DEPUTADO LUIZ FERNANDO FARIA (PPB)
Discurso
Legislatura 14ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 17/05/2002
Página 20, Coluna 2
Assunto INDÚSTRIA. MEIO AMBIENTE.
353ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 14ª LEGISLATURA, EM 8/5/2002
Palavras do Deputado Luiz Fernando Faria
O Deputado Luiz Fernando Faria* - Sr. Presidente, Srs. Deputados, imprensa, para que a civilização se ponha sob o signo da justiça, a atividade econômica não pode ser um fim em si mesma. Deve colocar-se como um dos meios privilegiados para a realização, em grau máximo, dos valores fundamentais da vida e da pessoa humana. Por isso mesmo acreditamos que os caminhos da história apontam para um tempo em que, reconciliados o capital e o trabalho, reinará absoluta a solidariedade, e poderemos celebrar o estabelecimento de uma fraternidade autêntica e duradoura entre os homens. Esses ideais vão pouco a pouco se tornando concretos já no presente, graças à determinação e ao trabalho daqueles que, como profetas de uma nova civilização, colocam em prática uma filosofia empresarial comprometida com as necessidades e os interesses da sociedade.
A Belgo-Mineira de Juiz de Fora é das mais modernas indústrias do setor siderúrgico brasileiro. Dispõe de mão-de-obra altamente especializada e utiliza-se da tecnologia de ponta para obter padrões de qualidade e de competitividade que a colocam como uma das primeiras entre suas congêneres no mundo. Entretanto, o que mais chama a atenção na siderúrgica é que tem sabido, como poucas, conciliar eficiência e compromisso com a comunidade local. Esta última tem encontrado na empresa parceira privilegiada na busca do desenvolvimento econômico, social e humano.
A usina de Juiz de Fora é responsável por 1.309 empregos diretos, sem contar com a sua influência decisiva na economia regional da Zona da Mata.
A preocupação com o bem-estar das pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a companhia levou-a a ser certificada na norma inglesa BS 8.800, cujos exigentes critérios avaliam os padrões de saúde e segurança no trabalho conquistados por uma organização.
A Belgo-Mineira de Juiz de Fora foi a primeira siderúrgica de aços não planos certificada na Norma ISO 9.001 e em 1997 recebeu a certificação ISO 14.001, lançando as bases de nova postura ambiental no setor. O sistema de gestão ambiental, certificado pelo auditor de qualidade ABS-QE, é prova eloqüente da preocupação da empresa com o desenvolvimento sustentável. Seu processo de crescimento funda-se numa filosofia que inclui, entre seus pilares mestres, o respeito pela natureza e a busca incessante da harmonia entre a atividade industrial e o meio ambiente. Concretamente, esses princípios traduzem-se no desenvolvimento, na implantação de processos produtivos que minimizam o impacto sobre a natureza e no investimento em tecnologias limpas.
Pelo diálogo permanente com a comunidade, a Belgo desenvolve projeto consistente de educação ambiental que contribui para a formação da consciência ecológica dos cidadãos e incentiva iniciativas preservacionistas.
O reconhecimento público dos resultados benéficos dessa atuação contínua em prol da vida tem chegado sob a forma de prêmios e condecorações. Entre outras honrarias, a companhia recebeu, em 1998, o Prêmio Associação para o Meio Ambiente de Juiz de Fora, o título de Empresa Destaque Responsabilidade Social - Centro Industrial de Juiz de Fora e o Selo Verde da Associação pelo Meio Ambiente de Juiz de Fora. Em 1999, trouxe-lhe o Prêmio Nacional de Mérito Ecológico e Ambiental, o título de Empresa Cidadã, concedido pelo Clube de Engenharia de Juiz de Fora, e o título de Empresa Destaque Trabalho Comunitário, concedido pelo Centro Industrial de Juiz de Fora. Em 2000, a siderúrgica recebeu comenda da Associação para o Meio Ambiente de Juiz de Fora e o Prêmio Chico Mendes. No ano passado, foi novamente homenageada pelo Clube de Engenharia e pela Associação do Meio Ambiente de Juiz de Fora.
Recentemente, a companhia inaugurou a Casa da Natureza, um centro de educação ambiental da Belgo em Juiz de Fora. Nessa inauguração, tivemos a honra de participar. Tais centros, que já existem em outros estabelecimentos do grupo, têm como missão desenvolver a consciência ambiental, formando cidadãos comprometidos com a preservação dos recursos naturais do planeta.
A unidade recém-inaugurada receberá alunos das escolas públicas e particulares da região, bem como filhos dos empregados da empresa. O centro compõe-se de uma casa com 360m2 e do terreno onde se situa, com área de 320.000m2 de puro verde. Encontra-se equipado com moderno laboratório, abriga os mais modernos recursos didáticos e conta com completa estrutura de apoio funcional. Completam-no rica entomoteca, um horto medicinal, a unidade de reciclagem e compostagem de lixo e a casa do mel, com 38 colméias em plena produção. Em fase de conclusão, a trilha ecológica levará os visitantes a um passeio por bem-preservado trecho de mata Atlântica, onde poderão observar exemplares da flora e da fauna.
Assim como os outros centros da Belgo, o de Juiz de Fora pretende ser um pólo irradiador de consciência preservacionista, estimulando a mudança de comportamento e a tomada de atitudes na busca de soluções para os problemas ambientais em nosso Estado e no País. Pretende desenvolver um modelo de educação capaz de atingir tríplice objetivo: propiciar base de conhecimentos, despertar postura crítica e estimular seu público a agir buscando soluções para os
problemas que afetam o meio ambiente. Para tanto, estabeleceu parcerias com as Prefeituras Municipais de Juiz de Fora e Santos Dumont, com a Universidade Federal de Juiz de Fora, com a Superintendência Regional de Ensino e com as escolas que participarão, inicialmente, desse importante projeto.
Pretende-se desenvolver na Casa da Natureza quatro programas: o de educação ambiental, voltado para alunos da 6ª série do ensino fundamental; o de visitas à unidade; o de treinamento em educação ambiental, cujo público alvo é constituído pelos filhos dos empregados da siderúrgica; e o de treinamento e capacitação de professores.
O sucesso da Belgo Juiz de Fora como líder do setor siderúrgico e promotora do desenvolvimento econômico e humano da região deve-se, em primeiro lugar, à qualidade de sua equipe. À frente desse time de escol encontra-se, para nosso orgulho, um mineiro de Nova Era que, por um quarto de século, vem atuando nos setores de metalurgia, produção e vendas no Grupo Belgo-Mineira. Referimo-nos ao Engenheiro Cláudio Horta Mendes que se formou em 1975, em Engenharia Mecânica, pela Universidade Católica de Minas Gerais. Já nos bancos da escola, distinguia-se de seus colegas pela vocação humanística e pelo espírito pioneiro, que são a marca de sua personalidade. Pós-graduado em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral, fez ainda diversos cursos de especialização no País e no exterior.
No Grupo Belgo-Mineira, foi responsável pelas áreas de processos e metalurgia da Trefilaria de Contagem, foi Gerente de Vendas no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, Gerente da Unidade de Negócios de Produtos para a Construção Civil, Gerente de Vendas de Produtos Laminados e Diretor de Administração, Finanças e Vendas da fábrica de parafusos para a indústria automobilística.
A primorosa formação acadêmica e a vasta experiência acumulada em vários setores da companhia levaram-no à Diretoria-Geral da Belgo de Juiz de Fora em 1995, onde foi o principal responsável pelo processo de modernização que a levou às certificações ISO 14.001 e BS 8800.
Desde 1997, ocupa o cargo de Diretor-Presidente da empresa. Sua gestão proporcionou maior direcionamento e definição do mercado da siderúrgica e resultou em investimentos de peso, com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos, aumentar a produtividade e reduzir custos.
Administrador clarividente, adotou políticas voltadas para a proteção dos empregados, enfatizando a responsabilidade social da organização. Os resultados desse trabalho apareceram sob a forma de um relacionamento amistoso e de cooperação entre os trabalhadores e a companhia, com benefícios para todos, principalmente aqueles já acentuados, para a região da Zona da Mata. Graças a essa cultura de preocupação com o elemento humano, a Belgo Juiz de Fora tem sido agraciada sucessivas vezes pela Associação Brasileira para a Prevenção de Acidentes.
A orientação dada por Cláudio Horta Mendes à siderúrgica levou-a a intensificar a interação com a comunidade, buscando com ela o desenvolvimento integral da região da Zona da Mata.
Administrador competente e tarimbado, Cláudio Horta Mendes coloca seus talentos a serviço da coletividade, participando ativamente da busca de soluções para os problemas locais. Teve atuação destacada na elaboração do Plano Estratégico de Juiz de Fora, como coordenador de um grupo de análise e, posteriormente, como membro do Comitê Gestor.
Em 1996, o Clube de Engenharia de Juiz de Fora concedeu-lhe o título de Engenheiro do Ano. A Prefeitura da Manchester mineira o agraciou com a comenda Henrique Guilherme Fernando Halfeld, por ocasião das comemorações dos 148 anos de emancipação política do município, do qual é cidadão honorário por força de lei aprovada pela edilidade local no ano de 2000.
Nesse mesmo ano, Cláudio Horta Mendes foi homenageado pela Associação do Meio Ambiente por seu trabalho em prol da causa ecológica e, em junho de 2001, durante as comemorações dos 75 anos do Centro Industrial, foi agraciado com a Comenda do Mérito Industrial.
Pela participação da Belgo Mineira em Juiz de Fora, em programas de incentivo à amamentação, recebeu, em outubro de 2001, homenagem do Banco de Leite Humano do município. No mesmo mês, recebeu a Medalha Santos Dumont em reconhecimento pelos muitos benefícios prestados à população sandumonense.
Atualmente, o ilustre administrador mineiro ocupa a Presidência do Comitê Gestor do Projeto Juiz de Fora de Qualidade e Produtividade e a Vice-Presidência do Centro Industrial daquela cidade.
Por todos esses motivos queremos prestar à Belgo Mineira de Juiz de Fora e a Cláudio Horta Mendes, em nome da gente mineira, nossa homenagem, manifestando à empresa e a seu líder a gratidão de nosso povo pelos resultados positivos de uma gestão moderna, clarividente, atenta aos valores humanos e às demandas da comunidade.
Sr. Presidente, Srs. Deputados, fiz questão de fazer essa homenagem por tudo aquilo que já relatamos e trouxemos ao conhecimento dos Srs. Deputados. O Dr. Cláudio Horta, ao assumir a Siderúgica Belgo Mineira, em Juiz de Fora, num momento delicado - havia a possibilidade de fechamento daquela siderúrgica, importante para a Zona da Mata e Minas Gerais -, com muita dedicação recuperou aquela indústria. Ele tem tido, nessa parceria com a comunidade da Zona da Mata, uma atenção toda especial. Parabéns ao Dr. Cláudio. Muito obrigado.
*- Sem revisão de orador.