Espetáculo reverencia a cultura e as tradições do interior de Minas, especialmente do Vale do Jequitinhonha

Espetáculo “Homens do Sol” homenageia ofícios rurais

Apresentação do Zás, conduzida por Foka Senna e Nildon Senna, será nesta quinta-feira (29), às 19 horas, no Teatro.

22/09/2022 - 16:15

Os irmãos Foka Senna e Nildon Senna, ambos na voz e no violão, trazem o espetáculo “Homens do Sol” para o projeto Zás desta quinta-feira (29/9/22). A apresentação, que faz parte do programa Assembleia Cultural, está marcada para as 19 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Apresentado pela primeira vez em Almenara (Jequitinhonha/ Mucuri), o espetáculo reverencia a cultura e as tradições do interior. Os músicos homenageiam, em especial, os ofícios típicos da zona rural mineira, como lavradores, tropeiros, canoeiras, vaqueiros, trovadores, farinheiras e jangadeiros. São eles os “homens do sol”. 

Foka e Nildo se apresentarão acompanhados de Manjado (percussão), Diogo Senna (baixo) e Elton Brandi (flauta). O show terá ainda a participação de Ronize Barbosa, criadora do Grupo Pontapé, que é atriz, palhaça, cantora e produtora.  

Sobre os artistas

Foka Senna é um dos músicos mais conhecidos do Vale do Jequitinhonha. Autodidata, participou de festivais da canção e, em Belo Horizonte, já se apresentou nas principais casas de shows e também no Palácio das Artes, como músico de apoio do show Novas Onhas do Jequi, ao lado de Saulo Laranjeira, Gonzaga Medeiros e outros artistas da região.

Gravou em 2001 o álbum “Em cada canto...”, com participação de Saulo Laranjeira e Paulinho Pedra Azul. O artista está, atualmente, em fase final de produção do seu segundo álbum, Homens do Sol, em parceria com seu irmão Nildon Senna.

Nildon Senna graduou-se em Educação Musical Escolar pela Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg). Atualmente atua como professor de música. Respeitado compositor e produtor do Vale do Jequitinhonha, foi o principal idealizador e produtor do show original Homens do Sol, em 1978.

Em 1989, produziu o Festival da Canção de Brumadinho. Fez apresentações como intérprete nas principais casas de shows de Belo Horizonte e, como compositor, lançou o álbum Essência em 2004, com repertório totalmente autoral e com a participação do seu irmão, Foka Senna.