Pronunciamentos

DEPUTADO DILZON MELO (PTB), Presidente "ad hoc".

Discurso

Transcurso do 50º aniversário de fundação da Associação de Hospitais de Minas Gerais - AHMG.
Reunião 48ª reunião ESPECIAL
Legislatura 15ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 13/12/2006
Página 42, Coluna 4
Assunto CALENDÁRIO. SAÚDE PÚBLICA.
Proposições citadas RQS 2180 de 2006

48ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 15ª LEGISLATURA, EM 11/12/2006

Palavras do Deputado Dilzon Melo


Sr. Carlos Eduardo Ferreira, Presidente da AHMG; Sr. Henrique Moraes Salvador Silva, Vice-Presidente da Associação Nacional dos Hospitais Privados; Sr. Dilson Quadros Godinho Júnior, Diretor de Interiorização; prezado amigo e companheiro, Líder do meu partido, Arlen Santiago, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem, prezadas senhoras, prezados senhores, Presidentes e Diretores de hospitais, esta homenagem à AHMG pela passagem dos seus 50 anos de atividade é o reconhecimento a um permanente esforço pela união e pela mobilização dos hospitais mineiros. Em última instância, sua história é também o registro da melhoria da saúde no Estado, refletida no desenvolvimento de nosso setor hospitalar. Os 12 sócios-fundadores, apenas 1 do interior, transformaram-se, hoje, em mais de 300 associados em todo o Estado.

Entidade de classe sem fins lucrativos, a AHMG funciona de acordo com os princípios da ética médica, preocupada também com a economia popular e os interesses das instituições hospitalares. Tem sido presença marcante junto ao poder público e, ao mesmo tempo, junto às principais instituições de saúde em âmbitos nacional e internacional.

Nesse meio século transcorrido, seus responsáveis sempre se mantiveram fiéis aos princípios estabelecidos pelos fundadores, grandes luminares da medicina mineira.

Entre os pioneiros da associação, destacam-se nomes como os dos Drs. Sylvio Miraglia, Alberto Caram, Joaquim Moretzsohn, José Greco, José Baêta Viana, Hilton Rocha e Lucas Machado.

Os atuais associados dispõem de assessorias técnica, jurídica e administrativa gratuitas. Uma assessoria técnica especializada na gestão de convênios e outra na gestão do Sistema Único de Saúde oferecem acompanhamento e mediação para duas das mais complexas atividades que envolvem o setor.

Outro dos serviços de grande importância, relativo à qualificação e ao aprimoramento de recursos humanos, além de integrar os profissionais da área, vem promovendo cursos e eventos constantes e necessários.

Cerca de 500 profissionais têm sido qualificados anualmente, demonstrando o esforço da Associação em proporcionar à clientela dos nossos hospitais um atendimento sempre atualizado.

Por essa bela história de união e integração do setor hospitalar do Estado, comemoramos os 50 anos de atividade da Associação, desejando-lhe mais meio século de sucesso, por meio do mesmo trabalho sério, consciente e desinteressado.

Esta Casa, por meio do seu Presidente, também gostaria que se perpetuassem aqui os seus representantes, hoje em número de 13, talvez o segmento mais representativo na composição desta Assembléia. Que eles melhorassem não apenas em relação à quantidade, mas à qualidade, e tivessem como exemplo as atitudes do nosso companheiro Arlen Santiago, um batalhador não só pelo Norte de Minas, região tão sofrida do Estado, mas, principalmente, pela qualidade dos serviços médicos, pela valorização da vida e, acima de tudo, pelo reconhecimento do trabalho médico e hospitalar. Que esta Casa possa resguardar sempre; seja o receptáculo dessas representações médicas e possa também ser pioneira das reivindicações tão necessárias à Associação.

Deve ser difícil, para quem passa muito tempo da sua vida estudando, com ideal de ser médico, desempenhar, depois, ao longo da vida, trabalho nos hospitais e receber, de vez em quando, esmolas do setor público e, muitas vezes, o não-reconhecimento do seu trabalho e do valor médico e hospitalar.

Como farmacêutico prático, reconheço o grande trabalho que os hospitais vêm prestando em todo o nosso Estado e no nosso país. Mas, lamentavelmente, não vêem reconhecidos os esforços na prestação de bons serviços.

Que aqueles que aqui vêm representar a classe médica tenham no nosso companheiro Arlen Santiago o exemplo de luta que vem empreendendo, não só como grande médico, mas também no setor hospitalar. Espero que o setor hospitalar não viva, como já disse, de pires na mão, recebendo esmolas de vez em quando para desempenhar seu sacerdócio. Creio que só vale a pena comemorar anos de existência quando temos conquistas a apresentar. Portanto, mão na massa, porque há muito o que se fazer pela saúde de Minas. Parabéns a todos vocês, à AHMG e ao Deputado Arlen Santiago pela iniciativa desta homenagem. A Presidência manifesta a todos seus agradecimentos pela honrosa presença.