As obras de Ana Bouissou retratam, de forma poética, nossa presença no mundo

Galeria traz exposições “Nós” e “Deslocamento”

Mostras dos artistas Ana Bouissou e Carlos Barroso estão abertas a visitação desta segunda (5) até 23 de setembro.

01/09/2022 - 16:25

A Galeria de Arte recebe duas mostras que vão desta segunda-feira (5/9/22) até o dia 23 de setembro. As exposições podem ser conferidas de segunda a sexta, das 8 às 18 horas, e compõem o programa Assembleia Cultural.

A primeira mostra, "Nós", de Ana Bouissou, traz fotografias impressas em tecido e telas com intervenções diversas como linhas bordadas, aplicações de sementes, folhas e cascas. 

Já a segunda, "Deslocamento", de Carlos Barroso, apresenta ao público o resumo de mais de 10 anos de trabalho do artista em arte e poesia, com propósito fincado na procura, no que se encontra e se perde no fazer artístico. 

Saiba mais sobre os artistas 

Na exposição "Nós", as obras retratam, de forma poética, nossa presença no mundo e a rica existência que vamos tecendo ao longo do tempo, construindo um paralelo entre as linhas e seus percursos com as diversas fases e movimentos da vida. 

As agulhas, presentes em todas as obras, deixam no tecido marcas e cicatrizes que são inerentes à experiência humana, ao mesmo tempo que o homem também deixa na natureza o reflexo de suas ações.

A artista Ana Bouissou concluiu o curso de Fotografia na Escola de Imagem, em 2018, e o curso de extensão em Fotografia Autoral na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2019. Ana também realizou diversos cursos no Cefart d Fundação Clóvis Salgado, como Filosofia e História da Arte, Fotografia e Artes Visuais e Aquarela.

A principal marca do trabalho da artista é o uso de diferentes técnicas e suportes na criação de suas obras.

Em "Deslocamento", são usadas instalações, ready-mades, objetos, quadros, vídeo-poemas, LED, backlight e poemas visuais, produzidos a partir de artefatos e ideias que buscam o inusitado e o curioso.

Carlos Barroso utiliza materiais do cotidiano como caixas, vidros, metais, placas, lata de lixo, molas, areia e peças de vestuário, buscando no dia a dia um potencial artístico, por meio do experimentalismo e da provocação, sempre com uma marcante interface como o fazer poético.

Carlos é artista, poeta e jornalista, com passagens por vários veículos de comunicação de Belo Horizonte. É um dos fundadores das revistas de poesia e artes CemFlores e AquiÓ.

O artista tem vários livros-objeto editados e já participou de diversas mostras de arte.