DEPUTADO AGOSTINHO PATRUS FILHO (PV), Autor do requerimento que deu origem à homenagem.
Discurso
Legislatura 17ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 22/05/2014
Página 23, Coluna 1
Assunto HOMENAGEM.
Observação Os números que acompanham o Requerimento Sem Número e o Decreto Sem Número, constantes do campo Proposições, são para controle interno, não fazendo parte da identificação das Proposições referidas.
Proposições citadas RQS 2733 de 2014
Normas citadas DSN nº 6558, de 2011
26ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 19/5/2014
Palavras do deputado Agostinho Patrus Filho
Palavras do Deputado Agostinho Patrus Filho
Boa noite, senhoras e senhores. Permitam-me saudar o Exmo. Sr. deputado Ivair Nogueira, 1º-vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, que nesta cerimônia representa o deputado Dinis Pinheiro, presidente desta Casa; o Sr. Raffaele Peano, presidente da Fundação Torino Escola Internacional, nosso homenageado nesta noite; a Exma. Sra. Aurora Russi, consulesa da Itália em Belo Horizonte; o Sr. Valentino Rizzioli, vice-presidente executivo do grupo Fiat Chrysler do Brasil; o Sr. Giacomo Regaldo, presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais; a Dra. Silvana Rizzioli, presidente da UBQ em Minas; o Dr. Alfredo Leggero, diretor industrial do grupo Fiat Chrysler; o Sr. Paulo Ferreira, diretor da Fiat Engenharia Powertrain; o Sr. David Ferrina, diretor de informática da Fiat; e o Sr. José Eduardo Lima Pereira, presidente da Casa Fiat de Cultura. Queria saudar todos os empresários aqui presentes, na pessoa do Sr. Pietro Sportelli, industrial do ano pela Fiemg e presidente da Etra.
Falar de Raffaele Peano é falar de luta, de trabalho, de busca por ideais, de firmeza de caráter e de determinação. Trata-se de um personagem plural, denso, que exerceu e exerce funções de grande relevância, imprimindo, em cada uma delas, as digitais de sua formidável inteligência e de seu singular dinamismo.
Desde pequeno, na sua Cuni, como dizem os piemonteses, capital da província homônima, incrustada no Sul da região italiana de Piemonte, contou com o amor e a dedicação de seus pais para superar as dificuldades materiais enfrentadas por uma família de campesinos no período pós-guerra.
O apoio da família, somado à obstinada crença em seus objetivos, levaram Raffaele Peano a construir uma trajetória profissional exemplar. Durante décadas, desde que se formou na escola profissionalizante da Fiat, em Turim, nos idos de 1966, ocupou diversos cargos na empresa, sempre se destacando pela perseverança e pela competência.
A excelência do trabalho desenvolvido no grupo Fiat o fez transpor as fronteiras da Itália. Veio para o Brasil em 1984, aos 35 anos, onde permaneceu inicialmente por oito anos. Ainda prestou serviços em unidades da Polônia e da Argentina antes de retornar ao Brasil, no ano de 2000. Do platô em forma de cunha, no sopé dos Alpes Marítimos, Raffaele Peano veio se amontanhar nas Gerais. Instalou-se na pátria Minas, caminho entre a terra e o céu, enaltecida na poesia do compositor mineiro Marcus Viana.
Espírito com sede de novos e belos horizontes, inquieto como nuvens no céu, Dr. Peano logo encontrou outras missões em nossa capital. Desde 2006 é o presidente da Fundação Torino Escola Internacional e do Centro de Língua e Cultura Italiana, por onde já passaram centenas de alunos.
O slogan da Fundação Torino, "A escola que ensina a pensar", traduz com perfeição o trabalho pedagógico ali desenvolvido, dentro do entendimento de que a missão de preparar o outro é uma das formas mais nobres de ajudar o próximo.
Segundo o educador Rubem Alves, há escolas que são asas. De fato, educar não é só escolarizar. A educação é um campo da dimensão humana gerador de solidariedade, de transformação, de ética e de responsabilidade. O administrador Raffaele Peano segue à risca essa sentença. As marcas de suas mãos e a argamassa de seus ideais proporcionam voos edificantes a todos os que procuram a Fundação Torino em busca de qualificação.
Versátil e polivalente, sempre empenhado em ações de integração entre o Brasil e a Itália, o homenageado também empresta sua capacidade laborativa em outras funções prestigiosas como a vice-presidência da Câmara Italo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais e a presidência da Associação Cultural Ítalo-Brasileira - Acibra-MG.
Dono de uma biografia profissional riquíssima, o Dr. Peano vive de olhos postos no futuro. Sabe que a qualidade é importante diferencial competitivo no mundo contemporâneo, por isso integra também a diretoria da União Brasileira para a Qualidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das organizações e da sociedade. No auge de sua capacidade produtiva, mas já vislumbrando uma atividade prazerosa para desempenhar quando se afastar do mercado de trabalho, retomou suas origens e voltou para onde havia começado: o campo. Desde 2005, começou a produzir, nos vinhedos da Patagônia argentina, o vinho Viva, com a qualidade de quem tem nas suas origens o sabor do Barolo, rei dos vinhos, vinho dos reis.
Fácil notar um liame, um fio condutor, um traço de união que acompanha a trajetória de Raffaele Peano em todas as atividades que desempenha: o ideal empreendedor. Segundo o escritor Augusto Cury, ser empreendedor é executar sonhos. Novos métodos de gestão, formas de organização corporativa inovadoras e qualidade nos processos são alguns dos atributos que acompanham a vida profissional do nosso homenageado e lhe conferem o reconhecimento pelas instituições por onde passa.
Mas não existe profissional de excelência sem um arcabouço consistente de valores morais. É aqui que Dr. Peano nos mostra os pilares de sustentação das catedrais que constrói. Os valores transmitidos pelos pais são conservados de maneira intransigente pelo homenageado e por sua dedicada família. Foi com esses princípios que Raffaele Peano construiu uma sólida base familiar. D. Rosita Cagliero, esposa e amiga, com quem compartilha, há 37 anos, uma vida conjugal harmônica; a filha, Cristina, herdeira das habilidades e dos valores que nos fazem estar reunidos hoje para prestar o tributo ao seu pai; e a pequena Isabella, a neta de 8 meses, recompensa maior que a vida lhe concedeu, símbolo de esperança e renovação, Dr. Peano, não apenas elas sentem hoje justificado orgulho. Nós, os amigos de amizades construídas na faina cotidiana, também sentimos. E, fundamentalmente, os mineiros, os legatários do seu trabalho, compartilham hoje esse mesmo sentimento de alegria por suas vitórias e realizações.
Por derradeiro, dirijo-me ao amigo Raffaele Peano para dizer-lhe que é com muito orgulho que o Estado de Minas Gerais o recebe como Cidadão Honorário. Trata-se de um justo e merecido reconhecimento pelo excepcional trabalho realizado durante todos estes anos e pelo grande ser humano que é. Por seu caráter e brilhantismo, eu só poderia finalizar dizendo: nós, mineiros, estamos felizes por agora ter Peano como mineiro. Muito obrigado.