Delicadeza Cerceada aborda questões ligadas à identidade e à repressão
Viagem Pitoresca busca valorizar as memórias e as peculiaridades do Mercado de BH

Galeria recebe exposições de desenhos, pinturas e esculturas

Mostras de Jésus Guilherme e Rita de Souza estão abertas para visitação desta segunda (26) até 14 de outubro.

22/09/2022 - 15:03

A Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe duas mostras a partir desta segunda-feira (26/9/22) até o dia 14 de outubro. As exposições podem ser conferidas de segunda a sexta, das 8 às 18 horas, e compõem o programa Assembleia Cultural.

A primeira mostra, "Delicadeza Cerceada", de Jésus Guilherme, traz pinturas, desenhos e objetos escultóricos que abordam questões relacionadas à identidade e à repressão. O ponto de partida criativo é uma imagem comum nos centros urbanos: árvores que crescem cercadas por uma grade de proteção. 

Já a segunda mostra, "Viagem pitoresca pelo Mercado Central de Belo Horizonte", de Rita de Souza, reúne uma série de desenhos, em texturas e contrastes de luz e sombra, feitos em grafite sobre papel. Os trabalhos foram criados a partir de desenhos do francês Jean-Baptiste Debret, feitos de fotografias do Mercado Central, tiradas por ele mesmo entre 2015 e 2018.

Saiba mais sobre as obras e os artistas

Em “Delicadeza Cerceada”, Jésus Guilherme apresenta pinturas produzidas a partir da técnica de óleo sobre tela, em figuras estilizadas com ênfase no vestuário e nos ornamentos. Os desenhos são feitos com lápis de cor e canetas diversas sobre papel. Já nas esculturas, Jésus usa vários materiais, como bonecas Barbie, fragmentos de móveis de madeira e massa de modelagem, com acabamentos em tinta automotiva.

Jésus Guilherme é bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard (Uemg) e atualmente leciona Arte na Escola Estadual Barão de Macaúbas, em Belo Horizonte. Suas mais recentes exposições foram realizadas no Centro Cultural Casa de Candongas, em Belo Horizonte, e no coletivo Releituras, Incubadora de Artistas, em Atibaia (SP).

Em “Viagem pitoresca”, Rita de Souza busca valorizar a memória e as peculiaridades de um contexto, de uma época e de um lugar a partir da transformação, por meio da linguagem visual, de elementos simples do cotidiano. A ideia é direcionar o olhar para elementos ordinários do cotidiano. A escolha do Mercado Central de Belo Horizonte se deu pelo grande número de elementos culturais que o local agrega. 

Rita de Souza é bacharel e licenciada em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também é bacharel em História da Arte, pela Faculté des Arts et des Sciences da Université de Montréal, no Canadá. Já trabalhou como professora, ilustradora e designer gráfico.