Estudantes durante a plenária regional do polo Médio Piracicaba
Tanto no polo Zona da Mata 1 como em outros, os estudantes pontuam que o PJ Minas os ajuda a se prepararem para os debates

Plenárias regionais encerram mais um ciclo do PJ Minas

Encontros nos 18 polos marcam retorno ao formato presencial e estimulam engajamento dos jovens nas discussões.

18/08/2022 - 11:30

As plenárias regionais do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) 2022 foram um sucesso: esse é o sentimento dos jovens e dos coordenadores do trabalho este ano. Realizados entre 9 de julho e 12 de agosto, os encontros marcaram a retomada do formato presencial depois de dois anos com restrições.

“O fundamento do programa é a interação e a construção coletiva, por isso o contato presencial é tão importante”, disse uma das coordenadoras do PJ Minas pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Veruska Gontijo.

Com a retomada, o PJ Minas voltou ainda mais forte. Como explicou Claudinei Lima, coordenador do polo Zona da Mata 1, o formato virtual dificultou a participação de muitos jovens, que tinham limitações de acesso à internet.

Outros, ainda, tiveram que buscar formas de geração de renda para ajudar as famílias diante de dificuldades financeiras que se impuseram na pandemia.

Assim, em 2020 o polo não conseguiu participar do programa e, em 2021, o retorno foi com baixa participação. Agora, os seis municípios que compõem o polo tiveram amplo envolvimento dos estudantes.

Modelo em rede

Programa de educação política e cidadã voltado para jovens do ensino médio, o PJ Minas é desenvolvido pela ALMG, por meio da Escola do Legislativo, desde 2004.

Com cada vez mais municípios participantes, desde 2014 foi fortalecido um modelo em rede a partir da formação de pólos regionais com plenárias intermediárias entre os encontros municipais e estaduais. É essa etapa que foi realizada nas últimas semanas. Em 2022, 130 cidades mineiras fizeram parte do projeto, 28 delas pela primeira vez, distribuídas em 18 polos.

Nas plenárias regionais, participantes representantes de todos os municípios vão para a sede do polo e debatem as propostas políticas para o tema do ano, priorizando as melhores, que serão levadas à plenária estadual.

Cada regional adota uma estratégia para organização dos eventos, a depender das características locais. No polo Sudoeste, por exemplo, foi adotada a estratégia de realizar plenárias microrregionais, como explicou sua coordenadora, Tais Ferreira. O polo é o maior do Estado e contempla 17 municípios.

Assim, representantes de cada município foram para uma entre as três plenárias microrregionais realizadas, onde foi promovida a primeira “peneira” das propostas. Nesse momento, também foram eleitos os representantes do grupo pra participarem da etapa regional, em Poços de Caldas.

“A Câmara de Poços de Caldas tem um espaço reduzido, que dificultaria a participação de muitos estudantes dos 17 municípios da regional. Além disso, o volume de propostas sem essa peneira inicial seria grande e tornaria a plenária estadual pouco produtiva”, disse a coordenadora explicando a estratégia. 

Jovens testam poder de argumentação nas etapas regionais

O tema de 2022 foi Saúde Mental dos Jovens e as discussões geraram diferentes tipos de propostas que serão debatidas na Plenária estadual.

O polo Sudoeste, por exemplo, deve defender a melhor divulgação do Centro de Valorização da Vida (CVV), serviço de prevenção ao suicídio que já existe e foi considerado pouco conhecido.

Uma das propostas que deve ser defendida pelos representantes do polo Zona da Mata 1, por sua vez, é o fortalecimento das equipes do Programa Saúde da Família com capacitações para a identificação de pessoas com transtornos ou sofrimentos mentais.

Também foram feitas propostas que tratam de políticas educacionais. Segundo o coordenador do polo Zona da Mata 1, Claudinei Lima, os jovens devem defender a criação de cursos profissionalizantes para jovens a partir de 14 anos, com a oferta de bolsas.

“Foi um ponto polêmico, com alguns dos participantes defendendo que a proposta não tinha relação com a saúde mental e outros defendendo que a geração de renda e a ansiedade para a entrada no mercado de trabalho afetam o equilíbrio mental dos jovens”, explicou.

"Argumentamos que as bolsas para os cursos vão possibilitar maior participação dos jovens, que não terão que escolher entre trabalhar e estudar", disse Jennyfer Souza, 17 anos, participante do projeto no polo Zona da Mata 1 pela segunda vez.

Engajamento em debates 

Para Jennyfer, um dos maiores aprendizados promovidos pelo PJ Minas é o de participar de debates políticos. "Muitas pessoas chegam com vergonha de apresentar a sua defesa, mas ao longo do PJ Minas vamos aprendendo como nos posicionar e como fazer isso sem gritar. Na plenária regional, fomos lá e defendemos nosso ponto em dois minutos", disse, com orgulho, a jovem.

O coordenador Claudinei Lima concorda e pontua que os argumentos utilizados em ambos os lados mostraram o quanto os participantes estavam preparados para a discussão.

Essa foi a mesma avaliação feita por Taís Ferreira, do polo Sudoeste. Uma das polêmicas nessa regional foi em relação à proposta de que parte da carga horária do ensino médio integral fosse cumprida em ambiente externo às salas de aula. Segundo Taís Ferreira, alguns estudantes apontaram que o mais comum é que o tempo seja mesmo fora da sala em função, especialmente, da falta de professores. 

Já a coordenadora do polo Médio Piracicaba, Juliana Moreira, indicou que alguns alunos estavam tímidos na plenária regional, mas que a atuação nos grupos de trabalho foi intensa. Assim, foram nesses espaços que eles fizeram os convencimentos em relação às propostas. A expectativa dela é de que a plenária estadual será mais uma oportunidade para os alunos se engajarem nos debates. 

Votação de tema para 2023 terá formato híbrido

A expectativa para a plenária estadual, que será realizada em Belo Horizonte no dia 23 de setembro, também já começou. A eleição dos representantes regionais é um dos pontos altos das plenárias regionais. Em 2022, o número de estudantes que virão à Capital defender as propostas das suas regiões foi ampliado de 120 pra 150 de forma a contemplar o aumento de municípios participantes.

Um dos eleitos, do polo Sudoeste, foi Geovane Oliveira, de 18 anos. "A expectaria está a mil, tenho certeza de que será um debate emocionante", disse. O estudante participa pelo segundo ano do projeto e, pela primeira vez, estará no encontro em Belo Horizonte. Ele se disse emocionado com a sua eleição, que representa a confiança dos conterrâneos nele. "De certa forma, é o resultado de um trabalho bem feito nas plenárias microrregional e regional, salientou.  

Em Belo Horizonte, além de votarem as propostas prioritárias, os participantes vão escolher o tema do PJ Minas para o próximo ano. Cada pólo votou suas propostas regionais, que foram enviadas à ALMG. A Consultoria da Casa vai escolher, entre essas, três propostas que serão votadas na plenária estadual.

Como explicou Veruska Gontijo, da Escola do Legislativo da ALMG, esse ano a novidade é que a votação do tema de 2023 será em formato híbrido, incorporando, então, um aprendizado adquirido a partir das restrições impostas pela pandemia. Assim, enquanto os representantes regionais estarão presencialmente na ALMG para votar, todos os participantes mineiros poderão também votar simultaneamente.