DEPUTADO WANDERLEY ÁVILA (PPS), Presidente "ad hoc".
Discurso
Legislatura 14ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 28/11/2002
Página 25, Coluna 4
Assunto CALENDÁRIO.
Proposições citadas RQS 1878 de 2002
216ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 14ª LEGISLATURA, EM 25/11/2002
Palavras do Deputado Wanderley Ávila
Exma. Sra. Maria José Vidigal, Sr. Adalberto Costa, Sr. José Flávio Gomes, Exmo. Deputado Alberto Pinto Coelho, senhores, senhoras, jovens, esta Presidência tem a satisfação de homenagear o Instituto Efigênia Vidigal, na comemoração de seus 25 anos, por iniciativa do Deputado Alberto Pinto Coelho e vários outros parlamentares.
A história desta instituição de ensino, embora breve, denota uma trajetória de competência, espírito de luta e dedicação ao trabalho.
Criada em 1977, no Bairro Santo Agostinho, a escola freqüentada por crianças de 2 a 6 anos homenageava a mestra Efigênia Elias Vidigal. Sobre a educadora pronunciou-se, quando de seu falecimento, o então Deputado Genésio Bernardino, que ressaltou sua sensibilidade humana aguda e o seu prestígio. Nas palavras do nobre político, a professora, preocupada com o bem e a verdade, esforçou-se pela realização de uma obra social de valor inestimável.
Assim, pautando-se pelo espírito de Efigênia Vidigal, desenvolveu-se uma instituição educacional ética, inovadora e reconhecida pelo seu compromisso com a formação integral do aluno.
A pequena escola do Santo Agostinho transferiu-se, em 1983, para a sede própria na Avenida Raja Gabaglia. Em 1997, nova unidade foi implantada no Buritis. O ensino médio foi iniciado no ano passado e, neste ano, foi construída a primeira etapa da unidade III.
Além de crescer fisicamente, o Instituto Efigênia Vidigal consolidou uma proposta de ensino arrojada, sintonizada com o seu tempo e o mercado de trabalho.
É louvável, em sua política de ensino e aprendizagem, a disseminação de valores como o respeito, a solidariedade e a valorização da auto-estima, ao lado do desenvolvimento intelectual.
Queiram, então, Diretores, professores, funcionários e alunos, receber os votos de congratulação desta Casa. É nosso desejo, em nome do povo mineiro, que o bom exemplo dessa comunidade educativa sirva de emulação, com sua séria proposta pedagógica, a todo o ambiente educacional de nosso Estado”. Muito obrigado!