Pronunciamentos

DEPUTADO ANTÔNIO ANDRADE (PMDB), Presidente "ad hoc".

Discurso

Transcurso do 50º aniversário de história da televisão em Minas Gerais, com homenagem especial à TV Itacolomi e ao Jornalista Assis Chateaubriand.
Reunião 66ª reunião ESPECIAL
Legislatura 15ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 12/11/2005
Página 53, Coluna 4
Assunto CALENDÁRIO. HOMENAGEM COMUNICAÇÃO.
Proposições citadas RQS 1843 de 2005

66ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 15ª LEGISLATURA, EM 7/11/2005

Palavras do Deputado Antônio Andrade


Exmo. Sr. Líder do Governo na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Deputado Alberto Pinto Coelho, representando o Exmo. Sr. Governador do Estado de Minas, Aécio Neves; Sr. Superintendente Corporativo de Rádio e Televisão do Grupo Associado Minas, Getúlio Malafaia; Exmo. Sr. Ministro das Comunicações, Senador Hélio Costa; Exmo. Sr. ex-Senador Arlindo Porto, Exmo. Vereador Alberto Rodrigues, representando a Câmara Municipal de Belo Horizonte; Exmo. Sr. Vice-Presidente da Associação Comercial de Minas Gerais, Charles Lotfi, representando o Presidente Eduardo Bernis; Exmo. Sr. Deputado Ivair Nogueira, autor do requerimento que deu origem a esta solenidade.

Os 50 anos da televisão em Minas Gerais, comemorados nesta reunião, relembram, sobretudo, o pioneirismo da TV Itacolomi.

Com a primeira transmissão, ocorrida em 8/11/55, capitaneada pelo fundador dos Diários e Emissoras Associados, o inesquecível Assis Chateaubriand, na presença do Governador e Presidente eleito Juscelino Kubitschek, iniciava-se uma grande transformação nos hábitos da população de Minas Gerais.

Algumas das mais importantes páginas da história da televisão brasileira foram escritas pela TV Itacolomi, que já surgiu como a mais completa e bem equipada emissora da América do Sul.

Telejornalismo, programas de auditório, infantis e uma inesquecível dramaturgia fizeram história. O público mineiro pôde assistir a montagens memoráveis, como “Otelo”, de Shakespeare, protagonizado por Otávio Cardoso, Elvécio Guimarães e Wilma Henriques.

Líder de audiência enquanto esteve no ar, a Itacolomi prosseguiu até 1980, quando o Dentel cassou a concessão de seus transmissores, num triste momento para tantos de nós.

A TV Alterosa, já no ar àquela época, tornou-se sua herdeira, assumindo seu compromisso de prestação de serviços à comunidade.

Desde o início, a diretoria da Itacolomi soube perceber o impacto da televisão e das novas tecnologias sobre a vida contemporânea. Desenvolveu, ao lado de uma excelente qualidade técnica, uma programação ao mesmo tempo séria e de vanguarda, que alcançava o gosto popular. Criou-se, assim, um marco indiscutível da cultura mineira.

A TV Itacolomi contribuiu enormemente para o processo de democratização da informação e do entretenimento no País e no Estado, veiculando nossos mais diversos aspectos culturais. Foi sobretudo o grande laboratório que construiu carreiras técnicas e artísticas, ao mesmo tempo que impulsionou o mercado publicitário regional.

Renomados talentos forjados em seus estúdios alimentaram e continuam alimentando a cena intelectual do País. Em sua busca de integrar Minas ao mundo contemporâneo, a Itacolomi deixou para todos uma exemplar lição. Ao respeitar o espectador, o povo mineiro, colocou em destaque nossa identidade. É essa identidade que não devemos deixar morrer. O espírito mineiro, com seus anseios e vicissitudes, é nossa marca comum.

Todos sabem como a gente mineira faz bem feito, do artesanato à arte erudita, do esporte e da culinária à política, do jornalismo à literatura. O saudoso Canal 4 foi uma lição de fazer bem feito, uma lição do melhor espírito mineiro.

Saudamos, na conclusão desta homenagem, cada remanescente dessa era tão presente no imaginário de cada telespectador.

Antigos Diretores, funcionários, artistas e jornalistas: o tempo passou, mas nunca é tarde para agradecer a cada um de vocês a bela aventura e o inesquecível sonho compartilhados conosco.

Muito obrigado por terem feito existir a TV Itacolomi.