Pronunciamentos

DEPUTADO RÊMOLO ALOISE (PSDB), Presidente "ad hoc".

Discurso

Transcurso do 35º aniversário de fundação da Cooperativa de Trabalho Médico Ltda. - UNIMED.
Reunião 27ª reunião ESPECIAL
Legislatura 15ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 09/08/2006
Página 25, Coluna 2
Assunto CALENDÁRIO. SAÚDE PÚBLICA.
Proposições citadas RQS 1999 de 2006

27ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 15ª LEGISLATURA, EM 7/8/2006

Palavras do Deputado Rêmolo Aloise


Exmos. Srs. Helton Freitas, Diretor-Presidente da Unimed-BH; Maurício Leão de Rezende, Presidente do Conselho Regional de Medicina; Jésus Almeida Fernandes, Vice-Presidente da Associação Médica Brasileira; Deputados Carlos Pimenta e Doutor Viana, autores do requerimento, e Deputado Célio Moreira.

Cumprimentamos também a Sra. Marylurdes Lana Reis, esposa do homenageado, e a Sra. Cláudia Pimenta, esposa do Deputado Carlos Pimenta, representante da Regional de Montes Claros.

Estendemos nossos cumprimentos aos Diretores da Unimed-BH Luiz Otávio Garibalde Mortoza e Paulo Borém, aos conselheiros técnicos e membros dos comitês, em nome da Sra. Cleonice Crispim, funcionária mais antiga da família Unimed.

Senhoras e senhores, a vida política neste parlamento nos traz algumas surpresas. Inicialmente, peço licença aos meus nobres colegas para quebrar o protocolo e não ler o que foi preparado pela assessoria desta Casa. Quando os Deputados falam sobre um determinado assunto, aquele que fala por último, geralmente, repete o que já foi dito. Assim sendo, para não ser cansativo... Você está rindo, não é, Roberto? Com suas dificuldades lá do Ipsemg, mas isso faz parte da nossa vida política. Deputado Doutor Viana, Deputado Carlos Pimenta, em 1997 eu era 1º-Secretário desta Casa. Esta Casa tem quatro Deputados de quarto mandato, e eu sou um deles. Nosso querido Agostinho Patrús gostaria de implementar nesta Casa uma medicina que estivesse na questão privada. Temos um corpo de médicos e funcionários que atendiam a todos os funcionários desta Casa. Eu, como 1º-Secretário, tive o prazer de assinar o primeiro convênio com a Unimed, e começamos uma grande jornada, que se completa: dez anos com intervalo de um ano.

O que quero ressaltar é a luta do Carlos e do Viana. Eu, como médico, ocupei todos os cargos desta Casa, menos o de Presidente, e espero que o futuro me dê essa oportunidade. Lembro-me, representando a Mesa desta Casa - O Marcos está ali de cabeça baixa -, nós quebramos o protocolo de fazer o pregão para a assistência médica da Assembléia. Só faltaram excomungar-me. Os funcionários chegaram a meu gabinete e disseram o seguinte: “Mexam em nossos salários, mas não mexam naquilo que temos de melhor”. Eu, como médico, dono de hospital... Em 1º/4/71, Roberto, formei-me em medicina. Sou mais velho do que a Unimed, que foi criada em dezembro de 1971, são 35 anos de convívio. E vou falar o quê? São 11 mil segurados. Tenho esses dados todos. Sou o Deputado mais antigo ou menos jovem do que aqueles que estão aqui, conheço essa história toda. Então, se 11 mil pedem que nos tirem o salário, mas não nos tirem a Unimed...

Mas tem coisas na vida a que você só dá valor quando perde. Houve uma nova discussão, afastei-me do processo e entreguei-o aos demais para que retornassem a Unimed a esta Casa. Tenho certeza absoluta de que o preço não foi tudo, porque, Doutor Viana, desta tribuna onde nós temos o poder, dizia que saúde não tem preço. Não é, Doutor Viana? A Unimed tem defensores nesta Casa, tem mais 10 Deputados. Gostaria de dizer ao Helton que, em 35 anos, ele é o 5º Presidente. Preocupei-me. Eu disse: como é que o Helton chegou a Presidente? Quando subiu àquela tribuna, com a experiência que tenho, notei uma voz tranqüila, calma, serena. Acho que ele tornou-se Presidente pelo valor da sua tranqüilidade e pela firmeza das suas palavras. A Unimed está muito bem representada. Que Deus o conduza! Porque plano de saúde não é para qualquer um. É coisa difícil. Tanto é que sabemos de quantos e quantos começam e não terminam. E 35 anos não são um dia, são uma quilometragem muito grande.

Gostaria de lançar um “slogan” aqui hoje. Tenho vários quilômetros pela vida. Você olha aquelas placas que dizem: “Fique tranqüilo, aqui tem Unimed”. Gostaria de lançar um “slogan”, mas com direitos autorais: “Não fique tranqüilo, aqui não tem Unimed”.

Muito obrigado e parabéns a todos. Que Deus os proteja.