DEPUTADA ROSÂNGELA REIS (PV)
Discurso
Comenta o crescimento do número de acidentes na Rodovia BR - 381 e
solicita providências dos Governos Federal e Estadual para sua
duplicação, especialmente no trecho entre os Municípios de Belo Horizonte
e Governador Valadares. Informa que a Ordem dos Advogados do Brasil -
OAB-MG - ingressou com Ação Civil Pública contra a União para liberação
de recursos para essa obra.
Reunião
97ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 16ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 06/11/2009
Página 62, Coluna 3
Assunto TRANSPORTE.
Aparteante WANDER BORGES, CÉLIO MOREIRA.
Legislatura 16ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 06/11/2009
Página 62, Coluna 3
Assunto TRANSPORTE.
Aparteante WANDER BORGES, CÉLIO MOREIRA.
97ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª
LEGISLATURA, EM 28/10/2009
Palavras do Deputado Rosângela Reis
A Deputada Rosângela Reis - Sr. Presidente, Deputado Hely
Tarqüínio; caros Deputados presentes; prezado público; imprensa;
servidores desta Casa Legislativa; telespectadores da TV
Assembleia que nos assistem neste momento; companheiros de
Ipatinga, presentes nas galerias, senhores e senhoras; ocupo esta
tribuna para fazer um desabafo e prestar algumas informações sobre
o que tem acontecido na BR-381, chamada Rodovia da Morte. Essa é
uma BR estrategicamente importante pela economia gerada pela
região e vem amedrontando toda a população do Leste de Minas,
trazendo insatisfação e uma mistura de medo e frustração. Até
quando essa rodovia será palco de tantas tragédias, em que,
anualmente, milhares de pessoas saem feridas e centenas mortas?!
Isso é muito sério.
Quero apresentar as diversas páginas de jornais que vieram da
imprensa até mim. Se apertar aqui, sai sangue, pois várias vidas
foram ceifadas ao longo destes dias. Estão aqui os noticiários da
imprensa mineira que trazem relatos graves, péssimos. Na manhã de
ontem, um homem morreu carbonizado - está aqui a matéria do jornal
- preso às ferragens de sua carreta, que transportava oxigênio,
depois que ela bateu de frente com uma betoneira e ainda foi
atingida por outro caminhão que trafegava em sentido contrário, no
Km 222, entre Belo Oriente e Santana do Paraíso, no Vale do Aço.
No último sábado, dia 24, uma mulher morreu e três pessoas ficaram
gravemente feridas após outra batida frontal, dessa vez entre um
carro de passeio e uma carreta, no Km 162, próximo a Governador
Valadares. No mesmo dia, na altura de Naque, um rapaz morreu e sua
namorada ficou ferida depois que seu carro perdeu o controle na
curva e capotou por diversas vezes. Na última quinta-feira, dia
22, aconteceram três acidentes pela manhã, em locais diferentes da
BR-381. Deixaram um saldo de três mortos e três feridos em estado
grave: das 7h50min às 9h30min, um homem ficou morto entre as
ferragens de seu veículo, que se chocou de frente com um
microônibus, no Km 378, conhecido como Curva do Mel, próximo a São
Gonçalo do Rio Abaixo, até ser resgatado. No Km 319, próximo a
Nova Era, um carro rodou na pista e bateu de frente com um
caminhão, provocando mais uma morte. E próximo ao trevo de Caeté,
a colisão frontal de dois carros deixou um morto e três feridos
graves.
São locais diferentes da mesma perigosa rodovia, que liga Belo
Horizonte a Governador Valadares, de pista única, com mais de
200km sem acostamento, de um total de 301, e marcada por uma média
de 2,5 curvas por quilômetro. Cada vez que um acidente fatal como
esses acontece, a 381 tem o tráfego interrompido por algumas
horas.
O que ocorreu com a carreta que transportava oxigênio e se
incendiou ontem, por exemplo, deixou o trânsito interrompido por
mais de cinco horas. Os transtornos causados à economia e às
pessoas que por ali trafegam é apenas mais uma consequência da
situação dessa rodovia.
Todos sabemos que acidentes nas estradas em geral estão entre os
maiores responsáveis por ceifar precocemente a vida dos
brasileiros, seja por fatores relacionados aos motoristas, como
imprudência e falta de responsabilidade, seja pelas condições das
vias e do tempo. Mas a BR-381, campeã de acidentes, feridos e
mortos entre todas as rodovias federais que cruzam o nosso grande
Estado, é um caso à parte. Eu diria mesmo, um caso de calamidade
pública, para o qual toda a sociedade, os governos, principalmente
o federal, têm de continuar, sem tréguas, a perseguir soluções
urgentes. E a mais importante delas é a conclusão reforçada da
duplicação dessa BR. Estamos lutando desde o início do nosso
mandato para que realmente isso se concretize, promovendo
audiências públicas, como a que ocorreu em março deste ano e
contou com a participação de quase todos os envolvidos. Sem
dúvida, essa duplicação é de fundamental importância.
Trata-se de trecho imprescindível para as economias mineira e
brasileira. O transporte de carga já é responsável por grande
parte do volume de veículos que por ali trafegam diariamente, e,
para se ter uma ideia, as projeções para 2014 revelam que, apenas
sob a responsabilidade da Usiminas, caso ela recupere o cronograma
de expansão de seus investimentos no Vale do Aço, o volume de
veículos fazendo abastecimento diariamente nesse trecho deve
crescer cerca de 62%. Já o escoamento será responsável por um
crescimento aproximadamente de 18% no número de caminhões.
O Deputado Wander Borges (em aparte) - Deputada Rosângela Reis,
quero fazer coro com V. Exa. por seu pronunciamento, haja vista
que nos últimos 30 a 40 dias esse assunto não veio à baila aqui na
Assembleia, mas já contabilizamos algo em torno de 60 mortes. Na
realidade, o que deve ocorrer é uma retificação na 381, sobretudo
no trecho de Belo Horizonte a João Monlevade - são 108km. Essa é
uma necessidade premente. Do jeito que está indo, teremos obras em
2012 e 2013. Dos 10 contratos para a realização do projeto
executivo, apenas 8 estão em andamento. Ainda não se viu ninguém
na estrada fazendo algum tipo de medição, topografia, que nos
desse esperança de que o governo está trabalhando para duplicar e
retificar essa via. O que acaba acontecendo? Todo dia morrem
pessoas na BR-381.
Há de ressaltar que, na semana passada, estive próximo a São
Paulo e passei pela Fernão Dias, que também é a BR-381, trecho
onde praticamente não ocorre nenhum tipo de acidente. Não sabemos
o que ocorre na cabeça dos governantes, pois não há uma ação
efetiva de se priorizar esse trecho compreendido entre Belo
Horizonte, Ipatinga e Governador Valadares.
Todos sabemos onde está o maior índice de acidentes. A
contabilidade da Polícia Rodoviária Federal mostra quantas pessoas
morrem por mês em cada local de maior risco na estrada. Na curva
tal, Km 30, morrem tantas pessoas por mês. Depois de São Gonçalo
do Rio Abaixo morrem tantas pessoas por mês, na curva tal. Agora
acho que temos de acionar o Ministério Público Estadual e o
Federal. Não temos alternativa. Vamos aguardar até quando? Na
minha cidade, em 2005, morreram três Secretários Municipais.
Depois houve aquele acidente com o pessoal de Caeté. São inúmeros
acidentes. Cada dia morre um brasileiro nessa rodovia, e não vemos
nenhuma ação efetiva. É preciso criar um cronograma, um horizonte.
O DNIT tem que dizer para nós, Deputados, em que posição está a
obra, como irão fazer, qual o cronograma. Temos que voltar para lá
dia 13, paralisar a BR, ficar lá uma, duas, três horas ou fazer um
acampamento e paralisar definitivamente essa BR. Vamos ficar lá
uma hora, duas, três, quatro, dias para ver se alguém toma alguma
providência. Está faltando vergonha, está faltando
responsabilidade com a vida do próximo. Não adianta propagarmos
pelo País ou pelo Estado afora as várias ações que estão sendo
feitas para salvar vidas se na outra ponta vemos todos os dias
alguém morto nessa estrada porque passamos por ela constantemente.
V. Exa., que é de Ipatinga, principalmente. Passamos por lá e
ficamos sem saber o que nós, enquanto parlamentares, podemos
fazer. Acho que temos que fazer ecoar através desta Casa, aos
berros, ou talvez pedir pelo amor de Deus, Ministério dos
Transportes, DNIT, hoje morreu meu amigo, meu companheiro, amanhã
pode morrer seu pai, sua mãe, seus filhos. Esse é o nosso
sentimento: de perda de vidas diariamente. Quero parabenizá-la.
Vamos continuar nessa luta que é de todos os mineiros. Parabéns,
Deputada Rosângela.
A Deputada Rosângela Reis - Obrigada, Deputado Wander Borges, por
fazer coro conosco nessa luta pela duplicação da BR-381. O que
isso me mostra é a falta de planejamento, de organização e a
insensibilidade do governo federal por não fazer esse compromisso
e dar o pontapé inicial para que essas obras sejam realizadas o
mais rápido possível. Agora, Deputado Wander Borges, chega às
minhas mãos um “e-mail” da minha assessoria comunicando que há
pouco houve mais um acidente na BR-381, perto de Valadares, entre
uma “van” e um ônibus, ocasionando mais sete mortes. Então estão
aqui mais sete mortos para serem somados. Isso é um absurdo.
O Deputado Célio Moreira (em aparte) - Deputada Rosângela Reis,
quero parabenizar V. Exa. pelo pronunciamento e dizer que essa
luta, como V. Exa. coloca, é de anos. Fui Presidente da Comissão
de Transporte e participo da Frente da Duplicação da 381. O
Deputado Wander está dizendo que não sabe o que está acontecendo
com o governo. Eu sei. Está faltando boa vontade de fazer alguma
coisa, porque ninguém da família dele trafega pela 381, o corredor
da morte. Só se faz alguma coisa a partir do momento em que morre
um filho ou alguém da família.
Quero ver a Dilma ser a mãe da BR-381, dos aposentados que estão
acampados em Brasília há vários dias e meses, pedindo para
corrigir o que lhes é de direito. É preciso haver boa vontade para
resolver essas questões. Dinheiro há. Ela é a mãe do submarino,
dos aviões, mãe do não sei quê, mas não quer ser a mãe da BR-381,
do metrô de Belo Horizonte nem ser a mãe dos aposentados. O que
falta é boa vontade para fazer as coisas, porque dinheiro há.
Falta, então, ao governo federal boa vontade para salvar vidas,
principalmente na nossa BR-381.
A Deputada Rosângela Reis - Obrigada, Deputado Célio Moreira.
A OAB-MG ingressou com uma ação civil pública contra a União para
conseguir a liberação de recursos para essa obra e propõe a
responsabilização do governo federal por qualquer dano à
comunidade usuária. O DNIT e a Polícia Rodoviária Federal prometem
instalar radares para coibir o excesso de velocidade na via,
enquanto a duplicação não acontece. Defendemos essa proposta e
encaminhamos oficio ao Ministério Público Federal já pedindo que
cobrem a sinalização e a colocação de barreiras eletrônicas, mas
isso ainda não foi concretizado. O DNIT anunciou que estaria
contratando os projetos executivos em setembro, mas até hoje isso
não ocorreu.
Como Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Duplicação da
BR-381, incentivei a formação de frentes semelhantes nos
Parlamentos de Municípios que sofrem os impactos da situação da
rodovia no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares,
para que elas liderassem junto à população a coleta de assinaturas
em prol da duplicação imediata da via. Elas foram formadas em mais
ou menos 14 Municípios, e estamos em fase final de recolhimento do
abaixo-assinado, que levaremos, em caravana, o mais breve possível
ao governo federal, cobrando as soluções devidas.
Gostaria ainda de aproveitar a oportunidade para convidar os
Deputados para estar em Ribeirão das Neves amanhã, às 10 horas.
Estaremos junto com a Frente Parlamentar de Apoio à Defensoria
Pública de Minas Gerais fazendo uma visita ao mutirão que está
sendo realizado pela Força Nacional da Defensoria Pública em
Execução Penal. Ela está fazendo a análise de vários processos no
presídio de Ribeirão das Neves. Esse mutirão irá até o dia 30.
Estaremos realizando, então, essa visita e também prestigiando o
trabalho que está acontecendo naquele Município. Aproveito para
convidar os Deputados a se fazerem presentes. A saída será amanhã
às 9 horas da manhã. Muito obrigada, Sr. Presidente.