O papel do nutricionista para a promoção da saúde e da educação alimentar deve ser discutido - Arquivo ALMG

Comissão da Mulher celebra Dia do Nutricionista

Audiência debaterá papel do profissional na educação alimentar da população mineira.

26/08/2022 - 17:12

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) celebra na próxima segunda-feira (29/8/22), a partir das 8h30, o Dia do Nutricionista, com um debate sobre a valorização e a importância do papel desse profissional para a promoção da saúde e da educação alimentar e nutricional da população. 

O requerimento é da presidenta da comissão, deputada Ana Paula Siqueira (Rede). O Dia do Nutricionista é celebrado nacionalmente em 31 de agosto. Na reunião, também será debatido o combate à insegurança alimentar no Estado.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate.

O primeiro curso de Nutrição do Brasil foi criado em 1939, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com duração de um ano. Em 1966, o período para a conclusão passou para três anos. Em 1972, o Ministério da Educação estabeleceu que tais cursos teriam a duração de quatro anos, divididos em oito semestres.

A profissão foi regulamentada em 1967, a partir da Lei Federal 5.276. Em outubro de 1978, foi sancionada a Lei Federal 6.583, que criou os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas com a finalidade de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional. 

Expansão da profissão

A criação do primeiro Programa Nacional de Alimentação e Nutrição, em 1972, impulsionou a criação dos cursos de Nutrição e o mercado de trabalho para os nutricionistas. A profissão se expandiu dos hospitais e Serviços de Alimentação da Previdência Social (SAPS) para efetivamente assumir as escolas, os restaurantes de trabalhadores, a docência, indústria, marketing, nutrição em esportes, saúde suplementar e núcleos de assistência à saúde da família. 

Em Minas Gerais, o Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN-9) atua com poder delegado pela União para normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício e as atividades da profissão de Nutricionista e Técnico em Nutrição e Dietética no Estado. A autarquia sem fins lucrativos possui sua sede em Belo Horizonte e cinco delegacias, nas cidades de Juiz de Fora (Zona da Mata), Montes Claros (Norte), Pouso Alegre (Sul de Minas), Uberlândia (Triângulo Mineiro) e Ipatinga (Rio Doce). 

Convidados

Participam da reunião o Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Élido Bonomo; a presidenta do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região, Erika Simone Coelho Carvalho; a presidenta da Associação Mineira de Nutrição (Asmin), Maria Amelia de Almeida Macedo; dentre outros.