Prédios tradicionais da Capital mineira, como o do Uai na Praça Sete, já estiveram sob administração da família - Arquivo ALMG

Imobiliária Álvaro Maia pauta homenagem na Cultura

Comissão homenageará família pelo trabalho de conservação de prédios tradicionais em Belo Horizonte.

12/08/2022 - 15:15

Descendentes do criador da primeira imobiliária de Belo Horizonte serão homenageados pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na próxima terça-feira (16/8/22). A reunião será às 10 horas, no Auditório José Alencar. 

Acompanhe a reunião ao vivo.

Os engenheiros civis Maria Helena Maia Saliba Ribeiro; Aluísio de Aguiar Maia Saliba; e Mario de Aguiar Maia Saliba são netos do português Francisco Marques da Silva Maia, que, no começo do século XX, cuidava de imóveis de amigos na recém-inaugurada Capital do Estado.

Atendendo a requerimento do deputado Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), os três descendentes receberão votos de congratulações pela atuação da família na conservação de diversos edifícios da Capital. Dentre eles está o Edifício Aída Maia, construído no começo do século XX e tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal no ano de 2000. O prédio fica na Rua Tupinambás, 320, no Centro de Belo Horizonte. 

História

O advogado e economista Álvaro Maia, filho de Francisco Marques da Silva Maia, criou a Álvaro Maia Administradora de Imóveis, que chegou a gerenciar 5 mil imóveis em Belo Horizonte entre as décadas de 1930 e 1960. O advogado começou no ramo imobiliário seguindo os passos do pai, alugando e vendendo imóveis de amigos que iam para Portugal. A empresa atua em Belo Horizonte ainda nos dias de hoje.