DEPUTADO AGOSTINHO PATRUS FILHO (PV), Autor do requerimento que deu origem à homenagem.
Discurso
Legislatura 16ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 18/05/2010
Página 57, Coluna 3
Assunto HOMENAGEM.
Observação O número que acompanha o Decreto Sem Número, constante no campo Norma Citada, é para controle interno, não fazendo parte da identificação da Norma referida.
Normas citadas DSN nº 4751, de 2008
8ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, EM 13/5/2010
Palavras do Deputado Agostinho Patrus Filho
Boa noite a todos e a todas. Exmo. Deputado Alberto Pinto Coelho, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais; Exmo. Governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia; Exmo. Alberto Medioli, Diretor-Geral do Grupo Sada; Exmo. Danilo de Castro, Secretário de Governo; Dr. Giacomo Regaldo, Presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais; Sr. Eduardo Antônio Rocha Oliveira, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas; Laura Medioli, Presidente da Sempre Editora, esposa do amigo, nosso eterno Deputado Vittorio Medioli, a quem peço que leve o nosso abraço, a nossa alegria em tê-lo como amigo da família e a nossa eterna gratidão pelas homenagens que nos prestou, principalmente no falecimento da minha mãe e do meu pai, fato de que eu e meus irmãos não nos esquecemos; Alberto nasceu em Parma, na Itália. Lá cresceu saboreando deliciosos “prosciutto” de Parma e “formaggio parmigiano-reggiano”, ao som de “La Donna è Mobile”, de Giuseppe Verdi, seu conterrâneo. Tendo a felicidade de apreciar sempre a Piazza Romanesca Garibaldi, em Parma, a mais bela do país. O Parma, time de sua cidade, tem uma das mais apaixonadas, barulhentas e calorosas torcidas do “Calcio”. Formou-se em Administração pelo Instituto Técnico Comercial M. Melloni Parma, atuou como sócio Diretor da Sada Transporte de Milão nos anos de 1974 a 1983. De 1983 a 1988, trabalhou como sócio Diretor da Sada Transportes de Cassino - FR - Itália. Chegou ao Brasil em 1990 e escolheu Belo Horizonte como seu novo lar e Sete Lagoas como o novo local de trabalho. Nessas terras mineiras, um belo horizonte foi vislumbrado por Alberto Medioli. Casado com Cristina, aqui teve seus filhos Luíza e Luca, este já campeão mineiro de esqui na neve e apaixonado como o pai por futebol. Em Minas Gerais, Alberto deu seqüência a sua já sólida carreira profissional ao lado de seu irmão Vittorio. Dedicou-se também a criar laços entre seu país natal e Minas Gerais, fundando a Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira de Minas Gerais e sendo eleito seu primeiro Presidente.
Como grande empreendedor que é, foi fundamental no aumento dos ramos de atuação da empresa. Hoje o Grupo Sada atua nos setores de transporte e logística, autopeças, bioenergia, reflorestamento e gráfico, com os jornais “O Tempo” e “Super”, este um caso de sucesso, visto que já se tornou líder nacional em vendas. Empregando 4 mil trabalhadores e acreditando nesta terra e na capacidade de superação de sua gente, anunciou, ano passado, investimentos de R$345.000.000,00 em Minas, nos próximos anos. Mesmo com tamanha responsabilidade, Alberto não se esquece de suas raízes, de sua terra, de sua família. Pelo menos duas vezes ao ano, nas férias, vai a Parma encontrar-se com sua mãe, Anna, e seu irmão Francisco. De lá, traz ensinamentos e energia para seguir com suas exitosas iniciativas. Manter esse amor ao local em que iniciou a nossa história e onde encontramos pessoas que amamos é, sem dúvida, um sentimento típico da mineiridade, reconhecido nos mineiros.
Alberto, passo a passo, como bom mineiro, foi, com seu bom humor, sua generosidade e afeto, conquistando a amizade e o carinho de todos nós. Com empresas que atuam em áreas com o menor IDH de Minas, Alberto gera oportunidades e possibilidades para aqueles que mais precisam delas. E desperta em todos admiração e respeito. Com o time de vôlei Sada, resgata a paixão dos mineiros por esse esporte. Permito-me citar o poeta e escritor português Fernando Pessoa: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”.
Entendo Alberto Medioli como uma pessoa que nunca se acomodou, sempre buscou o novo, superou-se, passou por cima de obstáculos e fez a travessia. Por tudo isso, não ficou à margem de si mesmo. Por isso, é digno e merecedor desta nossa homenagem. Por tudo isso, por tudo mais que haveria de dizer, é uma grande satisfação, para nós, entregar, hoje, a você, Alberto Medioli, o Título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais. Muito obrigado.