DEPUTADO GUSTAVO CORRÊA (PFL), Autor do requerimento que deu origem à reunião especial.
Discurso
Legislatura 15ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 06/12/2005
Página 47, Coluna 4
Assunto CALENDÁRIO.
Proposições citadas RQS 1873 de 2005
83ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 15ª LEGISLATURA, EM 2/12/2005
Palavras do Deputado Gustavo Corrêa
Exmos. Srs. Deputado Doutor Viana, colega de partido, que, nesta solenidade, representa o Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Mauri Torres; Deputado Bilac Pinto, Secretário de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, representando o Governador do Estado, Aécio Neves; Rodrigo Diniz Mascarenhas, Diretor-Presidente da empresa homenageada nesta noite, RM Sistemas; Mauro Tunes Júnior, Vice-Presidente Comercial e de “Marketing” da RM Sistemas; Cláudio Notini Batista, Vice-Presidente Administrativo-Financeiro e de Recursos Humanos da RM Sistemas; meu amigo Abílio Gontijo Júnior, Presidente do Grupo Gontijo, representando os empresários presentes; caro amigo Frederico Pacheco, Secretário Adjunto de Governo; Exma. Sra. Luziana Lanna, Presidente do Conselho Estadual da Mulher; funcionários da RM Sistemas, minhas senhoras e meus senhores, amigos e amigas presentes e telespectadores da TV Assembléia.
Todos os dias o trem da sorte passa pela estação da vida. É só estar presente na hora certa, no lugar certo, com a bagagem certa. Como nós, mineiros, nunca perdemos o trem, não deu outra: o jovem Rodrigo Mascarenhas deu início a uma longa viagem pelo universo da informática. Transformou em realidade aquele princípio de que sorte é, na verdade, o encontro da oportunidade com a competência.
Mas ainda faltava um companheiro de viagem. Na primeira parada do trem da sorte, lá estava, na plataforma, outro jovem com seus sonhos na bagagem: Mauro Tunes. Juntos transformaram o sonho em realidade: começava a brilhante trajetória do que seria, mais tarde, muitas estações à frente, a hoje consagrada RM Sistemas, que, por cinco vezes seguidas, foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Há dois anos consecutivos recebe o prêmio de melhor empresa de “software” no País.
Historicamente, a RM Sistemas começa a sua trajetória na década de 80. Em 1986, Rodrigo Mascarenhas e Mauro Tunes fundam, em Belo Horizonte, a RDM - Processamento de Dados. Essa empresa é criada em um processo histórico, social e econômico difícil e turbulento em razão das contingências do Plano Cruzado. A RDM é instalada em uma pequena sala do prédio onde reside o pai de Rodrigo Mascarenhas. Nessa época, os sócios que trabalham com o computador modelo CP 500 iniciam a sua linha de produtos com o RM Folha e o RM Cont. Esse também é o período em que se inicia a comercialização de computadores e, ao mesmo tempo, acontece a VI Feira de Informática no Brasil.
Os primeiros importantes clientes do mercado mineiro são conquistados em 1987. Nesse mesmo ano, a RDM passa a se chamar RM Sistemas. Em 1988, são iniciadas as vendas no Rio de Janeiro e São Paulo. A empresa obtém popularidade com a sua exposição na Fenasoft, no Estado de São Paulo e, a partir daí, começa a freqüentar todas as feiras de informática do País. Enquanto isso, a economia do Brasil está muito fragilizada com a instauração de uma hiperinflação.
Potências mundiais na área de informática, como a IBM, planejam um futuro tecnológico. Acredita-se que, em breve, todas as pessoas possuirão computadores em suas casas.
A filial do Rio de Janeiro é criada em 1989. Esse também é o período de desenvolvimento do RM Imob e da aquisição de clientes renomados no mercado nacional, como o Grupo Pão de Açúcar e a Brahma.
O início da década de 90 é marcado pelo confisco de bens físicos e jurídicos. A população está assustada com a situação do País. Esses fatos acabaram acarretando um longo período de recessão e inflação. Mesmo com esse cenário econômico, 1990 é o ano de vitória para a RM. A empresa ganha o seu primeiro prêmio como “Software do Ano”. Esse reconhecimento foi concedido pela Associação das Empresas Brasileiras de Softwares e Serviços de Informática, como a melhor empresa de “software” do País. Nesse mesmo ano acontece a inauguração da filial de São Paulo.
O ano de 1991 marca a produção da RM Sistemas com a criação do RM Ponto. A época é caracterizada pelo fim do confisco geral, instaurado em 1990, e pela privatização das empresas nacionais. Inaugurações da filial Uberlândia, RM Fortaleza e RM Suprimentos em 1992. Período que se destaca pelo volume da utilização de computadores por toda a sociedade e pela febre dos “videogames” e jogos eletrônicos entre as crianças e os jovens.
No ano de 1993 é dado início ao Projeto Linha Windows, um marco para a informática. A RM Sistemas colhe mais um fruto de seu trabalho, o Prêmio Destaque do Ano, na categoria Software-Micros, do Anuário Informática Hoje. Com isso, a RM ocupa espaço entre as 200 maiores empresas do setor no Brasil. Esse é o ano em que o computador torna-se mais acessível para o consumidor.
Em 1994 aconteceram dois importantes fatos para a empresa mineira: a criação do RM Sistema Fest e RM Fisc. Já o Sistema Cont-Versão 8.2 ganha o prêmio “Editors Choice PC Magazine”.
Em 1995, Ribeirão Preto recebe uma filial da RM Sistemas. O jornal de circulação nacional, “Folha de S. Paulo”, premia a empresa como uma das 100 maiores do setor de informática no País. É lançado o RM Vitae. Nesse mesmo ano, a economia nacional começa a apresentar melhoras e, conseqüentemente, é estabelecido um clima de otimismo no País. É o ano da efetivação da rede mundial de computadores, a internet.
Dez anos de RM Sistemas. Em 1996, a empresa é novamente selecionada pelo jornal “Folha de S. Paulo”, mas, dessa vez, já está entre as 90 maiores empresas nacionais do setor. Mais um sucesso de lançamento: o Corpore RM. Outra novidade é a criação da “home page” da empresa. Outra crise econômica no Brasil, e a RM Sistemas, mais uma vez, resiste a esse problema a partir de meios inovadores aliados ao uso eficiente das ferramentas mais avançadas da cibernética.
O ano de 1997 é marcado pela evolução para a RM Sistemas. Nesse ano é fundada a RM Consult, e a empresa é eleita a melhor do segmento de “software” para recursos humanos pelo jornal “Computerworld”, na edição “100 Maiores da Informática”.
Mudanças no contexto socioeconômico brasileiro em 1998. Nessa época é implantada a segunda fase do Plano Real. Essa é a era da informação para crianças e jovens de todo o mundo, que se transformam em gênios dos computadores. Alterações também no modo de gestão das instituições de ensino, com o lançamento do Corpore Educacional. Criação de mais um produto: o RM Saldus. Nesse mesmo ano, a RM Sistemas recebe três certificações: a Microsoft Solution Provider, o selo Microsoft Back Office - primeira instituição brasileira de gestão empresarial a conquistar esse selo - e Melhor Empresa do Segmento de “Software” para Recursos Humanos, pela “Computerworld”.
Final da década de 90 e virada do milênio ao mesmo tempo. O ano de 1999 é considerado o ano do “bug” do milênio. Para a RM Sistemas, as inovações são constantes. Exemplo disso é a criação do Departamento de Canais de Distribuição e Aquisição, ADM Control. A empresa comemora o início do novo milênio com uma série de vitórias em 2000. Pela terceira vez, é considerada a melhor empresa de “software” de recursos humanos do País. Recebe o título 100 Melhores Empresas para Você Trabalhar, pela revista “Exame”, e ocupa o 10º lugar no “ranking” das maiores produtoras brasileiras de “software”, no balanço anual da “Gazeta Mercantil”. Os prêmios Top of Mind - Empresa Top 3 RH 2000, no segmento Informática para Recursos Humanos, nas categorias Desenvolvimento Organizacional e Administração de Pessoal; e o Cici-MG Excelência 2000, na categoria Empresa-Revelação, são outras certificações adquiridas pela empresa.
No ano de 2001, mesmo sendo um ano que se destaca por fatos graves e difíceis, como o atentado contra as torres gêmeas, nos Estados Unidos, com o conseqüente fim da hegemonia americana, além das implicações do racionamento de energia no Brasil, a RM obteve um faturamento 30% maior que no ano anterior.
A revista “Exame” escolhe, pela segunda vez, a RM como uma das 100 Melhores Empresas para Você Trabalhar. Já a revista “Info Exame” situa a empresa como uma das 200 maiores de tecnologia no Brasil; o anuário “Informática Hoje” concede o Prêmio Cidadania para o programa RM Cidadã, e a empresa também recebe o Sucesu-MG 2001.
O jornal “Hoje em Dia” escolhe o empresário Rodrigo Mascarenhas como um dos melhores de hoje na categoria Informática. Nesse mesmo ano, a Fiemg torna-se cliente do Corpore RM. São criados o Corpore CRM, a Diretoria Comercial e de “Marketing” e a Diretoria de Serviços, que é responsável pelas áreas de implantação, treinamento, customização e controle de qualidade.
O ano de 2002 é a época em que o bate-papo, por meio dos “chats”, na internet, está em alta, e que Rodrigo Mascarenhas toma posse na Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações de Minas Gerais - Sucesu. A RM Sistemas recebe o prêmio nacional 5º Top of Mind Fornecedores de RH, na categoria Empresas de Tecnologia para Administração de Folhas de Pagamento, e conquista a certificação Info 2002, na categoria Solução de ERP, contemplando o Corpore RM como o melhor sistema de gestão empresarial, segundo a revista “Info Exame”. O anuário “Informática Hoje” elegeu a RM Sistemas como a empresa-destaque do ano 2002, no segmento de assistência técnica, manutenção e suporte. Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa recebe o reconhecimento 100 Melhores Empresas para Você Trabalhar, da revista “Exame”.
No primeiro semestre de 2002, houve um crescimento de 32% do faturamento da empresa em relação ao mesmo período do ano anterior.
A RM é escolhida pela quinta vez consecutiva como empresa de destaque no segmento de recursos humanos do setor pelo jornal “Computerworld”. Abertura da primeira subsidiária internacional da RM Sistema no país irmão Portugal.
Em 2003, ano em que o mundo está com sua atenção voltada para a guerra do Iraque, a RM tem motivos para comemorar. As vendas no primeiro semestre crescem 47%, e a empresa recebe o Prêmio Mastercana 2003, o mais importante do setor agroindustrial, na categoria Tecnologia e Qualidade.
As certificações V Prêmio Minas - Desempenho Empresarial - Mercado Comum - 2002-2003, na categoria Marcas Mineiras de Expressão Nacional, “100 Melhores Empresas para Você Trabalhar”, da revista “Exame”, pelo quarto ano consecutivo, são premiações dessa época.
Ainda neste período, pela primeira vez, a RM Sistemas é considerada a nona melhor empresa para mulher trabalhar, além de ser escolhida pelo “Computerworld” como uma das 100 maiores da informática e de ser o destaque de Minas Gerais no “ranking” geral, a partir do levantamento da Info 200, da revista “Exame”. Nessa época, a empresa muda da sua sede própria, no Bairro Funcionários, para a Avenida Raja Gabaglia.
Já o ano de 2004 foi marcado pela revolução digital, a inauguração da filial em Curitiba e a chegada da RM a Porto Alegre.
Em 2005, ano em que o “blog” vira coisa séria, a RM Sistemas apresenta a linha Compacta Educacional. A empresa ganha, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio da Info 200, como melhor empresa de “software” do País, e também é considerada a melhor empresa do Brasil em tecnologia de “sofware” e serviços, a partir da certificação da revista “IstoÉ Dinheiro” de 2005.
Como todos nós pudemos constatar, minhas senhoras e meus senhores, a história da RM Sistemas é marcada pela intensidade de ação, movida pela paixão, pela competência, pelo empreendedorismo e a vontade de mudar o mundo para melhor, de seus fundadores Rodrigo Mascarenhas e Mauro Tunes, mas também e principalmente pela ação voluntária dos seus funcionários. Aliás, é bom que se diga, uma rotina da própria empresa, em sintonia com os programas sociais que inteligentemente adotou.
Hoje, a RM Sistemas emprega, direta e indiretamente, 16 mil profissionais do mais alto gabarito, que sentem orgulho de fazer parte de uma empresa pioneira, criativa, numa simples palavra: uma empresa cidadã.
É bom lembrar que essa idéia há muito saiu do papel, ganhou vida e se tornou realidade no dia-a-dia dos funcionários da RM. Ela dá a cada um deles quatro horas diárias do expediente de trabalho na empresa para que realizem atividades em instituições sociais de apoio à infância.
Outra iniciativa da RM é o projeto para a comunidade que atende a Cidade dos Meninos de São Vicente de Paulo, na recuperação de menores carentes ou abandonados, por meio do ensino profissionalizante.
Também no esporte a RM está presente, incentivando, por meio de patrocínio, o futebol e outros esportes especializados, como o “kart”.
Nesse aspecto, lamento que a RM não estivesse patrocinando o meu time, o Atlético. Se isso tivesse ocorrido, ele não teria ido para a segunda divisão.
Senhoras e senhores, como vimos, a história da RM Sistemas se confunde com a trajetória de seus fundadores, que hoje lideram um verdadeiro batalhão de funcionários engajados em suas metas, suas ações, projetando o Estado de Minas Gerais e o Brasil no cenário internacional da informática.
Por isso, nós, com os outros 76 Deputados e Deputadas, representando os 853 Municípios de Minas Gerais, não poderíamos deixar de prestar esta justa e oportuna homenagem à RM Sistemas.
E, para finalizar, uma lição que, para nós, pode ser poeticamente tirada de tudo que a história da RM Sistemas conta ao longo desses últimos 20 anos de viagem no trem da sorte, imagem criada pelo nosso amigo empresário Rodrigo Mascarenhas: “Na vida, tudo é uma questão de ângulo e luz. O mais importante está no detalhe". E o detalhe, no caso da RM Sistemas, está na visão estratégica, na paixão, na disciplina, na criatividade e na inovação, tornadas realidade pelo empreendedorismo de seus fundadores, respaldados pelo trabalho consciente de seus funcionários.
Parabéns, RM Sistemas, por existir. Minas e o Brasil se orgulham dessa jovem empresa cidadã. Muito obrigado.