DEPUTADO CÁSSIO SOARES (PSD), Presidente "ad hoc".
Discurso
Legislatura 17ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 22/08/2014
Página 18, Coluna 1
Assunto CALENDÁRIO.
Observação O número que acompanha o Requerimento Sem Número, constante do campo Proposições, é para controle interno, não fazendo parte da identificação da Proposição referida.
Proposições citadas RQS 2679 de 2014
43ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 18/8/2014
Palavras do presidente (deputado Cássio Soares)
O presidente (deputado Cássio Soares) - Caríssimos senhoras e senhores, mais uma vez, é uma satisfação muito grande tê-los aqui conosco nesta sessão solene, de tamanha importância, principalmente para a cidade de Campo Belo, que é privilegiada não só por ter um representante nesta Casa Legislativa mas por ele ser um dos melhores representantes desta Casa Legislativa, defendendo os interesses da querida Campo Belo. Aproveito para cumprimentar a Sra. Maria Aparecida Cambraia Esteves, ou se me permite, Cambraia, presidente dos Serviços de Obras Sociais - SOS - de Campo Belo; e o meu dileto amigo, deputado Duarte Bechir, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem. Ele presta as suas reverências ao Município de Campo Belo e ao SOS não só por meio desta homenagem, mas por meio de ações. Sou testemunha ocular factual, meu caro Duarte. Durante o tempo em que fui secretário de Estado de Desenvolvimento Social, não foram poucas as vezes em que o deputado Duarte Bechir esteve no nosso gabinete solicitando recursos, de forma incansável, para o atendimento das entidades que representa. E a SOS foi contemplada pelos seus recursos no ano de 2013, assim como foi dito aqui pela presidente Cambraia. Campo Belo pode se orgulhar do representante que tem aqui na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.
Construir um mundo melhor e mais justo pela promoção da assistência aos que dela necessitam tem sido, há 40 anos, o objetivo do Serviço de Obras Sociais de Campo Belo. O exemplo do SOS, como é mais conhecido, é um fator de mobilização de toda a sociedade do município, excelente indicativo da construção de uma cidadania responsável e solidária. Trata-se, por outro lado, de manter viva uma prática humanista no contexto de um mundo cada vez mais impessoal e apressado, no qual o egoísmo e o anonimato regem as relações sociais.
Portanto, é com inteira justiça que a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais reconhece a excepcional qualidade dos serviços prestados a uma camada da população tão necessitada de esperança. São idosos, doentes e pessoas carentes que vêm tendo garantidas as suas necessidades básicas, como alimentação, higiene e moradia, com mais de 50 casas em diversos pontos da cidade para acolher quem poderia, de outra forma, estar na rua.
O SOS atende por ano mais de 5 mil famílias, melhorando sua qualidade de vida e promovendo sua dignidade. A plena cidadania, além de uma questão de direitos e deveres sociais, requer a participação e o esforço coletivo na formação de um mundo mais justo, no qual sejam diminuídas as diferenças de oportunidades.
Esse esforço comunitário dos moradores de Campo Belo reflete a generosa mentalidade do grupo, hoje capitaneado pelo dinamismo e competência de Maria Aparecida Cambraia Esteves e Maria Lúcia Mendonça e Torres.
Trata-se de um exemplo a ser multiplicado, pois apenas com o espírito do voluntariado pode o país realmente avançar no efetivo combate à miséria e à pobreza. Esse instrumento de resgate do ser humano em situação de carência ou risco social é uma das iniciativas de maior sucesso em Minas Gerais, motivo suficiente para realizarmos essa homenagem. Em nome de todo povo mineiro representado nesta Casa, unimo-nos à luta do SOS de Campo Belo pela consecução dos seus esforços, espelho de um trabalho ético altamente respeitável. Muito obrigado.
A Sra. Maria Aparecida Cambraia Esteves - Gostaria de fazer uma correção. Na atual diretoria, há duas vice-diretoras. Uma delas é a Maria de Lourdes Pimenta. E há ainda as nossas tesoureiras, secretárias e voluntárias.