Pronunciamentos

DEPUTADO WANDERLEY ÁVILA (PPS), Presidente "ad hoc".

Discurso

Transcurso do 25º aniversário de fundação do Instituto Efigênia Vidigal.
Reunião 216ª reunião ESPECIAL
Legislatura 14ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 28/11/2002
Página 25, Coluna 4
Assunto CALENDÁRIO.
Proposições citadas RQS 1878 de 2002

216ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 14ª LEGISLATURA, EM 25/11/2002

Palavras do Deputado Wanderley Ávila


Exma. Sra. Maria José Vidigal, Sr. Adalberto Costa, Sr. José Flávio Gomes, Exmo. Deputado Alberto Pinto Coelho, senhores, senhoras, jovens, esta Presidência tem a satisfação de homenagear o Instituto Efigênia Vidigal, na comemoração de seus 25 anos, por iniciativa do Deputado Alberto Pinto Coelho e vários outros parlamentares.

A história desta instituição de ensino, embora breve, denota uma trajetória de competência, espírito de luta e dedicação ao trabalho.

Criada em 1977, no Bairro Santo Agostinho, a escola freqüentada por crianças de 2 a 6 anos homenageava a mestra Efigênia Elias Vidigal. Sobre a educadora pronunciou-se, quando de seu falecimento, o então Deputado Genésio Bernardino, que ressaltou sua sensibilidade humana aguda e o seu prestígio. Nas palavras do nobre político, a professora, preocupada com o bem e a verdade, esforçou-se pela realização de uma obra social de valor inestimável.

Assim, pautando-se pelo espírito de Efigênia Vidigal, desenvolveu-se uma instituição educacional ética, inovadora e reconhecida pelo seu compromisso com a formação integral do aluno.

A pequena escola do Santo Agostinho transferiu-se, em 1983, para a sede própria na Avenida Raja Gabaglia. Em 1997, nova unidade foi implantada no Buritis. O ensino médio foi iniciado no ano passado e, neste ano, foi construída a primeira etapa da unidade III.


Além de crescer fisicamente, o Instituto Efigênia Vidigal consolidou uma proposta de ensino arrojada, sintonizada com o seu tempo e o mercado de trabalho.

É louvável, em sua política de ensino e aprendizagem, a disseminação de valores como o respeito, a solidariedade e a valorização da auto-estima, ao lado do desenvolvimento intelectual.

Queiram, então, Diretores, professores, funcionários e alunos, receber os votos de congratulação desta Casa. É nosso desejo, em nome do povo mineiro, que o bom exemplo dessa comunidade educativa sirva de emulação, com sua séria proposta pedagógica, a todo o ambiente educacional de nosso Estado”. Muito obrigado!