Pronunciamentos

DEPUTADO ANSELMO JOSÉ DOMINGOS (PTC), Autor do requerimento que deu origem à homenagem.

Discurso

Transcurso do 100º aniversário da chegada do escotismo ao Estado de Minas Gerais.CALENDÁRIO.
Reunião 25ª reunião ESPECIAL
Legislatura 17ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 22/05/2014
Página 20, Coluna 1
Observação O número que acompanha o Requerimento Sem Número, constante do campo Proposições, é para controle interno, não fazendo parte da identificação da Proposição referida.
Proposições citadas RQS 2614 de 2014

25ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 16/5/2014

Palavras do deputado Anselmo José Domingos


Palavras do Deputado Anselmo José Domingos

Boa noite a todos. Exmo. Sr. deputado Dalmo Ribeiro Silva, coautor do requerimento que deu origem a esta homenagem, representando o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro. Deputado Dalmo Ribeiro Silva, recordo-me de que estive aqui há alguns anos quando V. Exa. também propôs uma homenagem ao escotismo pelos seus 100 anos. Também participei daquela belíssima homenagem. Exmos Srs. Alexandre Puliti, diretor regional do Distrito Escoteiro Metropolitano; Milton Martins, vereador de Sete Lagoas - tive conhecimento de que o senhor prestou também uma belíssima homenagem em sua cidade aos escoteiros; Exma Sra. Maria José de Souza, akelá de alcateia do Grupo Escoteiro Alferes Tiradentes, representado o deputado Celinho do Sinttrocel, que também é autor do requerimento que deu origem a esta homenagem; Exmo. Sr. André Luiz Gomes, representando a diretora regional dos escoteiros de Minas Gerais; escoteira Joyce Fabíola da Cunha; senhoras; senhores; jovens; todos os presentes.

A data de hoje marca um momento muito especial: são 100 anos da chegada do escotismo a Minas Gerais. Há 100 anos os mineiros são exemplo na prática do escotismo.

O escotismo tem como principal bandeira o desenvolvimento do jovem, baseado na promessa e na lei escoteira. Dessa forma o jovem assume seu próprio crescimento ao tornar-se exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. O escotismo é defensor dos animais e é uma entidade de voluntários sem fins lucrativos.

Ressalto os objetivos do escotismo, pois acredito na juventude brasileira, que possui a capacidade de transformar o nosso mundo. Ela tem sonhos e uma grande força para transformá-lo em realidade. Por isso, acreditar nos jovens é a forma de melhorar o ambiente em que vivemos. E o escotismo tem feito isso de maneira especial.

Escoteiros e escoteiras, lobinhos e lobinhas, pioneiros e pioneiras e chefes, destaco o trabalho de todos vocês entre tantos amigos que poderia citar por intermédio do chefe Paulo Henrique, que é totalmente apaixonado por essa causa e que tantas vezes se reuniu comigo aqui nesta Casa e na Câmara Municipal, quando eu era vereador, para tratar de interesses da comunidade. Ele é escoteiro há 26 anos. Imaginem. É um longo tempo se dedicando a formar e a desenvolver jovens em Minas Gerais. Ele cresceu e se tornou adulto nos fundamentos do escotismo. Essa é a sua vocação. Digo isso do Paulo como digo de todos os chefes presentes. Atualmente, o Paulo Henrique faz parte do 107 Grupo Escoteiro Coronel Vicente Torres Junior, que conta com 230 associados, a maioria da região do Barreiro, onde também moro. Visitei recentemente o grupo, acompanhado pelo vereador Juliano Lopes, aqui representado pelo Eduardo Português, seu assessor. Muito obrigado pela presença. Leve um abraço ao vereador Juliano. Vi de perto o belo trabalho que ali é realizado. Muitos jovens e crianças estão empenhados em participar do trabalho voluntário e em tornar-se adultos de destaque. Parabéns, Paulo e todos os chefes, pelo belíssimo trabalho. Sei que aqui contamos com a presença maciça do Grupo 107, da nossa querida região do Barreiro.

Sou escoteiro honorário, nomeado pelo Grupo de Escoteiros do Ar Padre Eustáquio, aqui de Belo Horizonte, que, além das atividades originárias do escotismo, desenvolve as atividades orientadas para a aviação e o ambiente aeronáutico, aeromodelismo, entre outros. Na solenidade de posse como escoteiro, li o depoimento de um pai ao chegar a uma reunião escoteira: “Vi adolescentes trabalhando em equipe; vi laços de respeito e amizade entre todos os que estavam presentes; vi crianças prontas para ajudar; vi correria e alegria em todo canto”. Esse depoimento me marcou muito, e vejo isso todas as vezes que visito um acampamento, uma reunião de vocês, como aquela que aconteceu no ELO.

Em Minas Gerais, o escotismo tem destaque. São mais de 100 grupos no Estado, sendo 18 em Belo Horizonte. São mais de 6 mil associados. O primeiro grupo foi instalado na cidade de Rio Novo, em 23/12/1914. Na época, era chamado de Grêmio dos Bandeirantes Mineiros, unidade escoteira sob direção do Ten. Alípio Dias.

Um escoteiro de destaque foi Caio Vianna Martins, que, mesmo após um acidente de trem na Serra da Mantiqueira tê-lo atingido, na década de 1930, ainda prestou socorro às demais vítimas, sempre se espelhando na frase: “O escoteiro caminha com suas próprias pernas”. Há pouco recebi em meu gabinete o comendador Marco Antônio, que me lembrou de uma pessoa que estava nesse acidente.

Também foi escoteiro em Minas Gerais nosso querido ex-presidente da República e ex-governador Itamar Franco. Recentemente, no dia 23 abril, comemoramos o Dia Mundial do Escoteiro. Realmente, foi um momento para celebrar, afinal são 40 milhões de pessoas no mundo lutando por dias melhores. Temos muitos exemplos disso. A Organização Mundial do Movimento Escoteiro - OMME - busca exemplos e boas práticas de escotismo pelo mundo. Os escoteiros do Brasil se destacaram na avaliação e receberam certificação internacional, o que mostra a qualidade do escotismo exercido no nosso país.

Outro destaque atual estava em uma reportagem que li recentemente, por isso a menciono aqui: dois escoteiros percorreram 1.000km de bicicleta para cruzar o Estado da Paraíba, - um estado muito carente do nosso país - de Oeste a Leste, do sertão à Zona da Mata, com o objetivo de levar mensagens de prevenção do câncer para crianças, adolescentes e jovens que encontravam pelo caminho. São dois exemplos de homens apaixonados pelo escotismo, que fazem de tudo para melhorar a vida de muitos. Está aí o sentido de ser escoteiro, está aí a razão pela qual acordamos e vamos à luta todos os dias.

Por tudo isso a emoção por ser parte nesta noite desta mais digna homenagem, juntamente com os colegas deputados Dalmo Ribeiro e Celinho do Sinttrocel. O amigo José Renato me mandou esta frase hoje: "Sempre alerta para servir". Estamos juntos pelo escotismo. Muito obrigado.