As repercussões para os moradores de Teófilo Otoni da política habitacional com relação à extinta MinasCaixa preocupam os deputados - Arquivo ALMG

MinasCaixa é tema de audiência na Comissão das Privatizações

Debate na quinta (4) abordará problemas que ainda afligem moradores de Teófilo Otoni após décadas do fim da instituição.

04/08/2022 - 11:00

Debater a política de gestão habitacional da extinta Caixa Econômica do Estado de Minas Gerais (MinasCaixa) na região de Teófilo Otoni (Jequitinhonha/Mucuri) e suas repercussões e impactos para a comunidade local.

Esse é o objetivo da audiência pública que a Comissão Extraordinária das Privatizações da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta quinta-feira (4/8/22), a partir das 14 horas, no Plenarinho IV, atendendo a requerimento do seu presidente, deputado Coronel Sandro (PL).

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate.

"O intuito da audiência pública é debater, por exemplo, a ação de despejo de 25 famílias que adquiriram os imóveis antes do leilão do terreno, que pertencia à MinasCaixa, e que correm o risco de ficar sem suas moradias. O atual proprietário entrou com a ação para reintegração de posse, mas todas essas famílias já tinham posse dos imóveis antes do processo de leilão", explica Coronel Sandro.

A MinasCaixa, espécie de Caixa Econômica do Estado, foi liquidada em meio à onda de privatizações dos bancos estaduais ocorrida ao longo dos anos 1990.

Além do encerramento das atividades dessa instituição, cuja especialidade era intermediar financiamentos imobiliários, foram privatizados o Banco de Crédito Real de Minas Gerais (Credireal) e o Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge). E, ainda, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) foi transformado em uma instituição de fomento.

Convidados

Foram convidados para a audiência Alessandra Ribeiro Soffiett e Glecia dos Santos Schiffner, duas representantes da comunidade local, e ainda a consultora jurídica da temática da Regularização Fundiária da Fundação Israel Pinheiro, Luíza Cristina Milagres Pereira.

Também foram chamados representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Minas Gerais Participações S.A..