Pronunciamentos

DEPUTADO ANSELMO JOSÉ DOMINGOS (PTC)

Discurso

Transcurso do 70º aniversário de fundação do Hospital Municipal Odilon Behrens, do Município de Belo Horizonte.
Reunião 48ª reunião ESPECIAL
Legislatura 17ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 28/08/2014
Página 24, Coluna 1
Assunto CALENDÁRIO.
Observação O número que acompanha o Requerimento Sem Número, constante do campo Proposições, é para controle interno, não fazendo parte da identificação da Proposição referida.
Proposições citadas RQS 2744 de 2014

48ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 25/8/2014

Palavras do deputado Anselmo José Domingos


O deputado Anselmo José Domingos - Exmo. Sr. Deputado João Leite, representando neste ato o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas, deputado Dinis Pinheiro; Exma. Sra. Paula Martins, superintendente do Hospital Municipal Odilon Behrens; senhoras e senhores, boa tarde.

É com grande alegria que comemoramos os 70 anos do Hospital Odilon Behrens exatamente aqui, na Assembleia de Minas. Fundado pelo saudoso ex-presidente, então prefeito Juscelino Kubitschek, o hospital é referência em Belo Horizonte, Minas Gerais e no Brasil, principalmente pela qualidade dos serviços prestados e atendimento eficiente.

Esta celebração veio até mim por meio da sugestão do doutor e companheiro Célio Frois, que atua como diretor de ensino e pesquisa do hospital. Sinto-me extremamente honrado em poder proporcionar esta justa homenagem.

Nesses 70 anos, há muito o que comemorar. Inicialmente, sob a coordenação do Dr. Odilon Behrens, o hospital recebia poucos pacientes. Com a demanda aumentando, o local passou a ter 24 horas de funcionamento. Até 1989 ele era de uso restrito dos funcionários da Prefeitura de Belo Horizonte. Naquela época, eu mesmo me tratei lá, pois era funcionário da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Porém, a partir da década de 1990, essa instituição passou a ser integrada ao Sistema Único de Saúde – SUS –, o que marcou sua história.

Atualmente o Odilon Behrens conta com mais de 2.800 funcionários comprometidos, incluindo médicos renomados de todas as especialidades. Possui 481 leitos distribuídos em 2 unidades: Unidade Hospitalar Nossa Senhora Aparecida, no Bairro São Paulo – onde meu pai, Dr. José Domingos, atuou como médico na década de 1970 até o início dos anos 1980 –, e Núcleo de Cirurgia Ambulatorial, sendo 100 deles equipados com terapia intensiva.

Desde 2012, a Dra. Paula Martins assumiu a gestão como superintendente do hospital, exercendo um trabalho exemplar, juntamente com os diretores Dr. José Luiz Lopes, profissional extremamente competente, cuja carreira acompanho de longa data; Dr. Célio Frois, um amigo, que sempre fala com grande entusiasmo do trabalho realizado pela equipe do hospital – sei que ele está lá há pouco tempo, mas sempre menciona os aspectos positivos, a demanda atendida; Dra. Celeste Dantas; Dr. Guilherme Antonini; e a enfermeira Maria Lúcia Sales.

O pronto-socorro é referência em atendimento, onde se operam verdadeiros milagres, fornecendo urgências clínicas e traumatológicas e recebendo, em média, 420 pacientes por dia, sendo 20% do total originários de fora da nossa Capital.

Em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de Ouro Preto, o Odilon Behrens também é um hospital de ensino que auxilia na formação de profissionais da área médica em diversas especialidades.

Destaco ainda o trabalho dedicado do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, que vem desenvolvendo uma administração com ótimos resultados na área da saúde em nosso município. Preocupado com a ampliação da rede, priorizando a reforma e a melhoria do atendimento nas diversas unidades, a capital mineira conta com infraestrutura de destaque nacional. Possui 147 unidades básicas, com 583 equipes do Programa Saúde da Família, 5 unidades de referência secundária, 9 centros de referência em saúde mental, 9 centros de convivência, 9 centros de especialidades médicas, 1 centro municipal de oftalmologia, 1 centro municipal de imagem, 5 laboratórios distritais, 2 centros de reabilitação, 2 centros de referência em infectologia, 2 centros de atenção em saúde do trabalhador, 1 centro de especialidades odontológicas, 8 unidades de pronto-atendimento, 3 centros de esterilização, 1 centro de controle de zoonoses, 1 hospital metropolitano, que está em construção no Barreiro, bairro onde moro. Se esse hospital funcionar nos mesmos moldes do Odilon Behrens, a população de Belo Horizonte, da Região Metropolitana e de toda a Minas Gerais terá um atendimento de primeira linha.

O exemplo que queremos para o hospital metropolitano, coroando toda essa infraestrutura de saúde em Belo Horizonte, é o Hospital Odilon Behrens.

A prefeitura de Belo Horizonte também disponibiliza 170 medicamentos básicos, ação que tem custo de R$1.000.000,00 por mês, oito vezes maior que o estabelecido pelo Ministério da Saúde. Por todos esses fatores e pelo crescimento do Hospital Odilon Behrens é que estamos aqui hoje comemorando os 70 anos de muito trabalho e dedicação. Sabemos que o objetivo do hospital é oferecer um serviço de excelente qualidade aos usuários. E o resultado é exemplar: 86% de satisfação com os atendimentos prestados.

Entretanto, não posso deixar de destacar que esta aprovação de 86% não se refere ao prédio, não se refere a equipamentos, não se refere a tecnologias avançadas que lá são executadas, mas, sim, ao trabalho desenvolvido por todos os profissionais de todos os setores, que dedicam parte de sua vida em favor dos que chegam ao hospital com algum sofrimento, encontrando ali acolhimento, conforto, alívio e cura.

Parabéns a todos os que participam dessa obra. Parabéns pelo belo trabalho que realizam diariamente. Parabéns, Odilon Behrens. Obrigado e boa tarde a todos.