DEPUTADO BOSCO (PT DO B), Presidente "ad hoc". Autor do requerimento que deu origem à homenagem.
Discurso
Legislatura 17ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 03/09/2014
Página 19, Coluna 1
Assunto HOMENAGEM.
Observação O número que acompanha o Requerimento Sem Número, constante do campo Proposições, é para controle interno, não fazendo parte da identificação da Proposição referida.
Proposições citadas RQS 2809 de 2014
50ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 29/8/2014
Palavras do presidente (deputado Bosco)
O presidente (deputado Bosco) - Muito boa noite, senhoras, senhores e crianças, já que temos aqui algumas crianças preciosas participando também conosco deste momento singular. No início deste nosso pronunciamento, quero primeiramente fazer agradecimento a Deus por estar nos propiciando, proporcionando este momento lindo e maravilhoso para todos nós participarmos desta reunião solene e especial em homenagem a uma pessoa tão bela e especial.
Quero saudar de forma muito especial o Dr. Maruan e falar-lhe da alegria deste parlamento em ter esta oportunidade de render-lhe homenagens. Saúdo também o pastor Wanderci Fernandes da Silva; os Srs. Emílio, presidente da Smea, cuja presença agradeço; André Barcelos, chefe de gabinete do nosso amigo deputado federal Luís Tibé; e, com muito carinho e alegria, a presença feminina na nossa Mesa de trabalhos da Sra. Rita Resende de Del Bianco, representando todas as mulheres presentes nesta noite.
É uma alegria, Dr. Maruan, caros convidados e convidadas, para todos nós que compomos o Parlamento mineiro. Sem dúvida nenhuma esta é uma noite memorável, será e ficará registrada nos anais da história da Assembleia de Minas Gerais. Uma Casa repleta de convidados e convidadas, de pessoas especiais, especiais porque foram convidadas pelo Dr. Maruan para compartilhar com ele este momento de alegria e felicidade. Diria alegria não só para o Dr. Maruan, mas com certeza para toda a sua família, todos os seus amigos e amigas, seus seguidores e também, é claro, para este humilde deputado, que teve a grata satisfação de ser o autor da proposição que culminou nesta reunião, que tem também o apoio do deputado Dinis Pinheiro, estimado presidente da nossa Assembleia, que, caro Dr. Maruan, não pôde estar presente, em virtude de outros compromissos. No entanto, fez questão de nos pedir e recomendar que transmitíssemos seu abraço afetuoso e caloroso ao Dr. Maruan.
Costumo dizer que esta nossa missão de parlamentar nos reserva muita coisa boa. É uma missão de poder ser instrumento de servir às pessoas, ou seja, de servir às pessoas que necessitam realmente do Estado, do apoio do Parlamento mineiro e, sobretudo, do governo de Minas Gerais. Mas essa missão de homem público, Dr. Maruan, também nos proporciona um legado muito importante. Eu diria que é o legado mais interessante da vida pública, que é conquistar novos amigos, fazer novas amizades. E, a partir deste dia e desta noite, passamos a conhecer, de fato, o Dr. Maruan, pessoa magnífica, conhecida de todos os senhores e senhoras que têm o privilégio de conviver mais próximos dele, de participar dos seus trabalhos, de partilhar com ele a sua missão.
Hoje este deputado tem a felicidade não só de ser o autor desta proposição, mas também de conviver agora com ele. Quero pedir a Deus que seja a primeira de tantas oportunidades que terei, Dr. Maruan, pelo histórico, pelas informações, pelas referências que obtivemos do senhor. Realmente é uma alegria imensa saber que em Minas existem pessoas de bem, pessoas boas e pessoas que realmente fazem da sua profissão um instrumento para transformar a vida dos outros e ajudar os outros.
Quero agradecer à Rita, que foi a intermediária, a interlocutora para que pudéssemos ter a iniciativa de propor à Assembleia Legislativa de Minas Gerais esta reunião solene, esta reunião especial. A proposição, Rita, foi aprovada unanimemente pelos deputados desta Casa.
Nosso homenageado da noite de hoje, há mais de duas décadas, se destaca pela boa prática da medicina, pela medicina praticada com as mãos e com o coração. O Dr. Maruan Naouaf Eljaouhari faz soar verdadeira como nunca a expressão comum de que a existência do médico só se justifica pelo desejo de servir ao ser humano. Esse homem de moral e valores diferenciados nasceu na pequena cidade de Nanuque e, jovem ainda, se mudou com a família para Belo Horizonte - aliás, para nossa alegria, para alegria desta cidade e de toda a Região Metropolitana. Aqui se formou em medicina, tornando-se um homem reconhecido por seus valores profissionais e pessoais.
Para o Dr. Maruan, o remédio mais importante para o tratamento de seus pacientes nunca foi o que está à venda nas farmácias, mas sim a mistura de atenção, respeito, capacidade de ouvir, aconselhar e medicar. Esse seu atendimento faz toda a diferença para seus pacientes. Ele é nosso médico, um médico à moda antiga, daqueles que encontram tempo para partilhar, cultivar e deixar florescer a relação médico-paciente. É um médico que inspira confiança em momentos delicados da vida daqueles que o procuram para uma consulta, um conselho, uma ajuda. Ele é também, ou quem sabe, principalmente, o homem das ações humanitárias, do voluntariado, do trabalho junto às pastorais que aqui estão representadas, do atendimento aos locais carentes de assistência e às pessoas necessitadas.
O evangelista Lucas, padroeiro dos médicos, impregnava a atividade médica de amor, compaixão e solidariedade. Segundo ensinamentos, em lugar do ouro pelo cuidado aos enfermos, pedia como recompensa pelo tratamento que as pessoas ouvissem dele a história de Jesus e se redimissem dos seus erros, buscando o caminho do bem.
Para todos os que conhecem o Dr. Maruan parece ter sido esta a inspiração para sua vida. Ser um profissional competente, mas também ser um homem comprometido com seu semelhante. Parabéns, Dr. Maruan.
Neste mundo competitivo, onde prevalece o ter sobre o ser, onde as pessoas cultivam o individualismo e a carreira, devemos prestar justo tributo às boas pessoas e às boas ações, para que estas sejam valorizadas, se multipliquem e se tornem exemplos a seguir, e exemplos de pessoas a ser seguidas. Dr. Maruan, sua conduta de vida é digna das honrarias desta Casa, do povo mineiro e de tantas outras, por esta Minas Gerais, por tudo que o senhor tem feito.
Estamos certos de que, no decorrer do exercício de sua profissão, de sua bondade, de sua missão, muitas vezes, o senhor ouviu a frase: “Obrigado, doutor”. Com certeza, muitos foram os pacientes que, no decorrer e logo após uma consulta, dirigiram-se ao senhor dizendo: “Muito obrigado, doutor”. Então mais uma vez: “Obrigado, doutor”. Hoje, não por uma consulta ou por um aconselhamento, mas pela pessoa, pelo ser humano e pelo exemplo que o senhor é, que deverá ser seguido por todos nós, por todos os mineiros e por todas as mineiras. Muito obrigado, doutor.