ALMG sedia seminário da Câmara Federal sobre idoso no campo
Presidente da Casa destacou satisfação em receber o evento no mês em que se debate a violência contra esse público.
28/06/2022 - 16:26O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PSD), participou da abertura do Seminário “Envelhecer no campo: perspectivas, obstáculos, condições e necessidades”, nesta terça-feira (28/6/22), no Teatro.
Realizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, o evento foi proposto pelo 1º-vice-presidente dessa comissão, deputado federal Vilson da Fetaemg (PSB-MG).
Junho Violeta
Agostinho Patrus manifestou a satisfação do Parlamento mineiro em receber o seminário, especialmente neste mês em que se celebra o Junho Violeta, destinado à reflexão e ao combate à violência contra idosos. Ele também elogiou Vilson da Fetaemg “pelo grande trabalho de cuidado com o homem do campo, que tem feito a diferença em Brasília”.
O presidente da Assembleia também fez referência ao artigo 230 da Constituição Federal, o qual prevê que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar os idosos, assegurando seu direito à vida e sua participação na comunidade, além de defender sua dignidade e bem-estar.
Nesse sentido, ele avaliou que é também responsabilidade da Assembleia debater esse tema com o recorte da vida no campo, de modo a subsidiar novas legislações e políticas públicas sobre a questão.
Idoso é uma biblioteca
Para finalizar, o presidente Agostinho Patrus citou provérbio indiano o qual afirma que quando morre um idoso perde-se uma biblioteca. “As pessoas idosas são depositárias do conhecimento, da experiência, que contribuem para o processo civilizatório desta nação”, concluiu.
O deputado federal Vilson da Fetaemg agradeceu à ALMG e ao presidente da Casa por terem acolhido o seminário. Acrescentou que o evento era uma oportunidade para que os presentes discutissem a criação e o fortalecimento de programas voltados para o idoso que vive na zona rural.
Dignidade para o campo
De acordo com a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara, o objetivo do seminário é discutir a temática de modo a garantir melhores condições de vida, saúde e bem-estar para a população idosa que vive no campo e dele retira seu sustento.
Ao longo da tarde desta terça-feira (28), acontecem várias palestras sobre temas de interesse do público idoso, com rodada de perguntas ao final das exposições.