicação à vida privada, Humberto Mota destaca-se por ter ocupado também importantes cargos nas áreas governamentais, entidades classistas e comunitárias, o que demonstra sua dedicação às causas sociais e humanitárias. Entre outras funções, foi secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro; presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos; chefe de gabinete da Secretaria de Planejamento do Governo do Estado de Minas Gerais; assessor da presidência da Metais de Minas Gerais S.A., a Metamig; assessor especial do ministro de Estado da Fazenda; presidente do plano estratégico da cidade do Rio de Janeiro; fundador e presidente da Agência Rio – Promoção, Desenvolvimento e Meio Ambiente; e presidente do Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro, além de diretor da Construtora Convap.

Como não poderia deixar de ser, é também membro do Rotary Club. Mota também participou das reuniões da Rio+20 integrando a delegação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, da qual é membro. Tem participado ainda de missões comerciais e governamentais nas Américas, Europa, Ásia e África. Está periodicamente ministrando palestras sobre temas políticos e econômicos, participando de debates, publicando artigos em jornais e revistas sobre temas da conjuntura sócio-político-econômica.

Falar de todas as homenagens e condecorações que recebeu tornaria meu discurso extenso e cansativo. Cabe apenas enfatizar que as aproximadamente 20 honrarias refletem o trabalho de uma vida, na precisão dos detalhes e dedicação com o todo. É por isso que, com muita alegria, ressalto entre amigos o quão querido é Humberto Mota.

E hoje, de volta a Belo Horizonte, cidade em que morou e viveu, embora seja da nossa querida Minas Novas, e, tendo convivido por muito tempo também na nossa querida Pitangui, estou certo da emoção que deve estar sentindo agora por rever tantos amigos. E por saber o quanto esse ilustre homem valoriza a amizade, não poderia deixar de conceder esta homenagem, que não é minha, mas desta Casa, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, do povo mineiro, e reconhecer a importância dessa trajetória para os familiares, amigos e todos aqueles que conhecem Humberto e fazem parte dessa bonita história.

Humberto Mota é símbolo de dinamismo e empreendedorismo, que são traços marcantes ao longo de sua trajetória e sua bela história. Por esses meritosos feitos, recebe esta justa homenagem e reconhecimento desta Casa. Talvez, meu amigo Humberto, esta Casa tenha até demorado para lhe prestar uma homenagem simples, tendo em vista as tantas outras que você recebeu, que são importantes, que constam do seu currículo. Esta Casa fez questão de trazê-lo aqui e reconhecer tudo o que você fez pelo nosso estado, pelo Rio de Janeiro, como presidente dos Correios, enfim, por todas as funções que exerceu e toda a contribuição, de forma decisiva, não só com o nosso estado, mas também o nosso país. Então, em nome desta Casa, do presidente desta reunião, deputado Gustavo Corrêa, do deputado Dinis Pinheiro e dos demais deputados desta Casa, queremos parabenizá-lo por esta simples homenagem, mas que é feita de coração, com muita gratidão. Muito obrigado!